SóProvas


ID
348220
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IPAJM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

A contabilidade pública é o ramo da contabilidade que coleta, registra e controla os atos e fatos da administração pública, com enfoque para o patrimônio e suas variações, além de acompanhar e demonstrar a execução do orçamento. Assinale a opção correta acerca da classificação das despesas orçamentárias.

Alternativas
Comentários
  • C) É CONSIDERADA DESPESA CORRENTE,OU SEJA DESPESA DE CUSTEIO,TAMBÉM CHAMADAS DE EFETIVAS,OU DESPESAS PROPRIAMENTES DITAS,CORRESPONDEM A FATOS MODIFICATIVOS(DIMINUTIVOS)NA CONATBILIDADEN EMPRESARIAL,COM DIMINIIÇÃO DE ATIVO SEM CONCOMINANTE DIMINUIÇÃO DE PASSIVO OU AUMENTO DE ATIVO,OU AUMENTO DE PASSIVO SEM CONCOMINANTE  AUMENTO  DE ATIVO OU DIMINUIÇÃO DE PASSIVO.
  • Como regra geral, os livros e demais materiais bibliográficos apresentam características de material permanente. Porém, o art. 18 da Lei 10.753/03 considera os livros adquiridos para bibliotecas públicas como material de consumo.
  • Os livros e demais materiais bibliográficos apresentam características de material permanente (durabilidade superior a dois anos, não é quebradiço, não é perecível, não é incorporável a outro bem, não se destina a transformação). Porém, o art. 18 da Lei nº 10.753/2003, considera os livros adquiridos para bibliotecas públicas como material de consumo. “Art. 18. Com a finalidade de controlar os bens patrimoniais das bibliotecas públicas, o livro não é considerado material permanente.”


    As demais bibliotecas devem classificar a despesa com aquisição de material bibliográfico como material permanente. (...)


    Assim, as bibliotecas públicas devem efetuar o controle patrimonial dos seus livros, adquiridos como material de consumo, de modo simplificado via relação do material (relação-carga) e/ou verificação periódica da quantidade de itens requisitados, não sendo necessária a identificação do número do registro patrimonial.


    Ctrl+C, Ctrl+V do trecho do MCASP 5ª Edição, Parte I, Página nº 107 e 108.