SóProvas



Prova MS CONCURSOS - 2018 - CBM-SC - Sargento


ID
3485527
Banca
MS CONCURSOS
Órgão
CBM-SC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Uma interessante tipologia de organizações foi proposta por Amitai Etzioni (Organizações Modernas, 1967), que procura classificar as organizações de acordo com o tipo de controle exercido sobre seus participantes para obter sua obediência.

Acerca disso, relacione os tipos de controles na Coluna A com as respectivas descrições na Coluna B e assinale a alternativa correta.


Coluna A

1. Físicos.

2. Materiais.

3. Simbólicos.


Coluna B

( ) são os controles baseados em recompensas e sanções materiais ou em bens materiais, principalmente o dinheiro. Constituem o poder remunerativo.

( ) são os controles baseados na força, coação e ameaça física – latente ou manifesta – para que os participantes obedeçam coercitivamente. Constituem o poder coercitivo.

( ) são os controles baseados em símbolos normativos (como prestígio e status) e sociais (como amor e aceitação) e se fundamentam na ética, na ideologia, na fé e na crença das pessoas. Constituem o poder normativo ou normativo-social.

Alternativas
Comentários
  • que essa questão caia na minha prova, amém. RUMO A PMCE 2021

  • Letra C


ID
3485536
Banca
MS CONCURSOS
Órgão
CBM-SC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O que uma organização entende por seu negócio estabelece o limite de sua atuação. O negócio sempre deve levar em conta os benefícios oferecidos. Uma organização deve conceber seu negócio de forma que ele não seja tão amplo a ponto de não orientar para lugar algum, nem tão específico a ponto de deixar passar oportunidades. A definição de negócio sinaliza, ainda, as principais atividades que uma organização desenvolve. A palavra “negócio” não deve ser entendida no sentido comercial, mas em relação ao foco estratégico da organização. O negócio do CBMSC é:

Alternativas

ID
3485539
Banca
MS CONCURSOS
Órgão
CBM-SC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A visão do CBMSC é:

Alternativas

ID
3485542
Banca
MS CONCURSOS
Órgão
CBM-SC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Não definido

Assinale a alternativa correta quanto aos valores do CBMSC.

Alternativas

ID
3485545
Banca
MS CONCURSOS
Órgão
CBM-SC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

“Os sistemas de informações gerenciais vêm se desenvolvendo muito no Estado de Santa Catarina, embora muito ainda tenha que ser realizado. Na prática, percebe-se que os sistemas ainda não são integrados e geram retrabalho, ou seja, muitas vezes, deve-se inserir o mesmo dado em mais de um sistema. No entanto, não resta dúvida de que os sistemas informatizados facilitaram em muito a gestão dos administradores públicos. Aceleraram as decisões organizacionais e possibilitam atualmente um número considerável de vantagens em sua utilização, quando comparados aos métodos rudimentares de gerenciamento de informações, como papéis, planilhas, relatórios, etc. Essa revolução na tecnologia ampliou muito a comunicação entre as organizações públicas e a sociedade civil, possibilitando o aumento considerável do princípio da publicidade. Com isso, diversos temas começam a surgir e a serem debatidos em salas de aula e na prática: egov; sistemas integrados de informação; aplicativos online; gestão do conhecimento; sites contendo prestações de contas à sociedade (transparência eletrônica); accontability; etc. No CBMSC, os sistemas de informações mais utilizados são os seguintes: GIM; SME; GVE; SSE e SIGEF. Ainda há sistemas de uso restrito à Diretoria de Logística e Finanças (DLF), como o S-FINGE e LIC, sendo o primeiro uma forma de comunicação entre a corporação e o Tribunal de Contas do Estado e o segundo uma comunicação com a Secretaria de Estado da Administração.” (Apostila de Organização e Administração Pública de Bombeiro)


“Contempla o monitoramento global e detalhado da gestão orçamentária e financeira de todos os órgãos e entidades do Governo do Estado de Santa Catarina. Fornece informações gerenciais para o planejamento da melhor aplicação das receitas, bem como para o controle da despesa. Através deste ambiente é possível gerar os empenhos, além de inúmeras consultas e geração de relatórios gerenciais que permitem acompanhar a evolução do desembolso do orçamento.” O sistema de informação explanado é o:

Alternativas
Comentários
  • Para respondermos essa questão, analisaremos cada alternativa para que seja comparado o significado de cada sigla com a afirmativa levantada pela questão. Com isso, temos que:

    A alternativa “A", o Gerenciamento Integrado de Materiais (GIM) é o conjunto de sistemas de controle de materiais do Estado de Santa Catarina. O GIM é composto pelo Sistema de Materiais e Estoque, Núcleo do Sistema de Materiais, Licitações e Compras, Sistema de Controle de Frota e Custo de Veículos e por fim o Gerenciamento de Almoxarifado. Logo, a alternativa “A" não está de acordo com a afirmativa proposta pela questão.

    A alternativa “B", O Sistema de Materiais e Estoque (SME) é o sistema principal que fornece ao Governo de Santa Catarina informações administrativas, gerenciais e financeiras de estocagem, movimentação e consumo de materiais. Além disso, o SME permite o controle total da movimentação de entrada e saída de materiais nos almoxarifados. Logo, a alternativa “B" não está de acordo com a afirmativa proposta pela questão.

    A alternativa “C", Gerenciamento de Veículos e Equipamentos (GVE) é segundo o decreto n∘ 12.612, de 31 de Janeiro de 2014 pela prefeitura municipal de Florianópolis, em seu Art. 3º nos diz que “Toda e qualquer modalidade de aquisição ou movimentação de combustível, peças e serviços de manutenção de veículos/equipamentos que envolvam pronto pagamento, compra direta, convênio, contrato de fornecimento, ata de registro de preço, e demais instrumentos que venham a ser criados deverão ser lançados no Sistema GVE.". Logo, a alternativa “C" não está de acordo com a afirmativa proposta pela questão.

    A alternativa “D", Sistema Integrado de Planejamento e Gestão Fiscal (SIPGF) é, de acordo com o site oficial da Secretaria de Estado da Fazenda de Santa Catarina, o sistema oficial para o planejamento, orçamento, finanças e contabilidade do Estado. Além disso, o SIGEF tem como um dos seus objetivos específicos “o provimento aos usuários e gestores de informações e ferramentas adequadas para o acompanhamento físico e financeiro da execução dos planos e programas de investimentos, receitas e despesas do Governo, atendendo às diretrizes e controles exigidos pela legislação vigente; a disponibilização de informações para o público, através da internet, tornando mais transparente o uso dos recursos e do patrimônio público". Com isso, podemos observar que a alternativa “D" está de acordo com a afirmativa de questão. 


    Fonte:
    Disponível no site da Secretaria de Estado da Fazenda, Governo de Santa Catarina, acesso em: 18/02/2021.


    Gabarito do Professor: Letra D.

ID
3485548
Banca
MS CONCURSOS
Órgão
CBM-SC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Correlacione a coluna da esquerda com a coluna da direita, levando em consideração os sinais e sintomas de cada caso:


(1) Hiperglicemia (coma diabético)

(2) Hipoglicemia (choque insulínico)


( ) Pele pálida e úmida, frequente sudorese fria.

( ) Pulso rápido e débil.

( ) Hálito cetônico e boca seca.

( ) Respiração Superficial.

( ) Pulso rápido e forte.

( ) Pele quente e seca (desidratada).


A sequência correta, de cima para baixo, é:

Alternativas

ID
3485551
Banca
MS CONCURSOS
Órgão
CBM-SC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Não definido

Em relação ao sistema de triagem START (Simple Triage and Rapid Treatment), utilizado em acidentes com múltiplas vítimas, julgue as alternativas abaixo e assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
3485554
Banca
MS CONCURSOS
Órgão
CBM-SC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

De acordo com as possíveis complicações que podem ocorrer durante um parto emergencial, assinale a alternativa que não corresponde ao tratamento pré-hospitalar adequado.

Alternativas

ID
3485557
Banca
MS CONCURSOS
Órgão
CBM-SC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

A próxima questão refere-se à PREVENÇÃO E COMBATE A INCÊNDIOS e foram elaboradas com base nos documentos: Corpo de Bombeiro Militar de Santa Catarina. Manual de Capacitação em incêndio estrutural / Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina. Organizado por Marcos Alves da Silva. -- 1. ed. -- Florianópolis, 2018. 177 p.: il. Color; Corpo de Bombeiro Militar de Santa Catarina. Tópicos introdutórios: ciências do fogo / Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina. Organizado por Marcos Alves da Silva. -- 1. ed. -- Florianópolis, 2018. 52 p.: il. color. 

