SóProvas


ID
34837
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-GO
Ano
2009
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

A respeito da aposentadoria do servidor público, julgue os itens subsequentes.

I A aposentadoria compulsória ocorre aos setenta anos de idade, com proventos proporcionais ao tempo de contribuição, somente dando direito a proventos integrais se o servidor já tiver completado o tempo de contribuição exigido para a aposentadoria voluntária.
II Na aposentadoria por invalidez permanente, o servidor aposentado receberá proventos proporcionais ao tempo de serviço, salvo se a invalidez resultar de acidente em serviço, moléstia profissional ou doença grave, contagiosa ou incurável, na forma da lei, casos em que os proventos serão integrais.
III A aposentadoria voluntária, para o servidor que ingressar no serviço público a partir da entrada em vigor da Emenda Constitucional n.o 41/2003, decorre de pedido do servidor público, independentemente de preencher os requisitos mínimos de tempo de contribuição e de idade.
IV O servidor ocupante exclusivamente de cargo em comissão e os que ocupam cargos efetivos da União, dos estados, do Distrito Federal ou dos municípios, bem como de suas autarquias e fundações, submetem-se ao regime previdenciário próprio do servidor público.

Estão certos apenas os itens

Alternativas
Comentários


  • POR FORÇA DA LEI 8112/90 ART.186 INC. III a) A APOSENTADORIA INTEGRAL É DEVIDA AO SERVIDOR QUE COMPLETAR 35 ANOS DE CONTRIBUIÇÃO SE HOMEM E 30 ANOS SE MULHER.


  • ART. 186. O SERVIDOR SERÁ APOSENTADO: (VIDE ART. 40 DA CONSTITUIÇÃO)

    I - POR INVALIDEZ PERMANENTE, SENDO OS PROVENTOS INTEGRAIS QUANDO DECORRENTE DE ACIDENTE EM SERVIÇO, MOLÉSTIA PROFISSIONAL OU DOENÇA GRAVE, CONTAGIOSA OU INCURÁVEL, ESPECIFICADA EM LEI, E PROPORCIONAIS NOS DEMAIS CASOS;

    II - COMPULSORIAMENTE, AOS SETENTA ANOS DE IDADE, COM PROVENTOS PROPORCIONAIS AO TEMPO DE SERVIÇO;

    III - VOLUNTARIAMENTE:

    A) AOS 35 (TRINTA E CINCO) ANOS DE SERVIÇO, SE HOMEM, E AOS 30 (TRINTA) SE MULHER, COM PROVENTOS INTEGRAIS;

    B) AOS 30 (TRINTA) ANOS DE EFETIVO EXERCÍCIO EM FUNÇÕES DE MAGISTÉRIO SE PROFESSOR, E 25 (VINTE E CINCO) SE PROFESSORA, COM PROVENTOS INTEGRAIS;

    C) AOS 30 (TRINTA) ANOS DE SERVIÇO, SE HOMEM, E AOS 25 (VINTE E CINCO) SE MULHER, COM PROVENTOS PROPORCIONAIS A ESSE TEMPO;

    D) AOS 65 (SESSENTA E CINCO) ANOS DE IDADE, SE HOMEM, E AOS 60 (SESSENTA) SE MULHER, COM PROVENTOS PROPORCIONAIS AO TEMPO DE SERVIÇO.
  • Para mim essa questão deveria ter sido anulada, pois não menciona a Lei 8112 no enunciado. Portanto, a redação das alternativas deveria obedecer a CF e no item II deveria constar "tempo de contribuição" e não "tempo de serviço"
  • A questão foi anulada pela banca. Justificativa:

    QUESTÃO 68 – anulada. O uso da expressão “tempo de serviço”, em vez de “tempo de
    contribuição”, conforme dispõe o art. 40, § 1º, I, da Constituição Federal, prejudicou o julgamento da
    questão.
  • Aposentadoria compulsória - Aos setenta anos de idade com proventos proporcionais ao tempo de contribuição.
    No comentario da colega, ela colocou tempo de serviço.
  • • QUESTÃO 68 – anulada. O erro de digitação no item I poderia impossibilitar o seu julgamento 

    objetivo. Dessa forma, trocar o gabarito poderia causar prejuízos aos candidatos quanto a esse fato.