SóProvas


ID
3481450
Banca
Quadrix
Órgão
Prefeitura de Canaã dos Carajás - PA
Ano
2020
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

No que se refere ao clima e à cultura organizacional, julgue o item.


A vestimenta, os móveis, a linguagem e as crenças são exemplos de artefatos da cultura organizacional.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: ERRADO

    Schein (1992) propõe que a cultura organizacional seja analisada sob três camadas: artefatos; valores compartilhados e pressuposições básicas.

    • Artefatos

    • Valores compartilhados

    • Pressuposições básicas

    Nível dos artefatos observáveis ou artefatos visíveis:

    Os Artefatos constituem o primeiro nível da cultura, o mais superficial, visível e perceptível. É representado pelas atitudes visíveis das pessoas da organização. Fazendo uma ligação com a ideia dos três pilares (valores, padrões de comportamento e crenças), que compõem o núcleo organizacional, podemos dizer que se trata dos padrões de comportamento facilmente detectados no trabalho cotidiano das pessoas da organização. Artefatos são as coisas concretas que cada um vê, ouve e sente quando se depara com uma organização. Incluem os produtos, serviços, missão, slogans, as instalações da empresa, mobília, Cerimônias de entrega de prêmios e os padrões de comportamento dos membros de uma organização. Quando se percorre os escritórios de uma organização, pode-se notar como as pessoas se vestem, como elas falam, sobre o que conversam, como se comportam, o que são importantes e relevantes para elas. Os artefatos são todas ou eventos que podem nos indicar visual ou auditivamente como é a cultura da organização.

    Os símbolos, as histórias, os heróis, os lemas, as cerimônias anuais são exemplos de artefatos.

    Profº Petronio Castro - Loja do Concurseiro.

  • Creio que o erro está em dizer que as crenças fazem parte do nível artefato.Pelo que entendi elas fazem parte do nível da cultura chamado pressupostos básicos.

  • Artefatos= Nível mais superficial; Ex.: produtos, padrões comportamentais, espaço físico, símbolos...

    Na minha opinião, acredito que o erro está em dizer que crenças está no nível artefatos, logo, como é algo de ser difícil de ser mudado, provavelmente se encaixaria em pressupostos básicos!

    corrijam-me se eu estiver errado.

  • Edgar Schein infere que qualquer cultura tem um nível mais visível, bem como mais profundo. Ele descreve os seguintes, do mais visível ao mais profundo:

    1) ARTEFATOS: são os aspectos mais fáceis de identificar, representados por aquilo que se vê, ouve e sente.

    2) VALORES COMPARTILHADOS: são responsáveis pela definição do porquê as pessoas fazem o que fazem na organização, envolvem estratégias e objetivos.

    3) PRESSUPOSTOS BÁSICOS: Referem-se aos pensamentos, sentimentos e crenças dos indivíduos. são elementos subjetivos (mais difíceis de identificar) que motivam sua ação.

    GABARITO: ERRADO

  • GABARITO: ERRADO

    Níveis da Cultura:

    A cultura apresenta vários níveis. Nem todos seus aspectos são visíveis. Muitas vezes, temos dificuldade de identificar certos fatores e também de alterá-los. A classificação mais utilizada, em concursos, destes níveis da cultura organizacional é descrita por Schein. De acordo com ele, a cultura existe em três níveis:

    Artefatos – É o primeiro nível, o mais superficial. Basicamente é tudo o que percebemos assim que temos contato com uma organização. Dentro deste nível temos os produtos, padrões comportamentais, o vestuário, o espaço físico, os símbolos, os logotipos, a linguagem, etc.

    Valores – Relacionados com a crença no que é certo ou errado dentro da organização. Existe em um nível consciente e são utilizados para explicar e justificar o comportamento dos integrantes. Podem ser percebidos nas histórias, nas lendas, na linguagem e nos símbolos.

    Pressupostos Básicos – São as verdades inquestionáveis. Valores tão arraigados que nem mais são explicitados. São as fontes originais dos valores. É o nível mais profundo e difícil de ser mudado. Como os valores, podem ser percebidos nas histórias, nas lendas, na linguagem e nos símbolos.

    FONTE: QC

  • Artefatos

    Constituem o primeiro nível da cultura, o mais superficial, visível e perceptível. Artefatos são as coisas concretas que cada um vê, ouve e sente quando se depara com uma organização. Incluem os produtos, serviços, e os padrões, de comportamento dos membros de uma organização. Quando se percorre os escritórios de uma organização, pode-se notar como as pessoas se vestem, como elas falam, sobre o que conversam, como se comportam, o que são importantes e relevantes para elas. Os artefatos são todas ou eventos que podem nos indicar visual ou auditivamente como é a cultura da organização. Os símbolos, as histórias, os heróis, os lemas, as cerimônias anuais são exemplos de artefatos.

  • QUANDO VI A QUESTÃO , IGNOREI MAS DEPOIS PERCEBI O ERRO:

    POIS ELE PERGUNTA POR ARTEFATOS. E NÃO PODEMOS DIZER QUE

    LINGUAGEM E CRENÇAS SÃO ARTEFATOS.

  • Gabarito Errado.

     

    REDAÇÃO ORIGINAL.

     

    A vestimenta, os móveis, a linguagem e as crenças são exemplos de artefatos da cultura organizacional. ERRADA.

     

    -------------------------------------------------------------------------

     

    REDAÇÃO RETIFICADA.

    A vestimenta, os móveis, e a linguagem são exemplos de artefatos da cultura organizacional. CERTO.

     

    -------------------------------------------------------------------------

     

    De acordo com  Schein (1990), a cultura organizacional apresenta três níveis: os artefatos observáveis, os valores e os pressupostos básicos:

     

    1. Artefatos: São visíveis, superficiais e perceptíveis.

    Exemplo de artefatos: Símbolos, heróis, lemas, eventos da organização, tecnologia, prédios e instalações, produtos, serviços, disposição física, vestimentas, maneiras como as pessoas se tratam, marca etc.

    2. Valores compartilhados: Eles  são invisíveis, pois estão enraizados nas pessoas. Constituem o segundo nível da cultura organizacional e funcionam como justificativas para o seu comportamento.

    > Referem-se aos valores, normas, ideologias, filosofias adotadas e documentadas de uma cultura, etc.

    3. Pressuposições básicas: É o terceiro nível da cultura organizacional, sendo o mais intimo, profundo e oculto da cultura. É aqui que se encontram as crenças inconscientes, percepções, tabus, sentimentos, valores e pressuposições básicas que regem o pensamento das pessoas. Muitas vezes a maneira de se fazer as coisas na organização é regida pelas pressuposições básicas.

     

  • Segundo Schein, a cultura organizacional possui três níveis de apresentação: 1) Artefatos; 2) Valores compartilhados; 3) Pressuposições básicas.

    Artefatos: são os aspectos mais fáceis de identificar, representados por aquilo que se vê, ouve e sente.

    Valores compartilhados: são responsáveis pela definição do porquê as pessoas fazem o que fazem na organização, envolvem estratégias e objetivos.

    Pressupostos básicos: Referem-se aos pensamentos, sentimentos e crenças dos indivíduos. São elementos subjetivos (mais difíceis de identificar) que motivam sua ação.

    O enunciado erra ao descrever “crença” como pertencente ao nível artefato. Crença, na verdade, está no nível dos pressupostos básicos. Nesse nível, temos as crenças inconscientes, percepções, sentimentos e pressuposições dominantes e nas quais os membros da organização acreditam.

     

    Gabarito: ERRADO