Leia os itens:


(i) O manômetro utilizado pelo CBMSC para realizar leitura da pressão nas bombas dos veículos de combate a incêndio utiliza como unidades o kgf/cm² e PSI, tendo a conversão de uma unidade para outra qual razão aproximada?

(ii) As unidades empregadas para medida de vazão mais utilizadas nos equipamentos de combate a incêndio são o GPM (galões por minuto) e o l/min (litros por minuto). A conversão de uma unidade para outra tem qual razão aproximada?


Qual alternativa responde respectivamente aos itens (i) e (ii)?

Alternativas

ID
3485560
Banca
MS CONCURSOS
Órgão
CBM-SC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

A próxima questão refere-se à PREVENÇÃO E COMBATE A INCÊNDIOS e foram elaboradas com base nos documentos: Corpo de Bombeiro Militar de Santa Catarina. Manual de Capacitação em incêndio estrutural / Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina. Organizado por Marcos Alves da Silva. -- 1. ed. -- Florianópolis, 2018. 177 p.: il. Color; Corpo de Bombeiro Militar de Santa Catarina. Tópicos introdutórios: ciências do fogo / Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina. Organizado por Marcos Alves da Silva. -- 1. ed. -- Florianópolis, 2018. 52 p.: il. color. 

Jato Atomizado consiste no direcionamento de curtos pulsos de água nebulizada na camada de pressão positiva, formada pelos gases aquecidos do incêndio. Existem basicamente três técnicas de aplicação do jato atomizado:


1- Curta: consiste em jatos de água de curtíssima duração (0,1 a 0,5 segundo) ajustados num ângulo médio (jato neblinado) dirigidos diretamente sobre os gases provenientes da combustão na zona de pressão positiva (parte mais elevada da área sinistrada). O esguicho deve estar regulado entre 40˚ e 60˚, e o bombeiro deverá posicionar-se agachado de forma que o jato lançado forme um ângulo de 60º em relação ao solo. Usar mangueira de 1 ¹/²”, trabalhando com as pressões indicadas para o esguicho utilizado (em geral a 7 Kgf/cm²) e consumo não superior a 120 lpm, de modo que pulverize gotas bem pequenas (o ideal são gotículas de 300 microns).

2- Média: consiste na liberação de jatos de água de curta duração (0,5 a 1 segundo) ajustados num ângulo médio (jato neblinado) dirigidos à zona de pressão positiva. A pulsação longa permite maior e melhor penetração da água e deve ser utilizada nos casos de zonas de pressão positiva maiores com planos neutrais mais baixos.

3- Longa: essa técnica é semelhante à técnica média, onde o bombeiro combatente deve dirigir os jatos de água diretamente sobre a zona de pressão positiva e os gases incendiados movendo a linha de ataque de forma circular. A pulsação longa com varredura objetiva deve projetar a maior quantidade possível de gotas de água na camada de gases aquecidos e deve ser utilizada nas situações onde existem grandes volumes de gases aquecidos (zonas de pressão positiva muito grandes).


Qual(s) item(ns) traz(em) informação(ões) incorreta(s)?

Alternativas

ID
3485566
Banca
MS CONCURSOS
Órgão
CBM-SC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Leia o os itens a seguir e assinale a alternativa correta que completa as lacunas, respectivamente:


I- O cronograma de obras é parte integrante do Plano de regularização de edificação, sendo que o seu prazo máximo para a regularização de edificação existente é de _____________.

II- O vistoriador pode conceder prazo _____________ ao responsável pelo imóvel, para que compareça ao CBMSC a fim de adotar as medidas necessárias para regularizar o imóvel, quando não for possível definir no ato da vistoria os sistemas e medidas de segurança contra incêndio e pânico necessários para o imóvel, devendo constar no termo de notificação este prazo para comparecimento no CBMSC.

III- A definição do prazo no cronograma de obras fica a critério da SAT, de acordo com as características do imóvel, sendo sugerido _______________ para a apresentação de PPCI.

Alternativas

ID
3485569
Banca
MS CONCURSOS
Órgão
CBM-SC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Analise as assertivas e aponte a incorreta.

Alternativas

ID
3485572
Banca
MS CONCURSOS
Órgão
CBM-SC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho

Assinale a alternativa que completa o texto a seguir:


Quando se tratar de alteração de Projeto Preventivo Contra Incêndio e Pânico (PPCI) já aprovado, além da documentação complementar para a análise de projeto, deve ser apresentado, também,

Alternativas

ID
3485575
Banca
MS CONCURSOS
Órgão
CBM-SC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Dos itens a seguir, qual(is) está(ão) correto(s)?


1- O atestado de edificação em regularização deve ser emitido com a mesma vigência do prazo concedido no momento da expedição do RVR, no PRE ou de até um ano, a critério da SAT.

2- Quando forem considerados plenos, os sistemas e medidas de segurança contra incêndio e pânico: devem ser previstos e executados conforme as NSCI em vigor; não cabe dispensa, redução, substituição ou compensação; cabe a concessão de atestado de edificação em regularização, durante o prazo concedido para a execução ou instalação do sistema e da medida de segurança.

3- Em instalação permanente que tenha por finalidade precípua a realização de eventos (por exemplo: centro de eventos ou de convenções) e que esteja regularizada junto ao CBMSC, cabe: dispensa de aprovação específica para o evento que não mude o layout do imóvel, deixando inalteradas as características e a eficiência dos sistemas e medidas de segurança contra incêndio e pânico ou exigência de aprovação específica para o evento, com apresentação de PPCI/croqui para o evento que mude o layout do imóvel, dimensionando os sistemas e medidas de segurança contra incêndio e pânico, de acordo com as NSCI.

Alternativas

ID
3485578
Banca
MS CONCURSOS
Órgão
CBM-SC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Leia as assertivas e aponte a incorreta.

Alternativas

ID
3485581
Banca
MS CONCURSOS
Órgão
CBM-SC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Qual das alternativas é considerada incorreta?

Alternativas

ID
3485584
Banca
MS CONCURSOS
Órgão
CBM-SC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Atribua (V) verdadeiro ou (F) falso aos itens e assinale a alternativa correta:


( ) Constituem sistemas e medidas de segurança contra incêndio e pânico, dentre outros: sistema fixo de gases limpos e dióxido de carbono; chuveiros automáticos (sprinklers); controle de materiais de acabamento e revestimento.

( ) Os critérios de concepção e dimensionamento dos sistemas e das medidas de segurança contra incêndio e pânico, que são fiscalizados pelo CBMSC, são estabelecidos através de IN.

( ) Nos imóveis com ocupação Mista, para efeito de definição dos sistemas e medidas de segurança contra incêndio e pânico, aplicam-se as exigências da ocupação de maior risco de incêndio para toda a edificação.

( ) Para a ocupação Atividades Agropastoris, Silos e Olarias, devem ser exigidos os sistemas e medidas de segurança contra incêndio e pânico, previstos na IN 026/DAT/CBMSC.

Alternativas

ID
3485587
Banca
MS CONCURSOS
Órgão
CBM-SC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

No que tange à liderança, atribua (V) para verdadeiro ou (F) para falso aos itens e assinale a alternativa correta:


( ) O estudo sobre liderança tem seu marco inicial durante a 1ª Guerra Mundial, em especial, na necessidade de recrutamento de efetivo para os campos de combate, pelo Governo americano.

( ) Liderança é a arte de se relacionar construtivamente com outras pessoas e conseguir que se mobilizem para atingir determinados objetivos comuns.

( ) Observando a Liderança sob a ótica do comportamento das pessoas e das organizações, ela subdividese em: Liderança Formal - Aquela que decorre do poder conferido ao Líder em razão de sua posição; Liderança Informal - Aquela que tem sua base nas relações interpessoais do líder e sua influência no grupo trabalho.

( ) Liderança pode ser definida como um processo de influência do comportamento humano, isto é, motivar indivíduos a adaptar um comportamento que de outro modo eles não adaptariam.

Alternativas
Comentários
  • Para quem atingiu o máximo de questões, a resposta é a letra B.

  • Pq a letra "a" está incorreta?

