SóProvas


ID
3481963
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Videira - SC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Analise as afirmativas abaixo sobre os princípios da administração pública:


1. Com base no princípio da autotutela, a administração pública dispõe de poder-dever para rever os seus próprios atos, quando acometidos de irregularidades.

2. Pelo princípio da indisponibilidade, os bens e interesses públicos não pertencem à administração e aos seus agentes, cabendo-lhes apenas geri-los, conservá-los e por eles velar em prol da coletividade.

3. Em decorrência do princípio da supremacia do interesse público, o interesse coletivo deverá sempre prevalecer sobre o particular, mesmo que implique violação aos direitos e garantias fundamentais.

4. De acordo com o postulado da continuidade dos serviços públicos, não poderão ocorrer descontinuidades ou paralisações nas atividades essenciais da administração pública, cabendo à lei, entretanto, regulamentar o direito de greve.


Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Alternativas
Comentários
  • Em caso de Pandemia, como o qual estamos atravessando em 2020. Os direitos coletivos não se sobrepuseram aos direitos individuais.

    EX: O lock down não violou o direito a liberdade individual em prol da coletividade ?

  • Fiquei com a mesma dúvida, João. Até mesmo a prisão é uma violação ao direito de liberdade, entretanto é admissível nos casos específicos na lei - em prol do interesse coletivo. Posso estar viajando, mas achei estranha.

  • João, acredito que o erro do item III é com relação a palavra "sempre", pois dependendo do caso poderá haver uma ponderação entre o P. da Supremacia para com os direitos do particular.

  • 1, 2 e 4

    Gab. B

  • Não existe um princípio que se sobreponha aos outros ou que seja absoluto.

    Utiliza-se o critério da ponderação dos interesses na situação concreta.

    A afirmação "sempre" deixa o item 3 errado.

  • Ano: 2016 Banca: CESPE Órgão: 

    Acerca do direito administrativo, julgue o item que se segue.

    A possibilidade de realização de obras para a passagem de cabos de energia elétrica sobre uma propriedade privada, a fim de beneficiar determinado bairro, expressa a concepção do regime jurídico-administrativo, o qual dá prerrogativas à administração para agir em prol da coletividade, ainda que contra os direitos individuais. Gabarito correto

  • Vejamos cada afirmativa:

    1- Certo:

    De fato, um dos aspectos da autotutela da Administração consiste na possibilidade de rever seus próprios atos, em ordem a anular aqueles que apresentem vícios de legalidade. Na linha do exposto, o teor do art. 53 da Lei 9.784/99:

    "Art. 53. A Administração deve anular seus próprios atos, quando eivados de vício de legalidade, e pode revogá-los por motivo de conveniência ou oportunidade, respeitados os direitos adquiridos.

    Neste mesmo sentido, ainda, as Súmulas 346 e 473 do STF, convém frisar.

    2- Certo:

    O conteúdo exposto na presente proposição se revela escorreito, sem qualquer imprecisão. Realmente, à luz do princípio da indisponibilidade do interesse público, pretende-se colocar em claro que os governantes não são os donos da coisa pública, mas sim, meros administradores transitórios. Só quem detém a propriedade legítima, ostenta a livre disposição sobre seus bens e direitos, o que não é o caso dos gestores, de modo que devem apenas bem curar os interesses públicos, com apoio nas leis e no Direito, sempre tendo em mira a finalidade coletiva.

    3- Errado:

    Princípios não são normas absolutas, o que vale perfeitamente para o princípio da supremacia do interesse público sobre o privado. De tal maneira, cuida-se de postulado que encontra limitações no ordenamento jurídico, mais precisamente na necessidade de respeitar os direitos e garantias fundamentais dos cidadãos.

    4- Certo:

    De fato, o princípio da continuidade dos serviços públicos é aquele em vista do qual deseja-se que não haja interrupções neste tipo de atividade administrativa, dada a sua relevância, justamente para que os usuários dos serviços não sejam prejudicados, ressalvadas algumas exceções legais (Lei 8.987/95, art. 6º, §3º).

    Neste contexto, o direito de greve é assegurado aos servidores públicos, porém, considerando que precisa ser compatibilizado com a continuidade mínimo da prestação dos serviços, a Constituição demandou que sua regulamentação se operasse por meio de lei específica, como se vê do art. 37, VII, da CRFB.

    "Art. 37 (...)
    VII - o direito de greve será exercido nos termos e nos limites definidos em lei específica;"

    Assim sendo, correta esta última proposição.

    Do exposto, estão corretas as assertivas 1, 2 e 4.


    Gabarito do professor: B