SóProvas


ID
3484933
Banca
Quadrix
Órgão
CRESS-PR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

A respeito das classificações das constituições, julgue o item subsequente.


A constituição dirigente caracteriza‐se por enunciar objetivos e como e quando devem esses ser perseguidos pelo Poder Público, em geral, e pelo legislador, em particular.

Alternativas
Comentários
  • GAB:C

  • Gabarito: CERTO

    Nas palavras do ilustres professor Pedro Lenza:

    "Hoje muito se fala em Constituição-Dirigente. Esta seria a Constituição que estabeleceria um plano para dirigir a evolução política. (...) Constituição-dirigente caracteriza-se em consequência de normas programáticas (que para não caírem no vazio reclamariam a chamada inconstitucionalidade por omissão...)"

    Direito Constitucional Esquematizado (2019), p. 122.

  • Pessoal, conforme as lições extraídas do manual do professor Bernardo Gonçalves:

    Sobre a classificação quanto à finalidadeGarantia, Balanço ou Dirigentes:

    a) Garantia (abstencionista ou negativa ou constituição-quadro): tem um viés no PASSADO, típica de Estados LIBERAIS, visando garantir direitos assegurados contra possíveis ataques do poder público;

    b) Balanço: visa trabalhar o PRESENTE e explicitar características da sociedade atual. É típica de regimes SOCIALISTAS;

    c) Dirigente: tem viés de FUTURO e é típica de Estados SOCIAIS, objetivando estabelecer programas e fins para serem cumpridos pelo Estado e também pala sociedade, principalmente através de normas programáticas.

    Caso haja algum erro, por favor, me corrijam.

  • Para resolver esta questão, exigia-se do aluno algum conhecimento acerca da classificação das Constituições, em especial acerca do que a doutrina define como como constituições dirigentes. Vejamos:

    As Constituições podem ser classificadas quanto à função (ou estrutura) das seguintes formas:

    Constituição-garantia, constituição-quadro, estatutária ou orgânica: é vista como um “estatuto organizatório”, sendo simplesmente um “instrumento de governo”, responsável pela definição de competências e regulação de processos. Esta espécie de Constituição objetiva especialmente garantir aos indivíduos liberdades-negativas, também conhecidas como liberdades-impedimento em face da autoridade estatal. Além disso, princípios materiais estruturantes visam ser assegurados, como, por exemplo, o princípio do Estado de direito, o princípio democrático, o princípio republicano e o princípio pluralista. Exemplo: Constituição norte-americana.

    Constituição programática, diretiva ou dirigente: aquelas que além de estruturarem e delimitarem o poder do Estado, inscrevem um plano de evolução política, ou seja, fixam diretrizes a serem seguidas. Costumam apresentar um texto extenso, repleto de normas programáticas, com metas, planos e diretrizes a serem seguidos pelos Poderes Públicos em geral, e pelo legislador, em particular. Ou seja, orientam-se quanto ao que devem, como devem e quando devem ordenar aos órgãos legiferantes para realização de suas missões constitucionais. Apresentam a tendência, em maior ou menor grau, de se tornarem uma Constituição Total. Exemplo: Constituição Brasileira de 1988.

    Constituições-balanço: aquelas que refletem um grau de evolução socialista. Exemplo: modelo adotado pelos juristas soviéticos.

    Deste modo, correta a afirmação de que a constituição dirigente caracteriza-se por enunciar objetivos e como e quando devem esses ser perseguidos pelo Poder Público, em geral, e pelo legislador, em particular.

    Gabarito: CERTO.

    Fonte: Novelino, Marcelo. Curso de direito constitucional. 13.ed. rev., ampl. e atual. Salvador: Ed. JusPodivm, 2018.

  • A questão exige conhecimento acerca da temática de Teoria da Constituição relacionada à classificação das constituições. Quanto à finalidade, as constituições podem ser “Garantia" ou “Dirigente". A Constituição Dirigente, contrapondo-se à Constituição-garantia, consagra um documento engendrado a partir de expectativas lançadas ao futuro, arquitetando um plano de fins e objetivos que serão perseguidos pelos poderes públicos e pela sociedade. Exemplo disso é a nossa Constituição Federal de 1988, onde podemos encontrar esse intuito nos objetivos fundamentais:


    Art. 3º Constituem objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil: I - construir uma sociedade livre, justa e solidária; II - garantir o desenvolvimento nacional; III - erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais; IV - promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação. 

     

    Gabarito do professor: assertiva certa.
  • A Constituição dirigente além de prever direitos e garantias, fixa também METAS ESTATAIS.

  • Classificação da constituição

    Quanto a finalidade:

    Garantia

    •é aquela que tem a finalidade de criar limites para a atuação do Estado com a previsão de direitos e garantias fundamentais. Daí o nome “garantia”, indican- do que o texto constitucional tem por fim servir como “garantia” fundamental frente à ação opressora do Estado

    Dirigente

    é aquela que dirige programas institucionais para o Estado. Preocupa-se não só com o presente, mas também com o futuro, buscando condicionar os órgãos estatais à satisfação de objetivos predefinidos. O termo “dirigente” significa que a Constituição “dirige” a atuação futura do Estado, por meio da previsão de metas. Caracteriza-se pela presença de normas constitucionais de eficácia limitada definidoras de princípios programáticos

    Balanço

    É aquela que meramente descreve e sistematiza a organização po- lítica de um Estado. Preocupa-se, tão somente, com a situação presente

  • Certo, mas admito que esse "em particular" me deixou nervoso...