GABARITO: LETRA E
A organização consiste em um conjunto de posições funcionais e hierárquicas orientado para o objetivo econômico de produzir bens ou serviços. Os princípios fundamentais da organização formal são:
1. Divisão do trabalho.
2. Especialização.
3. Hierarquia.
4. Amplitude administrativa
DIVISÃO DO TRABALHO
Decomposição de um processo complexo em pequenas tarefas. A aceitação da divisão do trabalho deveu-se a vários fatores, a saber:
1. Padronização e simplificação das atividades dos operários e posteriormente do pessoal de nível mais elevado.
2.Maior especialização e detalhamento das tarefas.
3.Melhor aproveitamento do trabalho especializado por meio de departamentalização.
As consequências que a divisão do trabalho trouxe no curto prazo foram:
1. Maior produtividade e melhor rendimento do pessoal envolvido.
2. Maior eficiência da organização, como resultante do item anterior.
3. Redução dos custos de produção, principalmente os de mão-de-obra e de materiais diretos.
ESPECIALIZAÇÃO
- Consequência da divisão do trabalho
- Cada órgão ou cargo passa a ter funções e tarefas específicas e especializadas.
Os neoclássicos passam a se preocupar com a especialização dos órgãos que compõem a estrutura organizacional.
HIERARQUIA
Além de uma estrutura de funções especializada, a organização precisa também de uma estrutura hierárquica para dirigir as operações dos níveis que lhe estão subordinados.
Em toda organização formal existe uma hierarquia que divide a organização em camadas ou níveis de autoridade.
Na medida em que se sobe na escala hierárquica, aumenta o volume de autoridade do administrador.
Quanto maior a organização, maior tende a ser o número de níveis hierárquicos da estrutura.
Organograma: é um gráfico que representa a estrutura formal de uma organização.
AMPLITUDE ADMINISTRATIVA
A amplitude administrativa (ou amplitude de comando ou ainda amplitude de controle) significa o número de subordinados que um administrador pode supervisionar.
A tendência atual nas organizações é de achatar e comprimir a estrutura organizacional no sentido de aproximar a base da cúpula e melhorar as comunicações.
Professor: Roberto César.
A questão em análise exige que tenhamos conhecimentos sobre alguns traços da Teoria Neoclássica da administração. Diante disso, vamos analisar as alternativas em busca daquela que não apresenta uma característica relacionada à referida abordagem teórica.
A – INCORRETA. A Divisão do Trabalho consiste em dividir uma atividade complexa numa série de tarefas menores, de modo a não sobrecarregar o operário com atividades demasiadamente complexas.
B – INCORRETA. A especialização do trabalho é uma maneira de aumentar a eficiência, diminuindo assim os custos de produção. Consiste em simplificar as tarefas, atribuindo a cada posto de trabalho tarefas simples e repetitivas que acabam tornando o operário um especialista naquela atividade desempenhada.
C – INCORRETA. – A hierarquia é um traço marcante em todas as organizações formais. Esta divide a organização em níveis de autoridade, tendo os superiores autoridade sobre os inferiores.
D – INCORRETA. – Amplitude Administrativa significa o número de subordinados que um administrador pode dirigir dentro da organização. Quando o administrador tem muitos subordinados, sua amplitude de comando é grande e ampla. Uma amplitude estreita com, um número maior de níveis hierárquicos produz uma estrutura alta e alongada. Por outro lado, uma amplitude larga com poucos níveis hierárquicos gera uma estrutura achatada e horizontalizada.
E – CORRETA. – Depois de analisarmos as quatro alternativas anteriores, não nos resta dúvida alguma quanto ao erro desta. A presença de uma autoridade é traço característico das organizações formais, isso fica ainda mais evidenciado pela sua estrutura hierárquica.
GABARITO: E