  • pq Liderança começou a ser discutirá no início do século XX com os estudos de Taylor, na Administração Científica

ID
3485590
Banca
MS CONCURSOS
Órgão
CBM-SC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A liderança para alcançar o sucesso necessário depende de um adequado equilíbrio na dinâmica organizacional. Essa dinâmica é composta por: Estrutura Organizacional; Clima Organizacional e Cultura Organizacional.

Sobre isso, relacione a Coluna A com a Coluna B, depois aponte a alternativa correta:


Coluna A

(1) Estrutura Organizacional.

(2) Clima Organizacional.

(3) Cultura Organizacional.


Coluna B

( ) Pode ser definido como o “estado de espírito” de uma organização. Sua base está ligada nas relações interpessoais e na harmonia do grupo de trabalho.

( ) Caracteriza-se na espinha de uma organização. A divisão do poder decisório, em níveis diferentes, através de uma cadeia de comando hierarquizada, se constitui na sua característica principal.

( ) Os valores cultivados pelos indivíduos e grupos no decorrer da existência de uma organização são a característica principal da cultura organizacional. O pensamento de uma organização é moldado através da manutenção destes valores contínuos.

Alternativas
Comentários
  • A questão abordou três conceitos estudados da Administração: a estrutura organizacional, a cultura e o clima.

    Definido os conceitos da Coluna A

    (1) Estrutura Organizacional: a estrutura organizacional ou desenho da organização, de acordo com Chiavenato (2014) "é o conjunto de órgãos e pessoas que constituem o aparato administrativo da organização".

    (2) Clima Organizacional: o clima é a percepção à cultura organizacional. "É o ambiente psicológico existente na organização em decorrência do estado motivacional das pessoas." (CHIAVENATO, 2014). É e mais fácil mudança.Pode ser avaliado.

    (3) Cultura Organizacional: "é o sistema de crenças e valores compartilhados que se desenvolve dentro de uma organização ou dentro de uma subunidade e que guia e orienta o comportamento de seus membros." (CHIAVENATO, 2014). É duradoura. É de difícil mudança.

    Associando com o que foi dito na Coluna B

    (2- CLIMA ORGANIZACIONAL) Pode ser definido como o “estado de espírito” de uma organização. Sua base está ligada nas relações interpessoais e na harmonia do grupo de trabalho.

    (1- ESTRUTURA ORGANIZACIONAL) Caracteriza-se na espinha de uma organização. A divisão do poder decisório, em níveis diferentes, através de uma cadeia de comando hierarquizada, se constitui na sua característica principal.

    (3- CULTURA ORGANIZACIONAL) Os valores cultivados pelos indivíduos e grupos no decorrer da existência de uma organização são a característica principal da cultura organizacional. O pensamento de uma organização é moldado através da manutenção destes valores contínuos.

    Fonte: CHIAVENATO, I. “Introdução à Teoria Geral da Administração”.9 ed. Manole. 2014

    GABARITO: LETRA "C".


ID
3485593
Banca
MS CONCURSOS
Órgão
CBM-SC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

No estudo da liderança, faz-se importante entender e conceituar os seus tipos, com o propósito de compreender cada estilo. A compreensão de cada estilo na administração moderna torna-se importante porque as características das variantes da liderança são fundamentais para sua aplicabilidade.


Analise os dois tipos de liderança a seguir e aponte a alternativa que denomina, respectivamente, cada um deles:

1- Tipo de liderança caracterizada pela possibilidade de participação coletiva na tomada de decisões. O grupo participa de forma ativa nas ações com sugestões e novas ideias na condução dos processos.

2- Tipo de liderança caracterizado pela maturidade no relacionamento entre o líder e seus liderados, em que não há necessidade de supervisão nas tarefas pelo próprio líder. Cada colaborador sabe exatamente suas funções, tomando suas decisões, no âmbito de suas atividades.

Alternativas
Comentários
  • Questão abordando algumas teoria de como exercer a liderança. Teoria dos estilos, liderança situacional e transformacional.

    A Liderança situacional dá ênfase à capacidade do líder de adaptar o modo de liderar, segundo a situação envolvida, conduzindo bem os liderados.

    Liderança transformacional - os liderados são motivados a superarem seus papéis, causando um profundo efeito na organização. Neste modelo, os líderes fornecem atenção personalizada e estímulo intelectual aos liderados.

    Teoria dos três estilos de liderança - White e Lippit

    Como surgiu? Na década de 1930, Kurt Lewin orientou Rauph White e Ronald Lippitt numa pesquisa com três grupos de crianças. Essa pesquisa consistia em submeter os grupos a diferentes estilos de liderança. Os estilos de liderança são:

    Autocrático - Focado líder, que centraliza em si o processo de tomada de decisão. O líder determina quem realizará, o que realizará e quando realizará determinada atividade. Não há participação dos liderados, e se tem é a mínima possível.

    Democrática - É o estilo que incentiva a participação dos liderados nas decisões da organização. O líder ouve aqueles debaixo da sua liderança antes de tomar as decisões necessárias. O líder democrático pode ser:

    ••> Consultivo- o líder busca a opinião dos liderados para que possa decidir.

    ••> Participativo- o líder dá orientações aos liderados para que eles possam decidir, conforme a orientação dada.

    Liberal/ Laissez-faire- Nesse modelo a participação do líder é mínima. Os liderados possuem total liberdade para tomas as decisões, conhecem muito bem seus papéis. O líder liberal dá apenas informações básicas e se dispõe a ajudar, mas apenas se solicitado pelo grupo.

    GABARITO: D


ID
3485596
Banca
MS CONCURSOS
Órgão
CBM-SC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Leia os itens:


I- A manutenção de padrões definidos são características que devem acompanhar o líder militar em toda sua carreira. Um bom líder militar tem o dever: aprender a escutar; aprender a dar valor às pessoas; aprender a confiar e motivar e estimular as pessoas pelo exemplo.

II- Segundo as Instruções Provisórias 10-20 do Exército Brasileiro, a Liderança Militar tem características e peculiaridades especiais indispensáveis em tempo de paz e guerra, devendo ser estabelecidas em todos os escalões, pois se traduz no elemento catalisador que desperta a motivação para o surgimento do espírito de corpo e que impulsiona as organizações militares para o cumprimento do dever.

III- De acordo com a doutrina do Exército Brasileiro, Liderança Militar se define como “processo de influenciar as pessoas através de propósito, direção e motivação durante uma operação para realizar a missão e melhorar a organização”.


Podemos afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • A questão versou sobre liderança militar.

    Atenção: os itens dessa questões foram retirados de um material específico sobre o assunto e para o concurso: "Chefia e Liderança" do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina. A banca se ateve a cobrança literal desse material.

    I- CORRETA. "A manutenção de padrões definidos são características que devem acompanhar o líder militar em toda sua carreira."

    ➡ Um bom líder militar tem o dever (de acordo com o material "Chefia e Liderança do Corpo de Bombeiros"

    ✔ aprender a escutar;

    ✔ aprender a dar valor às pessoas;

    ✔ aprender a confiar e motivar e

    ✔estimular as pessoas pelo exemplo.

    II- CORRETA. Segundo as Instruções Provisórias 10-20 do Exército Brasileiro, a Liderança Militar tem características e peculiaridades especiais indispensáveis em tempo de paz e guerra, devendo ser estabelecidas em todos os escalões, pois se traduz no elemento catalisador que desperta a motivação para o surgimento do espírito de corpo e que impulsiona as organizações militares para o cumprimento do dever.

    ➡ Transcrição exata de um trecho que se encontra na página 7 dessa apostila específica.

    III- INCORRETA. "De acordo com a doutrina do Exército Brasileiro, Liderança Militar se define como “processo de influenciar as pessoas através de propósito, direção e motivação durante uma operação para realizar a missão e melhorar a organização”.

    ➡ Nessa assertiva foi transcrita a liderança militar do exercito americano e não do brasileiro. Mais adiante o autor cita: "(...) Liderança Militar ainda pode ser definida como “a capacidade de influenciar o comportamento humano e conduzir pessoas ao cumprimento do dever”. 

    Apenas os itens I e II estão corretos.

    GABARITO: LETRA "B".


ID
3485599
Banca
MS CONCURSOS
Órgão
CBM-SC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Qual das alternativas apresenta informação incorreta?

