SóProvas


ID
3484666
Banca
Quadrix
Órgão
CRESS-PR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Julgue o item seguinte acerca do conceito de Administração Pública e de seus órgãos.


A dimensão subjetiva do conceito de Administração Pública confunde‐se com a própria estrutura do Poder Executivo, que a exerce como função típica.

Alternativas
Comentários
  • Subjetiva, orgânica e formal - Sujeitos

  • Gabarito: Errado

    CRITÉRIO FORMAL/ORGÂNICO/SUBJETIVO: Conjunto de órgãos, pessoas e bens responsáveis pela função administrativa do Estado (há autores que entendem como sinônimo do próprio Estado)

    Lembrar: Máquina administrativa

    CRITÉRIO OBJETIVO/MATERIAL: Conjunto de atividades desempenhadas pelo Estado, sob os termos e condições da lei, visando o atendimento das necessidades coletivas 

    Lembrar: Atividade administrativa

  • GAB. ERRADO

    SENTIDO OBJETIVO = OBJETO, O QUE FAZ.

    SENTIDO SUBJETIVO = SUJEITO, QUEM FAZ.

  • Em sentido subjetivo não excluem-se as estatais, todas fazem parte. Só que, função típica não é exercida pelas EP e SEM que exercem atividade em concorrência. Eu acredito que seja esta a interpretação.

  • A presente questão trata de tema afeto ao conceito de Administração Pública e seus possíveis sentidos, conforme classificação doutrinária.

    A expressão “Administração Pública" pode ser empregada em dois sentidos diversos:

    a)      sentido subjetivo, formal ou orgânico (Administração Pública): são as pessoas jurídicas, os órgãos e os agentes públicos que exercem atividades administrativas (ex.: órgãos públicos, autarquias, empresas públicas, sociedades de economia mista e fundações estatais); e

    b)      sentido objetivo, material ou funcional (administração pública): é a própria função ou atividade administrativa (ex.: poder de polícia, serviços públicos, fomento e intervenção do Estado no domínio econômico).

    Cabe destacar, que o Brasil adora o conceito formal de Administração Pública. Portanto, somente é administração pública, juridicamente, aquilo que nosso direito assim considera, não importa a atividade que exerça. A administração pública, segundo nosso ordenamento jurídico, é integrada exclusivamente: a) pelos órgãos integrantes da denominada administração direta (são os órgãos integrantes da estrutura de uma pessoa política que exercem função administrativa); e b) pelas entidades da administração indireta.



    Sendo assim, incorreta a afirmação trazida pela banca, já que o sentido subjetivo de administração pública diz respeito as pessoas jurídicas/órgãos/agentes que exercem atividades administrativas, e não a função/atividade desempenhada pela administração.




    Gabarito da banca e do professor : ERRADO

    (Direito administrativo descomplicado / Marcelo Alexandrino, Vicente Paulo. – 26. ed. – Rio de Janeiro: Forense; São Paulo: Método, 2018)

    (Oliveira, Rafael Carvalho Rezende. Curso de direito administrativo / Rafael Carvalho Rezende Oliveira. – 8. ed. – Rio de Janeiro: Método, 2020)

  • Os conceitos não se confudem.

    Poder Executivo: atividade essencial e POLÍTICA; INDEPENDENTE; ELABORA políticas de execução.

    Adm.pública: atividade residual e PROFISSIONAL; HIERARQUIZADA; EXECUTA políticas de Estado.

    Comentário do professor Sidney Amorim.

  • SENTIDOS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

    Sentido objetivo, material ou funcional

    Está relacionado diretamente as atividades administrativas essenciais do estado

    Exemplo:

    Poder de polícia

    Prestação de serviços

    Fomento

    Sentido subjetivo, formal ou orgânico

    Está relacionado diretamente aos agentes, órgãos e as entidades que realiza as atividades administrativas

  • gaba. Errado.

    A dimensão subjetiva equivale às pessoas, aos órgãos e agentes públicos que fazem atuar o Poder Executivo.

    Fonte: anotações pessoais.