SóProvas


ID
3485221
Banca
Quadrix
Órgão
CRESS-PR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A história do serviço social revela um complexo processo de renovação da profissão, marcado por momentos fundamentais, que contribuíram de forma decisiva para que o serviço social revisse suas bases e redirecionasse os horizontes da profissão. Com relação a esse período da história do serviço social, julgue o item.


O Movimento de Reconceituação emergiu na metade da década de 1950 e prolongou‐se por duas décadas, representando um marco decisivo no desencadeamento do processo de revisão crítica do serviço social e sendo um fenômeno tipicamente brasileiro.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Errado, pois o movimento de reconceituação emergiu na década de 60.

  • Movimento de Reconceituação 1965/1975

  • O Movimento de Reconceituação emergiu na década de 60. GAB-ERRADO.

  • o movimento de reconceituaçao não é tipicamente brasileiro é latino-americano
  • Emergiu precisamente em 1965.

    Correção: movimento de Reconceituação do Serviço Social emergiu na metade dos anos 1960, prolongou-se por uma década e foi, na sua especificidade, um fenômeno tipicamente latino-americano. De acordo com apontamentos de Iamamoto (1999), tal como se expressou em sua tônica dominante na América Latina, o movimento de Reconceituação representou um marco decisivo no desencadeamento do processo de revisão crítica do Serviço Social no continente.

    Similar cespe 2015

    O processo de desgaste das práticas tradicionais do serviço social está relacionado a particularidades do contexto político-social dos países latino-americanos, a exemplo do Brasil. ❎

    Correção: O Movimento de Reconceituação foi um movimento típico latino-americano que buscou uma revisão do Serviço Social conservador realizando auto-questionamentos acerca da prática e da profissão nessa região. Esse movimento de crítica ao conservadorismo na profissão teve início por volta dos anos de 1960 e findou-se nos anos de 1970. Além disso, questionou o imperialismo norte americano nessa região bem como a ineficácia das respostas profissionais perante ao pauperismo que se acentuava cada vez mais nesses países. Possuiu como influência para seu desencadeamento movimentos progressistas como a própria Revolução Cubana (1959) e a emergência de novos atores sociais nos cenários latino-americanos. Como dito anteriormente, o Movimento de Renovação é latino-americano e não ocorre no Brasil, apesar de influenciar o Movimento de Renovação do Serviço Social brasileiro.