Alternativas

ID
3485602
Banca
MS CONCURSOS
Órgão
CBM-SC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Atribua (V) para verdadeiro ou (F) para falso aos itens e assinale a alternativa correta:


( ) Os principais profissionais a serem cadastrados como recursos humanos para situação de emergências e/ou desastres são: Assistentes sociais; Condutores de barcos; Cozinheiros; Educadores; Enfermeiros; Engenheiros; Geólogos.

( ) A intensificação da ocorrência de desastres, somada à escassez de políticas públicas que fortaleçam ações conjuntas para a minimização dos efeitos danosos dos desastres, tem trazido uma grande preocupação aos órgãos de Defesa Civil.

( ) As ações de proteção e defesa civil compreendem cinco aspectos: prevenção, mitigação, preparação, resposta e recuperação. A gestão de desastre compreende o planejamento, a coordenação e a execução das ações de resposta e de recuperação.

( ) O gerenciamento de desastre é um conjunto de ações relacionadas ao tipo de desastre e à localidade, específicas para cada desastre. Trata-se de uma atuação sistêmica multissetorial do SINPDEC e, como tal, pressupõe uma relação de cooperação e articulações estabelecidas entre os órgãos que o compõem localmente.

Alternativas

ID
3485605
Banca
MS CONCURSOS
Órgão
CBM-SC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

É a capacidade de um sistema, comunidade ou sociedade exposta a um desastre em resistir, absorver, adaptar e se recuperar de seus efeitos de modo oportuno e eficaz, o que inclui a preservação e restauração de suas estruturas e funções básicas. Estamos falando de:

Alternativas

ID
3485608
Banca
MS CONCURSOS
Órgão
CBM-SC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

“A Prevenção de Desastres é o conjunto de ações destinadas a reduzir a ocorrência e a intensidade de desastres naturais e humanos, através da avaliação e redução das ameaças e/ou vulnerabilidades, minimizando os prejuízos socioeconômicos e os danos humanos, materiais e ambientais.” (CASTRO, 2007).


Sobre Prevenção de Desastres, leia as alternativas e aponte a incorreta.

Alternativas

ID
3485611
Banca
MS CONCURSOS
Órgão
CBM-SC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Analise se as afirmações a seguir são (C) corretas ou (I) incorretas e aponte a alternativa correta:


( ) Sangue - líquido vermelho, viscoso, composto por plasma, células vermelhas (leucócitos), células brancas (hemácias) e plaquetas.

( ) O plasma (parte líquida) transporta as células e nutrientes para todos os tecidos. Também conduz os produtos de degradação para os órgãos excretores.

( ) As células vermelhas fornecem cor ao sangue e transportam oxigênio. As células brancas atuam na defesa do organismo contra as infecções.

( ) As plaquetas são essenciais para a formação de coágulos sanguíneos, necessários para estancar as hemorragias.

( ) Existem três tipos de hemorragias: Arterial; Venosa e Capilar.

Alternativas

ID
3485614
Banca
MS CONCURSOS
Órgão
CBM-SC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Analise as assertivas:


(i) A parada cardíaca é definida como uma cessação súbita e inesperada dos batimentos cardíacos. O coração para de bombear o sangue para o organismo e os tecidos começam a sofrer os efeitos da falta de oxigênio. O coração, centro essencial do organismo, começa a morrer após cerca de três minutos privado de oxigênio.

(ii) A função do sistema circulatório é distribuir sangue com oxigênio e nutrientes para todas as partes do corpo. Quando isso, por qualquer motivo, deixa de acontecer e começa a faltar oxigênio nos tecidos corporais, ocorre o que denominamos estado de choque, ou seja, as células começam a entrar em sofrimento e, se esta condição não for revertida, as células acabam morrendo.

(iii) O alarme sonoro que caracteriza o deslocamento em serviço de veículo de emergência, conhecido como sirene, emite o som em linha reta, tanto para a parte dianteira quanto para a traseira do veículo. Quanto maior a velocidade do veículo de emergência, maior o alcance da sirene.

(iv) Os veículos em movimento mudam constantemente de posição. A 80 quilômetros por hora, um carro percorre 22 metros, em um único segundo. Se acontecer uma emergência, entre perceber o problema, tomar a decisão de frear, acionar o pedal e o veículo parar totalmente, vão ser necessários, pelo menos, 44 metros.


Estão corretas apenas as assertivas:

Alternativas

ID
3485617
Banca
MS CONCURSOS
Órgão
CBM-SC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Qual das alternativas é considerada incorreta?

Alternativas

ID
3485620
Banca
MS CONCURSOS
Órgão
CBM-SC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

No âmbito da Constituição Federal de 1988 (BRASIL, 1988), os Corpos de Bombeiros Militares estão citados nos artigos 22, 42 e 144, os quais estabelecem que os mesmos situam-se entre os órgãos responsáveis pelo exercício da Segurança Pública e, assim como as Polícias Militares e Civis, subordinam-se aos Governadores dos Estados e do Distrito Federal, possuindo suas competências, atribuições, organizações e funcionamentos previstos em ordenamentos legais infraconstitucionais, consolidando-se desta forma dentro do Sistema de Segurança Pública adotado pela República Federativa do Brasil. Além disso, o Diploma Constitucional de 1988 estabeleceu que os Corpos de Bombeiros Militares, juntamente com as Polícias Militares, são instituições militares organizadas com base nos pilares ______________________, sendo seus membros denominados militares estaduais.


Qual alternativa preenche a lacuna de modo correto?

Alternativas
Comentários
  • Hierarquia: escalonamento dos graus hierárquicos.

    Disciplina: estrito cumprimento dos deveres impostos por leis, regulamentos e instruções.

    Gab: "A"

  • Complementando o comentário do colega: artigo retirado da CF/88

      Art. 42 Os membros das Polícias Militares e Corpos de Bombeiros Militares, instituições organizadas com base na hierarquia e disciplina, são militares dos Estados, do Distrito Federal e dos Territórios.

    Espero ter ajudado!!!

  • FKL: FORÇAS ARMADAS, PM E CBM - BASE NA HIERARQUIA E NA DISCIPLINA.

  • Amor e Coragem KKKK

ID
3485623
Banca
MS CONCURSOS
Órgão
CBM-SC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Em contrapartida ao conteúdo difuso da CF/88, no que tange às competências do CBMSC, a Constituição Estadual de Santa Catarina de 1989, em seu art. 108, alterado pela Emenda Constitucional nº 33, de 13 de junho de 2003, estabelece de forma expressa as competências do CBMSC. O Corpo de Bombeiros Militar, órgão permanente, força auxiliar, reserva do Exército, organizado com base na hierarquia e na disciplina, subordinado ao Governador do Estado, cabe, nos limites de sua competência, além das outras atribuições estabelecidas em lei:


I - realizar os serviços de prevenção de sinistros ou catástrofes, de combate a incêndio e de busca e salvamento de pessoas e bens e o atendimento pré-hospitalar;

II - estabelecer normas relativas à segurança das pessoas e de seus bens contra incêndio, catástrofe ou produtos perigosos;

III - analisar, previamente, os projetos de segurança contra incêndio em edificações, contra sinistros em áreas de risco e de armazenagem, manipulação e transporte de produtos perigosos, acompanhar e fiscalizar sua execução, e impor sanções administrativas estabelecidas em lei.

IV - realizar perícias de incêndio e de áreas sinistradas no limite de sua competência;

V - colaborar com órgãos da defesa civil;

VI - exercer a Polícia judiciária militar, nos termos da lei federal;

VII - estabelecer a prevenção balneária por salva-vidas; e

VIII - prevenir acidentes e incêndios na orla marítima e fluvial.


Acerca disso, assinale a alternativa que faz uma afirmação correta.

Alternativas
Comentários
  • Art. 108. O Corpo de Bombeiros Militar, órgão permanente, força auxiliar, reserva do Exército, organizado com base na hierarquia e disciplina, subordinado ao Governador do Estado, cabe, nos limites de sua competência, além de outras atribuições estabelecidas em Lei:

    I – realizar os serviços de prevenção de sinistros ou catástrofes, de combate a incêndio e de busca e salvamento de pessoas e bens e o atendimento pré-hospitalar;

    II – estabelecer normas relativas à segurança das pessoas e de seus bens contra incêndio, catástrofe ou produtos perigosos;

    III – analisar, previamente, os projetos de segurança contra incêndio em edificações, contra sinistros em áreas de risco e de armazenagem, manipulação e transporte de produtos perigosos, acompanhar e fiscalizar sua execução, e impor sanções administrativas estabelecidas em Lei;

    IV – realizar perícias de incêndio e de áreas sinistradas no limite de sua competência;

    V – colaborar com os órgãos da defesa civil;

    VI – exercer a polícia judiciária militar, nos termos de lei federal;

    VII – estabelecer a prevenção balneária por salva-vidas; e

    VIII – prevenir acidentes e incêndios na orla marítima e fluvial.

