-
GABARITO: LETRA D
Estilos de Liderança:
AUTOCRÁTICA
▪ Apenas o líder fixa as diretrizes, sem qualquer participação do grupo;
▪ O líder determina as providências e as técnicas para a execução das tarefas, cada uma pôr vez, na medida em que se tornam necessárias e de modo imprevisível para o grupo;
▪ O líder determina qual a tarefa que cada um deve executar e qual o seu companheiro de trabalho;
▪ O líder é Dominador e é "pessoal" nos elogios e nas críticas ao trabalho de cada membro.
DEMOCRÁTICA
▪ As diretrizes são debatidas pelo grupo, estimulado e assistido pelo líder;
▪ O próprio grupo esboça as providências e as técnicas para atingir o alvo solicitando aconselhamento técnico ao líder quando necessário, passando este a sugerir duas ou mais alternativas para o grupo escolher. As tarefas ganham novas perspectivas com os debates;
▪ A divisão das tarefas fica a critério do próprio grupo e cada membro tem liberdade de escolher seus companheiros de trabalho;
▪ O líder procura ser um membro normal do grupo, em espírito, sem encarregar-se muito de tarefas.
▪ O líder é "objetivo" e limita-se aos "fatos" em suas críticas e elogios.
LIBERAL
▪ Há liberdade completa para as decisões grupais ou individuais, com participação mínima do líder;
▪ A participação do líder no debate apenas materiais variados ao grupo, esclarecendo que poderia fornecer informações desde que as pedissem;
▪ Tanto a divisão das tarefas, como a escolha dos companheiros, fica totalmente a cargo do grupo. Absoluta falta de participação do líder;
▪ O líder não faz nenhuma tentativa de avaliar ou de regular o curso dos acontecimentos;
▪ O líder somente faz comentários irregulares sobre as atividades dos membros quando perguntado.
FONTE: QC
-
a) Autocrática
b) Liberal
c) Liberal
d) Democrática
e) Autocrática
-
A questão nos trás um dos assuntos mais cobrados da nossa disciplina. Para responder corretamente, é preciso possuir conhecimento sobre a Teoria dos Estilos. Após analisarmos um pouco da referida teoria, analisaremos as alternativas propostas.
Teoria dos três estilos de liderança – White e Lippitt
Como surgiu? Na década de 1930, Kurt Lewin orientou Rauph White e Ronald Lippitt numa pesquisa com três grupos de crianças. Essa pesquisa consistia em submeter os grupos a diferentes estilos de liderança. Os estilos de liderança são:
◼ Autocrático – Focado líder, que centraliza em si o processo de tomada de decisão. O líder determina quem realizará, o que realizará e quando realizará determinada atividade. Não há participação dos liderados, e se tem é a mínima possível.
◼ Democrático – É o estilo que incentiva a participação dos liderados nas decisões da organização. O líder ouve aqueles debaixo da sua liderança antes de tomar as decisões necessárias. O líder democrático pode ser:
→ Consultivo – o líder busca a opinião dos liderados para que possa decidir.
→ Participativo – o líder dá orientações aos liderados para que eles possam decidir, conforme a orientação dada.
◼ Liberal/ Laissez-faire – Nesse modelo a participação do líder é mínima. Os liderados possuem total liberdade para tomas as decisões.
Agora vamos analisar as alternativas da questão à luz do comentário acima exposto.
A – incorreta – Essa alternativa traz a definição da liderança autocrática, aquela em que as diretrizes são fixadas sem qualquer participação dos liderados.
B – incorreta – Já essa alternativa traz um exemplo do estilo liberal de liderar. No estilo liberal, a participação mínima, ou total, do líder é a marca registrada. Todo o processo está nas mãos dos liderados. Lembre-se, LIBERAL= LIBERDADE.
C – incorreta – Aqui temos uma informação valiosa que complementa o conceito trazido na letra "B". O líder liberal dá apenas informações básicas e se dispõe a ajudar, mas apenas se solicitado pelo grupo.
D – correta – O objetivo do estilo democrático é ouvir a todos. A promoção do debate é incentivada para que se chegue a melhor conclusão. O líder faz questão de ouvir os colaboradores sob sua responsabilidade para que assim tome uma decisão após a manifestação de cada um sobre o assunto levantado.
E – incorreta – A característica de dominação é claramente do estilo autocrático de liderar. Nesse modelo não há nenhuma preocupação com o que o liderado acha, apenas com o que o líder acha.
Após a análise das alternativas acima, podemos concluir que;
GABARITO: D
Fonte: DURAN, C. Gestão de Pessoas. Salvador: Juspodivm, 2016.
-
Então... Ao que tudo indica não temos resposta correta, visto que a única que poderia ter alguma lógica relacionada a liderança democrática falha ao dizer que:
"As diretrizes são debatidas e decididas pelo grupo".
Pelo que se sabe nas diversas literaturas e como o Reinaldo trouxe no comentário, a Liderança democrática tem como característica: " O objetivo do estilo democrático é ouvir a todos. A promoção do debate é incentivada para que se chegue a melhor conclusão. O líder faz questão de ouvir os colaboradores sob sua responsabilidade para que assim tome (O gestor toma a decisão) uma decisão após a manifestação de cada um sobre o assunto levantado."
-
As diretrizes são debatidas e decididas pelo grupo, estimulado e assistido pelo líder.
A divisão das tarefas fica a critério do grupo, cada membro tem liberdade de escolher seus companheiros de trabalho.
-
GAB D
ESTILOS DE LIDERANÇA:
- Autocrático: Chefe; poder de coerção; dita normas; não aceita participação do grupo; só ele toma decisões; é centralizador. (Ênfase no líder).
- Democrático: Líder; exerce influência; incentiva a participação da equipe; compartilha decisões; a divisão do trabalho fica a critério do grupo; ele se identifica como membro normal do grupo. (Ênfase no líder e subordinados).
- Liberal/Laissez-faire: total liberdade para decisões do grupo; o líder pouco ou nada participa; é consultivo; a escolha de tarefas e decisões é totalmente do grupo; não há avaliação nem controle por ele. (Ênfase nos subordinados).
FONTE: MEUS RESUMOS
OBS: VENDO MEUS RESUMOS (Whatsapp: 87996271319)