SóProvas


ID
3483256
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
ITEP - RN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Analisando um esqueleto humano no laboratório de antropologia forense verificaram-se diversas lesões no esqueleto, com várias características: 1- “asa de borboleta”, 2- orifício de entrada de projétil de arma de fogo e 3- bordas esbranquiçadas (diferentes da cor do restante do osso). Tais lesões são provenientes de traumas, respectivamente:

Alternativas
Comentários
  • 1- “asa de borboleta” > contundente

    2- orifício de entrada de projétil de arma de fogo > perfurocontundente

    3- bordas esbranquiçadas (diferentes da cor do restante do osso) > postmortem.

  • A questão avalia os conhecimentos do candidato em traumatologia médico-legal.

    A) ERRADO. Projétil de arma de fogo é um instrumento perfurocontundente e não cortante. As bordas esbranquiçadas indicam lesão post mortem, nada se pode dizer a respeito da natureza do instrumento.

    B) ERRADO. As bordas esbranquiçadas indicam lesão post mortem, e não antemortem.

    C) ERRADO. Instrumentos perfurocortantes não causam fraturas em 'asa de borboleta'. Projétil de arma de fogo é um instrumento perfurocontundente e não contundente. As bordas esbranquiçadas indicam lesão post mortem, nada se pode dizer a respeito da natureza do instrumento.

    D) ERRADO. Instrumentos cortantes não causam fraturas em 'asa de borboleta'. Projétil de arma de fogo é um instrumento perfurocontundente e não perfurante. As bordas esbranquiçadas indicam lesão post mortem, nada se pode dizer a respeito da natureza do instrumento.

    E) CERTO.
    Asa de borboleta: trata-se de uma fratura cominutiva com dois fragmentos de cada lado de um fragmento principal separado em forma de cunha. Fraturas são causadas por instrumentos de ação contundente.

    Orifício de entrada de projétil de arma de fogo: trata-se de um instrumento de ação perfurocontundente pois penetram perfurando com a ponta e cortam com a borda afiada os planos superficiais e profundos do corpo da vítima.

    Bordas esbranquiçadas indicam que a lesão foi feita post mortem. Não apresentam reações vitais, como infiltração hemorrágica, coagulação do sangue, retratibilidade dos tecidos e presença e tonalidade das equimoses. 

    Gabarito do professor: alternativa E.

  • Gaba: E

    Fratura em Borboleta: uma fratura cominutiva em dois fragmentos de cada lado de um fragmento principal separado em forma de cunha; possui alguma semelhança com as asas de uma borboleta.

    (fonte: www.passeidireto.com/arquivo/37143673/tipos-de-fraturas .//. https://blogfisioterapia.com.br/tudo-sobre-fraturas-osseas/)

    Bons estudos!!

  • Asa de borboleta é quando o osso quebra e os pedacinhos lembram p formato da asa de uma butterfly. :) (é isso mesmo, joguei no Google e o formato do osso que se quebra lembra uma asinha de borboleta). O que poderia causar essa fratura seria um instrumento contundente.

  • PROVA PARA MÉDICO

  • Bordas esbranquiçadas -> Lesões sem coagulação.

    --> Logo, fazem parte do conceito de lesão postmortem.

  • Borda esbranquiçada EM UM ESQUELETO? A borda esbranquiçada é uma característica presente na pele e não no esqueleto.