    § 1º O Corpo de Bombeiros Militar:

    I – é comandado por oficial da ativa do último posto da corporação; e

    II – disporá de quadro de pessoal civil para a execução de atividades administrativas, auxiliares de apoio e de manutenção.

    § 2º Os cargos não previstos nos quadros de organização da corporação, poderão ser exercidos pelo pessoal do Corpo de Bombeiros Militar, por nomeação do Governador do Estado. ().


ID
3485626
Banca
MS CONCURSOS
Órgão
CBM-SC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Pautado no art. 105 da Constituição Estadual de SC, preencha os parênteses com V (verdadeiro) ou F (falso) e assinale a alternativa correta:


A segurança pública, dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, é exercida para a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio, através dos seguintes órgãos:

( ) Polícia Civil

( ) Polícia Militar

( ) Corpo de Bombeiros Militar

( ) Instituto Geral de Perícia

( ) Colegiado Forense

Alternativas
Comentários
  • IGP não faz parte.

  • Art.105. A segurança pública, dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, é exercida para a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio, através dos seguintes órgãos:

    I - Policia Civil;

    II - Policia Militar;

    III – Corpo de Bombeiros Militar, e ().

    IV – . (NR) ().

  • ALTERNATIVA LETRA "B"

    Questão focada na letra da lei: "Pautado no art. 105 da Constituição Estadual de SC". Não se atentou à questão da constitucionalidade do inciso, apenas o que dizia o artigo.

    Art. 105 (...)

    IV - Instituto Geral de Perícia.

    *ADI nº 3469 - Declarada a inconstitucionalidade do art. 1º da EC 39/05 (IV do art. 105) (16.09.2010) 


ID
3485629
Banca
MS CONCURSOS
Órgão
CBM-SC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

De acordo com o art. 107 da Constituição Estadual de SC, a Polícia Militar é:

Alternativas
Comentários
  • GAB: C

    Órgão permanente, força auxiliar, reserva do Exército, organizada com base na hierarquia e na disciplina, subordinada ao Governador do Estado


ID
3485632
Banca
MS CONCURSOS
Órgão
CBM-SC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Em conformidade com o § 1° do artigo citado na questão 36, a Polícia Militar:


i- É comandada por oficial da ativa do último posto da corporação.

ii- Disporá de quadro de pessoal civil para a execução de atividades administrativas, auxiliares de apoio e de manutenção.


Assinale a alternativa que é correta em sua afirmação.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO LETRA: C

  • Achei a questão incompleta, pois deduz que somente civil pode trabalhar nessas funções


ID
3485635
Banca
MS CONCURSOS
Órgão
CBM-SC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

“A Justiça Militar Estadual, criada por lei de iniciativa privativa do Tribunal de Justiça, é constituída, em primeiro grau, pelos juízes de direito e pelos Conselhos de Justiça e, em segundo grau, pelo próprio Tribunal de Justiça, ou, nos estados em que o efetivo militar seja superior a _______________ integrantes, por Tribunal de Justiça Militar (CF, art. 125, § 3.°). Anote-se que, diferentemente da Justiça Militar federal, na Justiça Militar estadual temos tribunal de segundo grau, que será o próprio Tribunal de Justiça do Estado, ou, caso o Estado possua efetivo militar superior a 20.000 (vinte mil) integrantes, será criado, por lei de iniciativa do Tribunal de Justiça, o Tribunal de Justiça Militar.” Qual alternativa preenche a lacuna corretamente?

Alternativas
Comentários
  • CF Art. 125. Os Estados organizarão sua Justiça, observados os princípios estabelecidos nesta Constituição.

    § 3º A lei estadual poderá criar, mediante proposta do Tribunal de Justiça, a Justiça Militar estadual, constituída, em primeiro grau, pelos juízes de direito e pelos Conselhos de Justiça e, em segundo grau, pelo próprio Tribunal de Justiça, ou por Tribunal de Justiça Militar nos Estados em que o efetivo militar seja superior a vinte mil integrantes.     (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 45, de 2004)

  • TRIBUNAIS E JUÍZES MILITARES

    Art. 122. São órgãos da Justiça Militar:

    I - o Superior Tribunal Militar - STM

    II - os Tribunais e Juízes Militares instituídos por lei.

    Superior Tribunal Militar - STM

    Art. 123. O Superior Tribunal Militar compor-se-á de 15 Ministros vitalícios, nomeados pelo Presidente da República, depois de aprovada a indicação pelo Senado Federal, sendo 3 dentre oficiais-generais da Marinha, 4 dentre oficiais-generais do Exército, 3 dentre oficiais-generais da Aeronáutica, todos da ativa e do posto mais elevado da carreira, e 5 dentre civis.

    Parágrafo único. Os Ministros civis serão escolhidos pelo Presidente da República dentre brasileiros maiores de trinta e cinco anos, sendo:

    I - 3 dentre advogados de notório saber jurídico e conduta ilibada, com mais de 10 anos de efetiva atividade profissional;

    II - 2, por escolha paritária, dentre juízes auditores e membros do Ministério Público da Justiça Militar.

    Justiça militar

    Art. 124. À Justiça Militar compete processar e julgar os crimes militares definidos em lei.

    Parágrafo único. A lei disporá sobre a organização, o funcionamento e a competência da Justiça Militar.

    Art. 125. 3º A lei estadual poderá criar, mediante proposta do Tribunal de Justiça, a Justiça Militar estadual, constituída, em primeiro grau, pelos juízes de direito e pelos Conselhos de Justiça e, em segundo grau, pelo próprio Tribunal de Justiça, ou por Tribunal de Justiça Militar nos Estados em que o efetivo militar seja superior a 20 mil integrantes.

    Justiça militar estadual

    § 4º Compete à Justiça Militar estadual processar e julgar os militares dos Estados, nos crimes militares definidos em lei e as ações judiciais contra atos disciplinares militares, ressalvada a competência do júri quando a vítima for civil, cabendo ao tribunal competente decidir sobre a perda do posto e da patente dos oficiais e da graduação das praças.     

    § 5º Compete aos juízes de direito do juízo militar processar e julgar, singularmente, os crimes militares cometidos contra civis e as ações judiciais contra atos disciplinares militares, cabendo ao Conselho de Justiça, sob a presidência de juiz de direito, processar e julgar os demais crimes militares.

  • A questão exige conhecimento acerca da organização constitucional dos tribunais e juízes dos Estados. Sobre o tema, é correto afirmar que a Justiça Militar Estadual, criada por lei de iniciativa privativa do Tribunal de Justiça, é constituída, em primeiro grau, pelos juízes de direito e pelos Conselhos de Justiça e, em segundo grau, pelo próprio Tribunal de Justiça, ou, nos estados em que o efetivo militar seja superior a 20.000 (vinte mil) integrantes, por Tribunal de Justiça Militar. Conforme a CF/88, temos que:

     

    Art. 125, § 3º A lei estadual poderá criar, mediante proposta do Tribunal de Justiça, a Justiça Militar estadual, constituída, em primeiro grau, pelos juízes de direito e pelos Conselhos de Justiça e, em segundo grau, pelo próprio Tribunal de Justiça, ou por Tribunal de Justiça Militar nos Estados em que o efetivo militar seja superior a vinte mil integrantes (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 45, de 2004).

     

    Portanto, a alternativa preenche a lacuna corretamente é a letra “b”. Todas as demais alternativas constituem variações equivocadas do percentual previsto constitucionalmente.

     

    Gabarito do professor: letra b.

  • kkkk resposta ta na cara , gg.

