O Banco Nacional Comum Curricular (BNCC) do MEC (Ministério de Educação e Cultura) estabelece qual a função do “raciocínio geográfico" e quais são os seus princípios.
“Para fazer a leitura do mundo em que vivemos, os alunos precisam ser estimulados a pensar espacialmente e desenvolver o raciocínio geográfico.
O raciocínio geográfico contribui para a solução de problemas não somente de Geografia, mas também de outras áreas (como Matemática, Ciência, Arte e Literatura), utilizando princípios do raciocínio geográfico: analogia, conexão, diferenciação, distribuição, extensão, localização e ordem".
A questão pede que seja destacada a alternativa que define o que é analogia, um dos princípios do raciocínio geográfico. É uma questão fundamental para professores de Geografia, a quem a prova é destinada.
A) INCORRETA- Para que se faça uma analogia não se isola dados ou fenômenos
B) CORRETA- Analogia pressupõe comparação entre dados e apresentação de semelhanças, explícitas ou ocultas. No caso, semelhança entre fenômenos geográficos.
C) INCORRETA- Tal variação pode fazer parte a analogia mas não é ela em si, já que analogia baseia-se em aproximação e comparação.
D) INCORRETA- “alcance da ocorrência" refere-se à extensão do fenômeno e seus possíveis efeitos. Pode ser feito através de uma analogia
E) INCORRETA- analogia não se refere à localização espacial dos fenômenos .
Gabarito do Professor: Letra B.