SóProvas


ID
3484987
Banca
Quadrix
Órgão
CRESS-PR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Embora a Segunda Guerra Mundial tenha terminado em 1945, não foram poucos os conflitos que explodiram pelo mundo afora desde então. Algumas regiões, em especial, vivem em permanente tensão, o que ajuda a ampliar um generalizado sentimento de insegurança que tende a se universalizar. Nos dias de hoje, o Oriente Médio e a península coreana são exemplos de áreas potencialmente explosivas, gerando ansiedade e preocupação entre governos e sociedades.

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando o atual cenário mundial, julgue o item.


No Extremo Oriente, a difícil coexistência entre as duas Coreias, que se arrasta desde a guerra que sacramentou a divisão, dá os primeiros sinais de apaziguamento neste primeiro semestre de 2018, com o encontro amistoso entre os principais dirigentes de ambos os países.

Alternativas
Comentários
  • Geopolítica é tema complexo e recorrente. Assim, deve ser estudado a partir dos conhecimentos da Geografia Escolar e ser constantemente complementado com a observação atenta do noticiário. Sobre a questão coreana julgamos a afirmativa.

    A relação entre ambos os países já foi bem pior do que é atualmente, com uma guerra de fato, seguida apenas por uma trégua que oficialmente nunca encerrou o conflito. Porém outras tentativas de aproximação já ocorreram anteriormente e são muito voláteis, no sentido de que dependem das situações políticas internas dos líderes que participam do momento. Em 2018, o momento era de aproximação e, atualmente, com a grave crise econômica causada pela pandemia, o cenário é novamente de tensão. 

    GABARITO DO PROFESSOR: CERTO 
  • Após anos marcados por ameaças e tensões, um encontro que até alguns meses atrás parecia impensável: o líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, pisou em território sul-coreano para se encontrar com o "inimigo", o presidente Moon Jae-in.

    Kim e Moon deram as mãos e sorriram na fronteira que separa as duas Coreias antes da reunião de cúpula histórica.

    Os dois líderes posaram juntos para fotos tanto em solo sul-coreano quanto norte-coreano. Esta foi a primeira vez na história que um líder norte-coreano cruzou a fronteira para o sul.

    Fonte: BBC News - Brasil

    Acesse em: https://www.bbc.com/portuguese/media-43920181