Crossmedia
É o processo que distribui a mesma narrativa entre diferentes canais, adaptando-se às características e particularidades que cada um tem. É, em poucas palavras, o mesmo conteúdo em diferentes linguagens.
Por exemplo, uma empresa pode exibir uma propaganda do seu produto na televisão e colocar a mesma propaganda no YouTube. Ou fazer o mesmo post no Instagram e no Facebook. Isso é crossmedia, ou, em uma tradução livre, mídia cruzada.
Nessa estratégia, o objetivo é distribuir para conquistar. Os meios de comunicação, juntos, buscam alcançar o maior número de pessoas com o mesmo conteúdo. Uma das maiores vantagens do crossmedia é que, por meio dele, o cliente tem a liberdade de escolher por onde quer consumir o conteúdo e fazer isso da forma que mais lhe agrada.
Transmídia
A arte de contar uma história ao consumidor por diferentes canais, geralmente com foco em públicos diferentes. Retomando o exemplo citado acima, é como se, agora, a empresa está veiculando a propaganda na televisão, enquanto posta vídeos dos bastidores e depoimentos dos atores presentes no seu canal do YouTube.
Por meio da transmedia, se o consumidor acessar apenas um meio, terá acesso parcial às informações. Seu principal objetivo é que os meios se fortaleçam uns aos outros e complementem suas mensagens.
A transmedia atende uma das principais características do consumidor atual: a busca por um relacionamento com a marca, por meio do storytelling. A estratégia permite que o usuário navegue entre diferentes canais de comunicação da empresa, aumentando a relevância desta.