  • A própria questão já conta a resposta kkkkkkkkkk

  • ue não entendi essa questão já trazendo a resposta não kkkkkk

  • É impressão minha ou a resposta já está na questão? Kkkkk


ID
3485638
Banca
MS CONCURSOS
Órgão
CBM-SC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

A Justiça Militar da União tem competência para processar e julgar os crimes militares definidos em lei (CF, art. 124). Dispõe, portanto, de competência exclusivamente penal, isto é, não julga nenhuma matéria não penal (civil ou disciplinar). Entretanto, além de militares integrantes das forças armadas, a Justiça Militar federal julga também:

Alternativas
Comentários
  • Seção VII

    DOS TRIBUNAIS E JUÍZES MILITARES

    Art. 122. São órgãos da Justiça Militar:

    I - o Superior Tribunal Militar;

    II - os Tribunais e Juízes Militares instituídos por lei.

    Art. 123. O Superior Tribunal Militar compor-se-á de quinze Ministros vitalícios, nomeados pelo Presidente da República, depois de aprovada a indicação pelo Senado Federal, sendo três dentre oficiais-generais da Marinha, quatro dentre oficiais-generais do Exército, três dentre oficiais-generais da Aeronáutica, todos da ativa e do posto mais elevado da carreira, e cinco dentre civis.

    Parágrafo único. Os Ministros civis serão escolhidos pelo Presidente da República dentre brasileiros maiores de trinta e cinco anos, sendo:

    I - três dentre advogados de notório saber jurídico e conduta ilibada, com mais de dez anos de efetiva atividade profissional;

    II - dois, por escolha paritária, dentre juízes auditores e membros do Ministério Público da Justiça Militar.

    Art. 124. À Justiça Militar compete processar e julgar os crimes militares definidos em lei.

    Parágrafo único. A lei disporá sobre a organização, o funcionamento e a competência da Justiça Militar.

    Observação: A JMU julga crimes militares, independente de quem seja o a agente.

  • Gabarito letra D.

  • Justiça Militar Federal

    Julga militar e civil

    Justiça Militar Estadual

    Julga somente militar


ID
3485641
Banca
MS CONCURSOS
Órgão
CBM-SC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Legislação da Justiça Militar
Assuntos

A Lei nº 8.457, de 4 de setembro de 1992, organiza a Justiça Militar da União e regula o funcionamento de seus Serviços Auxiliares. Na primeira parte desta Lei, trata-se da estrutura da Justiça Militar da União e, no seu artigo 1°, estão definidos quais são os órgãos da Justiça Militar da União. De acordo com o art. 1°, são órgãos da Justiça Militar:


I- o Superior Tribunal Militar;

II- a Auditoria de Correição;

III- os Conselhos de Justiça;

IV- os Juízes-Auditores e os Juízes-Auditores Substitutos.


É correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • QUESTÃO DESATUALIZADA E SEM GABARITO!!!

    Art. 1° São órgãos da Justiça Militar:

    I- o Superior Tribunal Militar;

    II- a Auditoria de Correição; (REVOGADO)

    II- a Corregedoria da Justiça Militar; (Redação dada pela Lei nº 13.774, de 2018)

    II-A - o Juiz-Corregedor Auxiliar; (Incluído pela Lei nº 13.774, de 2018)

    III- os Conselhos de Justiça;

    IV- os Juízes-Auditores e os Juízes-Auditores Substitutos. (REVOGADO)

    IV- os juízes federais da Justiça Militar e os juízes federais substitutos da Justiça Militar. (Redação dada pela Lei nº 13.774, de 2018)


ID
3485644
Banca
MS CONCURSOS
Órgão
CBM-SC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Legislação da Justiça Militar
Assuntos

Sobre as duas espécies de Conselhos de Justiça, analise:


i. Conselho Especial de Justiça, constituído pelo Juiz-Auditor e quatro Juízes militares, sob a presidência, dentre estes, de um oficial-general ou oficial superior, de posto mais elevado que o dos demais juízes, ou de maior antiguidade, no caso de igualdade;

ii. Conselho Permanente de Justiça, constituído pelo Juiz-Auditor, por um oficial superior, que será o presidente, e três oficiais de posto até capitão-tenente ou capitão.


Assinale a alternativa que é correta em sua afirmação.

Alternativas
Comentários
  • Lei de Organização Judiciária Militar - 8.457/1992

           Art. 16. São duas as espécies de Conselhos de Justiça:

    I - Conselho Especial de Justiça, constituído pelo juiz federal da Justiça Militar ou juiz federal substituto da Justiça Militar, que o presidirá, e por 4 (quatro) juízes militares, dentre os quais 1 (um) oficial-general ou oficial superior; (processa e julga oficiais)       

    II - Conselho Permanente de Justiça, constituído pelo juiz federal da Justiça Militar ou juiz federal substituto da Justiça Militar, que o presidirá, e por 4 (quatro) juízes militares, dentre os quais pelo menos 1 (um) oficial superior. (processa e julga praças)             

  • Eu estava quebrando a cabeça tentando entender pq a C está certa. É pq a Lei que organiza a JMU foi alterada pela LEI Nº 13.774, DE 19 DE DEZEMBRO DE 2018, que traz a nova redação que a colega Natália postou.

    Hoje, o gabarito seria D (as duas assertivas estão erradas).

  • QUESTÃO DESATUALIZADA, O CPPM FOI ATUALIZADO

    O CERTO SERIA A ALTERNATIVA D, TODAS ESTÃO ERRADAS.

    Da Composição dos Conselhos

    São 2 as espécies de Conselhos de Justiça:

    Quais são?

    Conselho Especial de Justiça

    Conselho Permanente de Justiça

    Como é constituído o Conselho Especial de Justiça?

    juiz federal da Justiça Militar ou juiz federal substituto da Justiça Militar, que o presidirá

    4 juízes militares , esses juízes tem que ser 1 oficial-general ou oficial superior

    Como é constituído o Conselho Permanente de Justiça?

    juiz federal da Justiça Militar ou juiz federal substituto da Justiça Militar, que o presidirá

    4 juízes militares, tem que ser pelo menos 1 oficial superior. 

    CEJ= 4 JUÍZES TEM QUE SER 1 OFICIAL-GENERAL OU OFICIAL SUPERIOR

    CPJ= 4 JUÍZES PELO MENOS 1 OFICIAL SUPERIOR


ID
3485647
Banca
MS CONCURSOS
Órgão
CBM-SC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Legislação da Justiça Militar
Assuntos

A Justiça Militar da União adota o princípio duplo grau de jurisdição, pois as decisões tomadas na chamada primeira instância sejam reexaminadas no órgão superior, através da interposição de recursos. O primeiro grau de jurisdição cabe aos Conselhos de Justiça que funcionam como as Auditorias Militares (Estaduais), distribuídas pelas Circunscrições Judiciárias Militares. O órgão de segundo grau é o Superior Tribunal Militar (STM), localizado em Brasília. Acerca do Conselho Especial de Justiça, sua Composição é: _____membros sendo: 1 Oficial ____________ (presidente do Conselho), 3 _____________ (Capitães ou Tenentes), 1 Juiz _________ (relator).


Qual alternativa preenche as lacunas de modo correto?

Alternativas
Comentários
  • Acredito que esteja desatualizada, a lei da JMU diz:

    Art. 16. São duas as espécies de Conselhos de Justiça:

    I - Conselho Especial de Justiça, constituído pelo juiz federal da Justiça Militar ou juiz federal substituto da Justiça Militar, que o presidirá, e por 4 (quatro) juízes militares, dentre os quais 1 (um) oficial-general ou oficial superior;               (Incluído pela Lei nº 13.774, de 2018)

  • O Conselho de Especial agora é assim:

    -> Presidente: Juiz Federal da JM ou substituto

    -> 4 juízes militares (1 deve ser oficial-general ou oficial superior)

  • Questão desatualizada

    Da Composição dos Conselhos

    São 2 as espécies de Conselhos de Justiça:

    Quais são?

    Conselho Especial de Justiça

    Conselho Permanente de Justiça

    Como é constituído o Conselho Especial de Justiça?

    juiz federal da Justiça Militar ou juiz federal substituto da Justiça Militar, que o presidirá

    4 juízes militares , esses juízes tem que ser 1 oficial-general ou oficial superior

    Como é constituído o Conselho Permanente de Justiça?

    juiz federal da Justiça Militar ou juiz federal substituto da Justiça Militar, que o presidirá

    4 juízes militares, tem que ser pelo menos 1 oficial superior. 

