SóProvas


ID
3484018
Banca
VUNESP
Órgão
Câmara de São Joaquim da Barra - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o texto, para responder à questão.


Dar à luz


        Todos sabem que a luz é um dos componentes indispensáveis para que haja vida. Além de ser um fenômeno físico, a luz e sua importância são elementos simbólicos utilizados, há séculos, por religiões, por estudiosos e pela cultura popular, como forma de ilustrar momentos de transição importantes vivenciados pela humanidade. 

      Culturalmente, a luz assume uma representação tão marcante quanto para a ciência e a tecnologia. Isso porque, em muitas nações, ela simboliza a própria vida. Não é por acaso que a expressão “dar à luz” representa um momento de celebração, de extrema felicidade, traduzindo o momento em que é dada ao homem a oportunidade de deixar o escuro do útero e passar a experimentar a luz do mundo, a luz que passará a ser a chama de sua própria existência.

     “Trazer à luz” ou “lançar luz” acerca de um determinado assunto são expressões há muito utilizadas por estudiosos. Essas expressões significam a possibilidade de, por meio do conhecimento, da razão, compreender melhor e encontrar respostas para questões que, até então, o homem sem conhecimento não conseguiria enxergar, uma vez que estaria mergulhado nas trevas da ignorância. Por volta do ano 400 a.C., Platão relacionaria a luz ao conhecimento. Para o filósofo, a percepção do mundo exterior, à luz do sol, correspondia ao conhecimento produzido pelo intelecto, à luz da razão.

    Por outro lado, é comum encontrar textos que se referem a parte da Idade Média como a idade das trevas, um período em que se utilizava da fé como mecanismo de controle, de imposição. E, ao fazer isso, os homens, não Deus, impediam o desenvolvimento cultural e a liberdade intelectual. Desde a Idade Média, governantes utilizam-se da conhecida estratégia de mergulhar a sociedade na ignorância para poder doutriná-la mais facilmente.

      O acesso à liberdade intelectual passaria a ser conquistado graças a um movimento filosófico que surgiu na Europa, no século XVIII, movimento esse que ficou conhecido como Iluminismo. Novamente, o homem escolheria a luz para representar a única forma de trazer novas alternativas para que a humanidade pudesse sair das trevas.

    Infelizmente, nem o Iluminismo nem qualquer outra tentativa de conter os períodos de obscuridade impediram que esta continuasse, de forma voraz e persistente, a assombrar os homens. As trevas ressurgem a cada dia nas guerras, na fome, na intolerância, no ódio, no preconceito, na corrupção e em outras formas que, talvez, a humanidade ainda desconheça.               

    Portanto, para os que não desejam viver na escuridão, a única opção é manter a chama do conhecimento acesa.

(Ademar Pereira dos Reis Filho. Diário da Região, 22.04.2018. Adaptado)




Assinale a alternativa em que as expressões – haja vida e há séculos – destacadas no primeiro parágrafo estão substituídas, de acordo com a norma-padrão de concordância, ainda que ocorra alteração de sentido.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

     a) hajam chances de vida – fazem séculos → incorreto. O verbo "haver" com sentido de "existir" é impessoal e não deve ser flexionado. O verbo "fazer" indicando tempo decorrido também é impessoal e não deve ser flexionado (faz séculos).
     b) exista chances de vida – faz séculos → incorreto. O verbo "existir" é pessoal e concorda com o sujeito posposto "chances de vida" (=plural: existam).
     c) existam chances de vida – faz séculos → correto, vide letra "a" e "b".
     d) possa haver chances de vida – já devem fazer séculos → incorreto. O verbo "fazer" indicando tempo decorrido também é impessoal e não deve ser flexionado, essa impessoalidade é transferida ao verbo que o acompanha (=deve fazer).
     e) possa existir chances de vida – já devem fazer → incorreto. O verbo "existir" é pessoal e concorda com o sujeito posposto, o verbo auxiliar deve ser flexionado (=possam existir).

    ☛ FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • Assertiva C

    existam chances de vida – faz séculos

  • Zero trauma..

    Aqui duas informações são suficiente para chegar ao gabarito:

    1º O verbo haver no sentido de existir , acontecer, tempo decorrido = Impessoal. O auxiliar de verbos impessoais ficam impessoais por tabela.

    2º O verbo fazer no sentido de tempo decorrido = Impessoal = da mesma forma os auxiliares são impessoais por tabela, leia-se não podem flexionar-se.

    Vamos aos itens...

    A)❌ hajam chances de vida

    Haver no sentido de existir = Haja chances de vida.

    ❌ fazem séculos- Fazer no sentido de tempo decorrido = Impessoal

    Faz séculos.

    B) exista chances de vida

    ❌ O verbo existir não é impessoal - Seu sujeito, na maioria dos casos, está posposto.

    Existam chances.

    D)❌  – já devem fazer séculos

    Lembra-se do que eu disse? Fazer está indicando tempo decorrido... O auxiliar é impessoal por tabela.

    E) ❌  possa existir chances de vida / Possam existir

    ❌ devem fazer / Já deve fazer

    Bons estudos!

  • Verbo HAVER no sentido de EXISTIR é invariável e seus auxiliares também ficam.

    Verbo FAZER que demonstrar tempo decorrido é impessoal e seus auxiliares também.

    É preciso ter disciplina pois haverá dias que não estaremos mais motivados.