SóProvas


ID
3481387
Banca
Quadrix
Órgão
Prefeitura de Canaã dos Carajás - PA
Ano
2020
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Em relação à liderança e à motivação, julgue o item.


No modelo de grade gerencial, o estilo 1.1 indica um líder negligente, que não se preocupa nem com a produção nem com as pessoas. Já o estilo 5.5 indica elevada preocupação com a produção e com as pessoas.

Alternativas
Comentários
  • No modelo de grade gerencial, o estilo 1.1 indica um líder negligente , que não se preocupa nem com a produção nem com as pessoas. (Até aqui tudo certo) Já o estilo 5.5 indica elevada preocupação com a produção e com as pessoas. (essa parte está mais relacionada com a 9.9 e não 5.5, na qual a preocupação com a produção e com as pessoas é equilibrada e não elevada.)

    Grade/Grid Gerencial:

    Grid 1.1 – Gerência Empobrecida: expressa uma situação na qual não existe preocupação do líder com os liderados e nem com as tarefas (a produção) a serem realizadas. O termo “gerência empobrecida” significa, na realidade, ausência de liderança no interior de uma empresa; 

    Grid 1.9 – Country-Club: expressa uma situação na qual o líder demonstra grande preocupação com as necessidades de seus subordinados e procura, de todos os modos, proporcionar um ambiente de trabalho agradável e não estressante, ou seja, um ambiente semelhante ao existente num clube. Embora exista elevada preocupação com os subordinados, há pouca preocupação com a realização das tarefas (produção) e nenhuma, ou muito pouca consideração com os subordinados. 

    Grid 5.5 – Meio Termo: ponto intermediário, no qual a preocupação do líder com os subordinados se equilibra com a preocupação com a realização da tarefas; 

    Grid 9.9 – Equipe: expressa a melhor situação possível. Trata-se de uma gerência de êxito, na qual as tarefas são cumpridas eficientemente, com dedicação e envolvimento dos subordinados, num ambiente de confiança e respeito.

    Fonte: https://www5.fgv.br/ctae/publicacoes/Ning/Publicacoes/00-Artigos/JogoDeEmpresas/Karoshi/glossario/GRID_GER.html

    Link de uma imagem do gráfico pra quem é mais visual como eu: https://pt.wikipedia.org/wiki/Grid_gerencial#/media/Ficheiro:Grid_Gerencial.jpg

  • 5.5 = Meio Termo: ponto intermediário, no qual a preocupação do líder com os subordinados se equilibra com a preocupação com a realização da tarefas; 

    Fonte: Rodrigo Rennó

    gab: errado

  • GAB.: ERRADO

    .

    Líder negligente ou liderança empobrecida (1.1): o líder se esforça minimamente para fazer o trabalho e justificar sua permanência na posição. O líder é basicamente ausente.

    Líder-tarefa (9.1): o líder se preocupa com a eflciência na produção, mas tem pouca preocupação com a motivação e o desenvolvimento dos funcionários. Todo o foco se concentra nos resultados. É a liderança na base do “chicote”!

    Líder-pessoa ou clube de campo (1.9): Toda a preocupação está focada nas necessidades dos funcionários e em proporcionar um ambiente agradável, sem preocupar-se muito com a eflciência e eficácia da produção. Nesse tipo de liderança, existe pouca pressão por resultado!

    Líder meio-termo (5.5): o líder mantém uma eflciência da produção razoável e um moral satisfatório.

    Líder-equipe (9.9): Segundo Blake e Mouton, esse é o estilo mais eficaz para uma organização. O líder se esforçaria tanto para obter eficiência na produção como em manter seus funcionários motivados e em constante desenvolvimento.

  • TEORIA DO GRID GERENCIAL - ROBERT BLAKE E JANE MOUTON

    O grid gerencial baseia-se nos estilos de preocupação com as pessoas e preocupação com a produção. O gráfico desenvolvido por Blake e Mouton possui dois eixos, um vertical e um horizontal, cada um tem nove pontos.

    ◼ Eixo horizontal: preocupação com a produção: o menor ponto (1) significa baixa preocupação, o maior ponto (9) alta preocupação com a produção.

    ◼ Eixo vertical: preocupação com as pessoas: o menor ponto (1) significa baixa preocupação, o maior ponto (9) alta preocupação com as pessoas.

