SóProvas


ID
3480106
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
Câmara de Garanhuns - PE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Evitando tragédias

Em muitos casos, as tragédias, embora aparentemente naturais, são consequências da ação humana. Jogar lixo em encostas, ruas e rios, construir às margens de rios e pés de morro sem o licenciamento ambiental e modificações inadequadas são ações que fatalmente concorrem para a ocorrência de catástrofes. A educação ambiental e o cuidado cotidiano com a nossa cidade, a nossa rua e a nossa moradia fazem parte de um exercício de cidadania que não depende de governo nem de governante. Quando ajudamos, fazendo a nossa parte, certamente minimizamos os impactos sobre a natureza e, consequentemente, sobre nós mesmos e todos os que nos cercam. O público não é responsabilidade do outro, é nossa. Zelemos por ele.

Disponível em: http://www.vernke.com.br/




Em: Você é responsável pelo que é público, os termos sublinhados complementam o significado do termo “responsável”, sendo um exemplo de regência nominal.

Em todas as alternativas a seguir, há exemplos de Regência Nominal, EXCETO em

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA D

     a) Você é capaz de acertar todas as questões desta prova → capaz de alguma coisa (adjetivo pedindo um complemento preposicionado, trata-se de um complemento nominal: de acertar todas as questões desta prova).
     b) Todos os candidatos estão aptos a exercer o cargo → aptos a alguma coisa (adjetivo pedindo um complemento preposicionado, trata-se de um complemento nominal: a exercer o cargo).
     c) Os peregrinos que vão ao Santuário têm grande devoção com a Mãe Rainha →  devoção a alguma coisa (substantivo pedindo um complemento preposicionado, trata-se de um complemento nominal: com a Mãe Rainha).
     d) Às 8h15, procedeu-se ao Concurso da Câmara Municipal de Garanhuns → aqui não temos complemento nominal, temos um objeto indireto e adjuntos adnominais.
     e) O clima da região de Garanhuns é favorável ao cultivo das flores → favorável a alguma coisa (adjetivo pedindo um complemento preposicionado, trata-se de um complemento nominal: ao cultivo das flores).

    ☛ FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • Visto se tratar de regência nominal, levam-se em conta adjetivos, advérbios e substantivos; entretanto, a questão solicita exceção, isto é, deve-se marcar a alternativa em que se consta presença de regência verbal.

    a) Você é capaz de acertar todas as questões desta prova.

    Correto. Há regência nominal. Nome "capaz" que rege preposição "de";

    b) Todos os candidatos estão aptos a exercer o cargo.

    Correto. Há regência nominal. Nome "apto" que rege preposição "a";

    c) Os peregrinos que vão ao Santuário têm grande devoção com a Mãe Rainha.

    Correto. Há regência nominal. Nome "devoção" que rege preposição "com", além de outras;

    d) Às 8h15, procedeu-se ao Concurso da Câmara Municipal de Garanhuns.

    Incorreto. Aqui há caso de regência verbal. Verbo "proceder" que rege preposição "a";

    e) O clima da região de Garanhuns é favorável ao cultivo das flores.

    Correto. Há regência nominal. Nome "favorável" que rege preposição "a".

    Letra B