    CEJ= 4 JUÍZES TEM QUE SER 1 OFICIAL-GENERAL OU OFICIAL SUPERIOR

    CPJ= 4 JUÍZES PELO MENOS 1 OFICIAL SUPERIOR


ID
3485650
Banca
MS CONCURSOS
Órgão
CBM-SC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

O CBMSC, enquanto órgão da administração pública direta do Poder Executivo Estadual, integra um complexo sistema político, organizacional e jurídico que, com regência no moderno Direito Administrativo, subordina-se às normas e aos mandamentos consagrados no texto constitucional. Como exemplo, tem-se a necessária reverência aos princípios da legalidade, da impessoalidade, da moralidade, da publicidade e da eficiência, todos previstos no caput do artigo 37 Constituição da República Federativa do Brasil, promulgada em 5 de outubro de 1988. Além disso, a CF/88 também constitui a legislação primária a reconhecer a existência, legitimar a atuação, bem como pontuar os contornos dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil. Assim, dentre os órgãos elencados de forma taxativa pela Carta Magna como responsáveis pelo exercício da segurança pública, estão os Corpos de Bombeiros Militares, a quem, além das atribuições definidas em lei, incumbe a execução de atividades de defesa civil. O artigo 22 de nossa Constituição Cidadã estabelece que legislar, nos termos do artigo citado, sobre a organização dos Corpos de Bombeiros Militares, é de competência:

Alternativas
Comentários
  • Art. 22. Compete privativamente à União legislar sobre:

    XXI - normas gerais de organização, efetivos, material bélico, garantias, convocação, mobilização, inatividades e pensões das polícias militares e dos corpos de bombeiros militares;

  • Complementando o comentário do colega, a título de aprendizado

    No art. 22, XXI - normas gerais de organização, efetivos, material bélico, garantias, convocação, mobilização, inatividades e pensões das polícias militares e dos corpos de bombeiros militares;    

    O trecho em negrito foi acrescido pela Emenda a Constituição n° 103/2019      

    Espero ter ajudado!!!     

  • Competências privativa da união 

    Art. 22. Compete privativamente à União legislar sobre:

    I - direito civil, comercial, penal, processual, eleitoral, agrário, marítimo, aeronáutico, espacial e do trabalho;

    II - desapropriação;

    III - requisições civis e militares, em caso de iminente perigo e em tempo de guerra;

    IV - águas, energia, informática, telecomunicações e radiodifusão;

    V - serviço postal;

    VI - sistema monetário e de medidas, títulos e garantias dos metais;

    VII - política de crédito, câmbio, seguros e transferência de valores;

    VIII - comércio exterior e interestadual;

    IX - diretrizes da política nacional de transportes;

    X - regime dos portos, navegação lacustre, fluvial, marítima, aérea e aeroespacial;

    XI - trânsito e transporte;

    XII - jazidas, minas, outros recursos minerais e metalurgia;

    XIII - nacionalidade, cidadania e naturalização;

    XIV - populações indígenas;

    XV - emigração e imigração, entrada, extradição e expulsão de estrangeiros;

    XVI - organização do sistema nacional de emprego e condições para o exercício de profissões;

    XVII - organização judiciária, do Ministério Público do Distrito Federal e dos Territórios e da Defensoria Pública dos Territórios, bem como organização administrativa destes;          

    XVIII - sistema estatístico, sistema cartográfico e de geologia nacionais;

    XIX - sistemas de poupança, captação e garantia da poupança popular;

    XX - sistemas de consórcios e sorteios;

    XXI - normas gerais de organização, efetivos, material bélico, garantias, convocação, mobilização, inatividades e pensões das polícias militares e dos corpos de bombeiros militares

    XXII - competência da polícia federal e das polícias rodoviária e ferroviária federais;

    XXIII - seguridade social;

    XXIV - diretrizes e bases da educação nacional;

    XXV - registros públicos;

    XXVI - atividades nucleares de qualquer natureza;

    XXVII - normas gerais de licitação e contratação, em todas as modalidades, para as administrações públicas diretas, autárquicas e fundacionais da União, Estados, Distrito Federal e Municípios, obedecido o disposto no art. 37, XXI, e para as empresas públicas e sociedades de economia mista, nos termos do art. 173, § 1°, III;     

    XXVIII - defesa territorial, defesa aeroespacial, defesa marítima, defesa civil e mobilização nacional;

    XXIX - propaganda comercial.

  • No art. 22. Compete privativamente à União legislar sobre: XXI - normas gerais de organização, efetivos, material bélico, garantias, convocação, mobilização, inatividades e pensões das polícias militares e dos corpos de bombeiros militares;    

  • A questão exige conhecimento acerca da organização constitucional, em especial no que tange à repartição constitucional de competências. Tendo em vista o caso hipotético narrado e considerando a disciplina constitucional acerca do assunto, é correto dizer que o artigo 22 de nossa Constituição Cidadã estabelece que legislar, nos termos do artigo citado, sobre a organização dos Corpos de Bombeiros Militares, é de competência: privativa da União. Nesse sentido:

     

    Art. 22. Compete privativamente à União legislar sobre: [...] XXI - normas gerais de organização, efetivos, material bélico, garantias, convocação, mobilização, inatividades e pensões das polícias militares e dos corpos de bombeiros militares (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 103, de 2019).

     

    Gabarito do professor: letra c.


ID
3485653
Banca
MS CONCURSOS
Órgão
CBM-SC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

A Lei 6.218, de 10 de fevereiro de 1983, denominada Estatuto dos Militares Estaduais, constitui-se um dos pilares centrais da construção legal das Corporações Militares Estaduais, Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) e Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC). O CBMSC, como descrito em seu Estatuto, é instituição permanente e possui como pilares fundamentais a hierarquia e disciplina, sendo Força Auxiliar e Reserva do Exército.


Acerca da estrutura basilar das corporações militares estaduais, considere:

i. A Polícia Militar, subordinada operacionalmente ao Secretário de Segurança e Informações, é uma instituição permanente, organizada com base na hierarquia e disciplina, destinada à manutenção da ordem pública, na área do Estado, sendo considerada força auxiliar, Reserva do Exército.

ii. Os integrantes da Polícia Militar do Estado, em razão da destinação constitucional da Corporação e em decorrência das leis vigentes, constituem uma categoria especial de servidores públicos estaduais e são denominados policiais-militares.


Agora, assinale a alternativa que é correta em sua afirmação.

Alternativas
Comentários
  • CAPÍTULO I

    Das Disposições Introdutórias

    .

    Art. 2º A Polícia Militar, subordinada operacionalmente ao Secretário de Segurança e Informações, é uma instituição permanente, organizada com base na hierarquia e disciplina, destinada à manutenção da ordem pública, na área do Estado, sendo considerada força auxiliar, Reserva do Exército.

    Art. 3º Os integrantes da Polícia Militar do Estado em razão da destinação constitucional da Corporação e em decorrência da leis vigentes, constituem uma categoria especial, de servidores públicos estaduais e são denominados policiais-militares.

    Gab A


ID
3485656
Banca
MS CONCURSOS
Órgão
CBM-SC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Acerca das definições sobre carreira e requisitos de ingresso às fileiras das corporações, preencha os parênteses com C (certo) ou E (errado) e assinale a alternativa correta:


( ) O serviço policial-militar consiste no exercício de atividades inerentes à Polícia Militar e compreende todos os encargos previstos na legislação específica, relacionados com a manutenção da ordem pública.

( ) A carreira policial-militar é caracterizada por atividade continuada e inteiramente devotada às finalidades da Polícia Militar, denominada atividade policial-militar.

( ) A carreira Policial-Militar é privativa do pessoal da ativa, tem início com o ingresso da Polícia-Militar e obedece à sequência de graus hierárquicos.

( ) A carreira de Oficial da Polícia Militar é privativa de Brasileiro Nato ou Estrangeiro que resida no país por mais de dois anos.

Alternativas
Comentários
  • Art. 4º O serviço policial-militar consiste no exercício de atividades inerentes à Polícia Militar e compreende todos os encargos previstos na legislação específica, relacionados com a manutenção da ordem pública.

    Art. 5º A carreira policial-militar é caracterizada por atividade continuada e inteiramente devotada às finalidade da Polícia Militar, denominada atividade policial-militar.

    Parágrafo único. A carreira Policial-Militar é privativa do pessoal da ativa, tem início com o ingresso da Polícia-Militar e obedece à seqüência de graus hierárquicos.

    Art. 6º A carreira de Oficial da Polícia Militar é privativa de Brasileiro Nato.