    ESTILOS DE LIDERANÇA DO GRID GERENCIAL:

    ✔ Posição 1.1Empobrecida/ Laissez-faire: esforço mínimo para a execução do trabalho, bem como pouca preocupação com as pessoas;

    ✔ Posição 1.9 – Clube campestre/Clube recreativo: há concentração nas necessidades dos indivíduos, mas falta atenção do líder para a produção, mas falta atenção do líder para a produção;

    ✔ Posição 5.5 – Homem Organizacional/Gerência de meio caminho: o bom desempenho organizacional pode ser atingido mediante o equilíbrio entre o atendimento às necessidades humanas (das pessoas) e a necessidade de alcançar os resultados de trabalho.

    ✔ Posição 9.1 – Autocrático, gerenciamento de tarefas ou autoridade-obediência: a atenção é dada ao trabalho, não há, praticamente, nenhuma preocupação com as pessoas.

    ✔ Posição 9.9 – Equipe, democrático ou gerencial em equipe: os resultados de trabalho vem do empenho pessoal. Há um equilíbrio entre se preocupar com as pessoas e com a produção.

    GABARITO: ERRADO

  • 5.5 É moderada

  • A Grade Gerencial ou Managerial Grid é dividida em dois eixos:

    Horizontal: Com preocupação na produção e possui 9 pontos que vão de alta a baixa preocupação com produção.

    Vertical: Também com 9 pontos, representando a preocupação com as pessoas.

    Logo, o ponto 5:5 representa um equilíbrio.

  • No modelo de grade gerencial, o estilo 1.1 indica um líder negligente, que não se preocupa nem com a produção nem com as pessoas. Já o estilo 9,9 indica elevada preocupação com a produção e com as pessoas.

  • POSIÇÃO NOMENCLATURA DEFINIÇÃO

    1,1 Empobrecida ou burocrática/enfraquecida

    O emprego do esforço é o mínimo necessário para que o trabalho seja executado e é também o esforço suficiente para permanecer como membro da organização.

     

    1,9 Clube de campo ou Country club

    A atenção concentrada nas necessidades das pessoas leva a uma atmosfera agradável e a um confortável ritmo de trabalho.

     

    5,5 Homem organizacional ou gerência de meio termo

    Um adequado desempenho organizacional pode ser obtido por um equilíbrio entre o atendimento das necessidades das pessoas, a manutenção do moral satisfatório e a necessidade de obtenção de resultados.

     

    9,1 Autoridade, gerenciamento de “tarefas” ou autoridade obediência

    A eficiência dos liderados é decorrente da organização das condições de trabalho, de tal forma que o fator humano interfira em grau mínimo.

     

    9,9 Equipe ou gerência em equipe

    Os resultados do trabalho provêm do empenho pessoal. O comprometimento de todos leva à interdependência e à criação de um relacionamento confiante e respeitoso.

  • Dica linda:

    O primeiro número sempre se refere a "Tarefas" e o segundo a "Pessoas".

  • Errado. 5.5 indica mediana preocupação

  • GAB: ERRADO .

    Liderança de Equipes / Líder-Equipe (9.9): Segundo Blake e Mouton, este é o estilo ideal de liderança, isto é, o estilo mais eficaz para a organização. Aqui, existe o máximo de preocupação com as pessoas e também o máximo a preocupação com a produção. O líder busca atingir o máximo nível de produtividade, ao mesmo tempo em que mantém os liderados motivados e com a moral elevada. É baseado no comprometimento, na confiança e no respeito.

  • Gab: ERRADO

    Essa teoria, basicamente, diz que existem líderes focados nas pessoas e nos resultados. Assim...

    • Líder 1.1 - baixo - NÃO enfatiza NEM as pessoas NEM os resultados.

    • Líder 5.5 - mediano na enfatização das pessoas e dos resultados.

    • Líder 9.9 - elevada enfatização das pessoas e dos resultados.

    FONTE: Meu resumo de Gestão de Pessoas. Pág, 54. Baixe sua amostra: Linktr.ee/soresumo

  • Pegadinha recorrente, galera! 5.5 é aquele meio termo, o 9.9 que é considerado o "ápice" segundo a teoria