SóProvas


ID
3484180
Banca
VUNESP
Órgão
Câmara de São Joaquim da Barra - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Assinale a alternativa cujo texto segue as orientações do Manual de Redação da Presidência da República quanto à redação oficial.

Alternativas
Comentários
  • Está desatualizada, não?

  • Não se usa mais EXCELENTÍSSIMO, QC precisa atualizar.

  • Qual seria a resposta correta ??? já que não usa excelentíssimo.

  • Esta é uma questão que exige do candidato conhecimento referente aos atributos da redação oficial. O Manual da Presidência da República determina as sete características que um texto oficial deve ter. São elas: 
    1. clareza e precisão; 
    2. objetividade; 
    3. concisão; 
    4. coesão e coerência; 
    5. impessoalidade; 
    6. formalidade e padronização; e 
    7. uso da norma culta padrão da língua portuguesa.

    Tendo em mente todas as características, vamos à análise!

    a) Este texto está em desacordo com os atributos da concisão no trecho "Tem este Aviso a finalidade de convidar todos vocês" e também com o uso da norma culta padrão da língua portuguesa em "seção", pois o correto é sessão. Ainda, há erro na padronização devido a uso do vocativo "senhores vereadores", que deve estar antes do texto, não no meio dele. Sendo assim, verificamos que o texto não segue as orientações do Manual de Redação da Presidência da República.
    b) O texto apresentado atende a todos os atributos da redação oficial. Além disso, o uso dos pronomes "Excelentíssimo" e "Sua Excelência" também foram empregados corretamente. No caso do último, quem escreve está fazendo referência ao prefeito, não falando diretamente com ele. Desse modo, verificamos que esta alternativa está correta.
    c) O texto apresentado está em desacordo com os atributos da clareza e da concisão devido o uso do adjetivo "preclaro". Ainda, o texto também infringe o atributo da formalidade, uma vez que o regimento é da casa legislativa, não dos vereadores, conforme informa o texto (De acordo com nosso regimento). Portanto, verificamos que ele não segue as orientações do Manual de Redação da Presidência da República.
    d) Este texto infringe o atributo da norma culta padrão da língua portuguesa, pois apresenta  falhas, tais como: do pronome "dessa", pois deve ser usado 'desta'; e do vocábulo "comprimento", que deve ser usado no sentido de extensão, tamanho, dimensão, então, o correto é 'cumprimento', que é o vocábulo com sentido de cumprimentar. Por fim, há erro também na padronização devido ao uso do fecho "atenciosamente" no corpo do texto. Dessa forma, verificamos que as orientações do Manual de Redação da Presidência da República não foram seguidas no texto.
    e) Este texto como um todo infringe o atributo da formalidade e padronização, característica imprescindível nas comunicações oficiais. Sendo assim, constatamos que o texto não segue as orientações do Manual de Redação da Presidência da República.

    Gabarito: Letra B

    OBS.:
    Referente à letra B, é importante esclarecer que o Decreto de maio de 2019 dispõe sobre a forma de tratamento e de endereçamento nas comunicações com agentes públicos federais, não municipais e estaduais, como é o caso dessa alternativa. Então, é importante esclarecer que, mesmo sendo uma questão aplicada anterior ao decreto, ela continua atualizada.

  • P/ mim a B fere a impessoalidade quando diz q a homenagem é "justa"
  • Para os que estão marcando a Letra B como correta , saibam que está ERRADA , pois " EXCELENTÍSSIMO" Somente é usado no tratamento dos PRESIDENTES da REPÚBLICA , SENADO , CÂMARA E STF !

  • Excelentíssimo ainda consta no Manual.

    Este vocativo, na lista exemplificativa trazida pelo Manual, é restrito aos Presidentes dos 3 poderes.

    Questão aparentemente sem gabarito. O Manual não especificou o vocativo do Prefeito, por lógica seria também Excelentíssimo. Observado que ele é chefe do executivo municipal.

  • Corrijam-me se eu estiver errada, por favor...

    a)      ERRADA: Sessão, e não seção

    b)     ERRADA: Senhor prefeito, e não excelentíssimo (mas na época da aplicação da prova estava correta)

    c)      ERRRADA: Uso incorreto do “cujo”

    d)     ERRADA: Cumprimento, e não comprimento

    e)     ERRADA: à sua casa, com crase

    QUESTÃO REPORTADA AO QC COMO DESATUALIZADA

  • Pessoal usa ou nÃo excelentíssimo ?

  • O comentário do Igor está correto. O Prefeito é o Chefe do Poder Executivo Municipal. Por ser Chefe de Poder, de acordo com o Manual de Redação, ele faz jus ao pronome de tratamento "Excelentíssimo"

    Por fim, cabe lembrar que o Decreto nº 9.758 se refere apenas à Administração Pública FEDERAL.

  • Ao contrário do que disse a colega Camila Gouvêia, não é obrigatório o uso da crase antes de pronome possessivo. "à sua casa" ou "a sua casa" estão corretos. É facultativo. A justificativa é que o texto não segue os padrões de impessoalidade e formalidade.
  • Em comunicações dirigidas aos Chefes de Poder, utiliza-se a expressão Excelentíssimo Senhor ou Excelentíssima Senhora e o cargo respectivo, seguidos de vírgula.

    Fonte: Manual De Redação Oficial 2018