    Letra C

  • Amigos,

    Questão dada pela última opção. Importante lembrar:

    1) Estatuto diz BRASILEIRO NATO

    2) Constituição diz que NATO é só pra oficial das forças armadas.


ID
3485659
Banca
MS CONCURSOS
Órgão
CBM-SC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

O ingresso na carreira militar denota compromisso e aceitação das regras e deveres por ela imposta. Todo cidadão, após ingressar na Polícia Militar mediante __________, matrícula ou nomeação, prestará compromisso de honra, no qual afirmará a sua aceitação consciente das obrigações e dos deveres policiais-militares e manifestará sua firme disposição de bem cumpri-los.


Qual alternativa preenche a lacuna corretamente?

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra A;

    compreende o disposto no artigo 33, do compromisso policial militar;

  • Essa só acerta quem tem o Estatuto decorado. Foge a lógica.

  • Não ingressa na PM mediante concurso agora...kkk

  • pegadinha pra quem não grava a letra da lei, inclusão!

  • GABARITO: LETRA A.

    LEI Nº 3.808-81:

    Art. 31 - Todo cidadão, após ingressar na Polícia Militar mediante inclusão, matrícula ou nomeação, prestará compromisso de honra, no qual afirmará a sua aceitação consciente das obrigações e dos deveres policiais-militares e manifestará a sua firme disposição de bem cumpri-los.

  • lei 6.218- ESTATUTO PMSC

    Seção I

    Do compromisso Policial-Militar

    Art. 33. Todo cidadão, após ingressar na Polícia Militar mediante inclusão, matrícula ou nomeação, prestará compromisso de honra, no qual afirmará a sua aceitação consciente das obrigações e dos deveres policiais-militares e manifestará sua firme disposição de bem cumpri-los.


ID
3485662
Banca
MS CONCURSOS
Órgão
CBM-SC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

A carreira militar possui dois grandes quadros, Oficiais e Praças, o quadro dos Oficiais com sua escala específica de postos e o quadro das Praças com as graduações de igual maneira. Acerca disso, considere:


i. Posto é o grau hierárquico do Oficial, conferido pelo ato do Governador do Estado e confirmado em Carta Patente.

ii. Colação é o grau hierárquico da praça, conferido pelo Capitão da Polícia Militar.

iii. O aspirante-oficial PM e o aluno-oficial PM são denominados praças especiais.

iv. Os graus hierárquicos inicial e final dos diversos quadros são fixados separadamente, para cada caso, dentro da lei de fixação de Efetivos.


Agora, assinale a alternativa que é correta em sua afirmação.

Alternativas
Comentários
  • Amigos,

    POSTO é do OFICIAL -> Dado pelo Governador

    GRADUAÇÃO é do PRAÇA -> Dado pelo Cmdte geral de polícia

    OBS: COM BASE NO ESTATUTO DE SC, mas creio que vale para todas as PMs

    Quem são os praças especiais? Quem não é nem praça, nem oficial.

    Assim, são os Cadetes (alunos do CFO que estão "acima" dos praças e "abaixo" dos oficiais.

    E, também, os Aspiras, que são os cadetes recém formados que passam por "estágio probatório" de, normalmente, 6 meses em um batalhão, após isso, se não forem demitidos, viram OFICIAIS da PM, inicialmente como 2º Tenente.

    (No RS já saem como capitães)

  • A questão retrata o art. 15 da Lei Estadual nº. 5.251/1985.

    Art. 15 Os círculos hierárquicos e a escala hierárquica na Polícia Militar são os fixados nos parágrafos e quadro seguintes:

    § 1º Posto é o grau hierárquico do oficial, conferido por ato do Governador do Estado e confirmando em Carta Patente.

    § 2º Graduação é o grau hierárquico da praça, conferido pelo Comandante Geral da Polícia Militar.

    § 3º Os Aspirantes a Oficial PM e alunos da Escola de Formação de Policial-Militar são denominados praças especiais.

    § 4º Os graus hierárquicos inicial e final dos diversos quadros de oficiais e praças, são fixados separadamente, para cada caso, em Lei de Organização Básica da Corporação.

  • No meu estado é publicado em Boletim, e ambos pelo Governador.


ID
3485665
Banca
MS CONCURSOS
Órgão
CBM-SC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

As instituições militares se erguem sob fortes valores, a manutenção destes impõe aos seus integrantes uma série de obrigações e deveres, que se traduzem pelo regramento institucional, que compele à constante retidão de seu corpo de militares e a união de suas fileiras, exaltando o que há de melhor naqueles que envergam suas fardas.

Acerca das manifestações essenciais do valor policial-militar, expressas no art. 28, relacione a Coluna A com a Coluna B e assinale a alternativa correta:


Coluna A

1. A fé

2. O sentimento

3. O amor

4. O espírito de corpo

5. O aprimoramento

6. O civismo


Coluna B

( ) de servir à comunidade, traduzido pela vontade inabalável de cumprir o dever policial-militar e pelo integral devotamento à manutenção da ordem pública mesmo com risco da própria vida.

( ) e o culto das tradições históricas.

( ) na elevada missão da Polícia Militar.

( ) orgulho do policial-militar pela organização onde serve.

( ) técnico-profissional.

( ) à profissão policial-militar e o entusiasmo com que é exercida.

Alternativas
Comentários
  • CAPÍTULO I

    DAS OBRIGAÇÕES POLICIAIS-MILITARES

    Seção I

    Do valor Policial-Militar

    Art. 28. São manifestações essenciais do valor policial-militar:

    I – o sentimento de servir à comunidade, traduzido pela vontade inabalável de cumprir o dever policial-militar e pelo integral devotamento à manutenção da ordem pública mesmo com risco da própria vida;

    II – o civismo e o culto das tradições históricas;

    III – a fé na elevada missão da Polícia Militar;

    IV – o espírito de corpo, orgulho do policial-militar pela organização onde serve;

    V – o amor à profissão policial-militar e o entusiasmo com que é exercida;

    VI – o aprimoramento técnico-profissional.

    Letra B: 2 – 6 – 1 – 4 – 5 – 3.


ID
3485668
Banca
MS CONCURSOS
Órgão
CBM-SC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Assinale a alternativa incorreta.


No que diz respeito aos deveres dos policiais-militares, é expresso no art. 32 que esses emanam de um conjunto de vínculos racionais e morais, que ligam o policial-militar ao Estado e ao serviço, compreendendo, essencialmente:

Alternativas
Comentários
  •     Art. 31. Os deveres militares emanam de um conjunto de vínculos racionais, bem como morais, que ligam o militar à Pátria e ao seu serviço, e compreendem, essencialmente:

           I - a dedicação e a fidelidade à Pátria, cuja honra, integridade e instituições devem ser defendidas mesmo com o sacrifício da própria vida; (A)

           II - o culto aos Símbolos Nacionais; (B)

           III - a probidade e a lealdade em todas as circunstâncias; (D)

           IV - a disciplina e o respeito à hierarquia;

           V - o rigoroso cumprimento das obrigações e das ordens; e (C)

           VI - a obrigação de tratar o subordinado dignamente e com urbanidade. (C)

    Apenas depois de concluir essa anotação percebi que questionava-se acerca da resposta incorreta...

    Gabarito: D


ID
3485671
Banca
MS CONCURSOS
Órgão
CBM-SC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

De acordo com o art. 42, a violação das obrigações e dos deveres policiais-militares constituirá crime, contravenção ou transgressão disciplinar, conforme dispuserem a legislação ou a regulamentação peculiar.


i. A violação dos preceitos da ética policial-militar é tão grave quanto mais elevado for o grau hierárquico de quem a cometer.

ii. No concurso de crime militar e de contravenção ou de transgressão disciplinar, quando forem da mesma natureza, será aplicada somente a pena relativa ao crime.


Acerca do explanado acima, assinale a alternativa que traz a afirmativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Lei 6.880 de 1980 - Estatuto dos Militares 

    Art. 42. A violação das obrigações ou dos deveres militares constituirá crime, contravenção ou transgressão disciplinar, conforme dispuser a legislação ou regulamentação específicas.

           § 1º A violação dos preceitos da ética militar será tão mais grave quanto mais elevado for o grau hierárquico de quem a cometer.

           § 2° No concurso de crime militar e de contravenção ou transgressão disciplinar, quando forem da mesma natureza, será aplicada somente a pena relativa ao crime.