SóProvas


ID
3485545
Banca
MS CONCURSOS
Órgão
CBM-SC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

“Os sistemas de informações gerenciais vêm se desenvolvendo muito no Estado de Santa Catarina, embora muito ainda tenha que ser realizado. Na prática, percebe-se que os sistemas ainda não são integrados e geram retrabalho, ou seja, muitas vezes, deve-se inserir o mesmo dado em mais de um sistema. No entanto, não resta dúvida de que os sistemas informatizados facilitaram em muito a gestão dos administradores públicos. Aceleraram as decisões organizacionais e possibilitam atualmente um número considerável de vantagens em sua utilização, quando comparados aos métodos rudimentares de gerenciamento de informações, como papéis, planilhas, relatórios, etc. Essa revolução na tecnologia ampliou muito a comunicação entre as organizações públicas e a sociedade civil, possibilitando o aumento considerável do princípio da publicidade. Com isso, diversos temas começam a surgir e a serem debatidos em salas de aula e na prática: egov; sistemas integrados de informação; aplicativos online; gestão do conhecimento; sites contendo prestações de contas à sociedade (transparência eletrônica); accontability; etc. No CBMSC, os sistemas de informações mais utilizados são os seguintes: GIM; SME; GVE; SSE e SIGEF. Ainda há sistemas de uso restrito à Diretoria de Logística e Finanças (DLF), como o S-FINGE e LIC, sendo o primeiro uma forma de comunicação entre a corporação e o Tribunal de Contas do Estado e o segundo uma comunicação com a Secretaria de Estado da Administração.” (Apostila de Organização e Administração Pública de Bombeiro)


“Contempla o monitoramento global e detalhado da gestão orçamentária e financeira de todos os órgãos e entidades do Governo do Estado de Santa Catarina. Fornece informações gerenciais para o planejamento da melhor aplicação das receitas, bem como para o controle da despesa. Através deste ambiente é possível gerar os empenhos, além de inúmeras consultas e geração de relatórios gerenciais que permitem acompanhar a evolução do desembolso do orçamento.” O sistema de informação explanado é o:

Alternativas
Comentários
  • Para respondermos essa questão, analisaremos cada alternativa para que seja comparado o significado de cada sigla com a afirmativa levantada pela questão. Com isso, temos que:

    A alternativa “A", o Gerenciamento Integrado de Materiais (GIM) é o conjunto de sistemas de controle de materiais do Estado de Santa Catarina. O GIM é composto pelo Sistema de Materiais e Estoque, Núcleo do Sistema de Materiais, Licitações e Compras, Sistema de Controle de Frota e Custo de Veículos e por fim o Gerenciamento de Almoxarifado. Logo, a alternativa “A" não está de acordo com a afirmativa proposta pela questão.

    A alternativa “B", O Sistema de Materiais e Estoque (SME) é o sistema principal que fornece ao Governo de Santa Catarina informações administrativas, gerenciais e financeiras de estocagem, movimentação e consumo de materiais. Além disso, o SME permite o controle total da movimentação de entrada e saída de materiais nos almoxarifados. Logo, a alternativa “B" não está de acordo com a afirmativa proposta pela questão.

    A alternativa “C", Gerenciamento de Veículos e Equipamentos (GVE) é segundo o decreto n∘ 12.612, de 31 de Janeiro de 2014 pela prefeitura municipal de Florianópolis, em seu Art. 3º nos diz que “Toda e qualquer modalidade de aquisição ou movimentação de combustível, peças e serviços de manutenção de veículos/equipamentos que envolvam pronto pagamento, compra direta, convênio, contrato de fornecimento, ata de registro de preço, e demais instrumentos que venham a ser criados deverão ser lançados no Sistema GVE.". Logo, a alternativa “C" não está de acordo com a afirmativa proposta pela questão.

    A alternativa “D", Sistema Integrado de Planejamento e Gestão Fiscal (SIPGF) é, de acordo com o site oficial da Secretaria de Estado da Fazenda de Santa Catarina, o sistema oficial para o planejamento, orçamento, finanças e contabilidade do Estado. Além disso, o SIGEF tem como um dos seus objetivos específicos “o provimento aos usuários e gestores de informações e ferramentas adequadas para o acompanhamento físico e financeiro da execução dos planos e programas de investimentos, receitas e despesas do Governo, atendendo às diretrizes e controles exigidos pela legislação vigente; a disponibilização de informações para o público, através da internet, tornando mais transparente o uso dos recursos e do patrimônio público". Com isso, podemos observar que a alternativa “D" está de acordo com a afirmativa de questão. 


    Fonte:
    Disponível no site da Secretaria de Estado da Fazenda, Governo de Santa Catarina, acesso em: 18/02/2021.


    Gabarito do Professor: Letra D.