SóProvas


ID
3485230
Banca
Quadrix
Órgão
CRESS-PR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A história do serviço social revela um complexo processo de renovação da profissão, marcado por momentos fundamentais, que contribuíram de forma decisiva para que o serviço social revisse suas bases e redirecionasse os horizontes da profissão. Com relação a esse período da história do serviço social, julgue o item.


O Documento de Sumaré, elaborado no início da década de 1970, foi formalizado em um Seminário e deu ênfase à análise e à crítica à metodologia até então empregada pelo serviço social, rompendo com a divisão metodológica do serviço social de caso, grupo e comunidade.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito errado.

    O Documento de Sumaré foi elaborado já no final da década de 1970, em 78 e deu ênfase à importância da cientificidade no serviço social, trazendo debates a cerca da dialética na relação pessoa comunidade de forma dialógica, individual.

    O documento de Sumaré, junto ao Seminário Alto da Boa Vista (1984) representaram o movimento de renovação do conservadorismo, inspirados na fenomenologia.

  • Complementando:

    A necessidade de romper com as práticas de Caso – Grupo – Comunidade para a implantação de novos métodos e processos ocorreu no seminário de Araxá (1967)

  • Questão parecida

    Ano: 2019 Banca:  Órgão:  Prova: 

    Resolvi certo!

    Julgue o próximo item, relativos aos fundamentos históricos e teórico-metodológicos do serviço social.

    O Seminário de Sumaré tornou-se um marco histórico para a categoria profissional dos assistentes sociais, por ter fomentado discussões teóricas sobre a cientificidade do serviço social, sobre serviço social e fenomenologia, e sobre serviço social e dialética.

    O documento de Araxá, como ficou conhecido, foi elaborado por 38 Assistentes Sociais, diz respeito ao “rompimento” com as bases mais tradicionais da profissão, com os processos de Casos, Grupos e Comunidades.

  • foi elaborado no final da decada de 70 em 1978

  • Livro "Ditadura e Serviço Social - José Paulo Netto"

    P. 197 - inicia o tópico "as direções da renovação do serviço social no Brasil" após citar o contexto da América Latina

    Segundo o autor, esse processo ocorreu entre 1965 e 1985.

    Contexto histórico: autocracia burguesa, ditadura militar, laicização do serviço social e a partir de 1950 inicia-se a industrialização pesada

     

    Perspectiva modernizadora: p. 200

    Seminário de Araxá (1967) e Teresópolis (1970) – Estrutural Funcionalismo norte americano (p. 201), tecnocracia, inserção dos assistentes sociais em cargos da administração estatal (Faleiros, 1987, p. 57).

     

    Reatualização do conservadorismo: p. 204

    Seminário de Sumaré (1978) e Alto da Boa Vista (1984) – Fenomenologia (p. 205)

    Repudia a tradição positivista e às referências conectadas ao pensamento crítico dialético, de raiz marxiana

    Retoma o pensamento católico tradicional

     

     

    Intenção de ruptura: p. 206

    Congresso da Virada (1979)

    Método BH

    Rompe com o Serviço Social tradicional

    Tradição Marxista