SóProvas


ID
3486289
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de São Felipe D`Oeste - RO
Ano
2020
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Ênfase nas tarefas, buscar a eliminação do desperdício, da melhoria nos processos de cada colaborador e a redução dos custos de produção. Taylor, por meio do Estudo de Tempos e Movimentos, buscava a:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA A

    Organização racional do trabalho:

    Taylor verificou que os operários aprendiam a maneira de executar as tarefas do trabalho por meio da observação dos companheiros vizinhos. Notou que isso levava a diferentes métodos para fazer a mesma tarefa e uma grande variedade de instrumentos e ferramentas diferentes em cada operação. Como há sempre um método mais rápido e um instrumento mais adequado que os demais, esses métodos e instrumentos melhores podem ser encontrados e aperfeiçoados por meio de uma análise científica e um acurado estudo de tempos e movimentos, em vez de ficar a critério pessoal de cada operário. Essa tentativa de substituir métodos empíricos e rudimentares pelos métodos científicos recebeu o nome de ORT.

    A ORT se fundamenta nos seguintes aspectos:

    1. Análise do trabalho e do estudo dos tempos e movimentos.

    2. Estudo da fadiga humana.

    3. Divisão do trabalho e especialização do operário.

    4. Desenho de cargos e de tarefas.

    5. Incentivos salariais e prêmios de produção.

    6. Conceito de homo economicus.

    7. Condições ambientais de trabalho, como iluminação, conforto etc.

    8. Padronização de métodos e máquinas.

    9. Supervisão funcional.

    FONTE:  Idalberto Chiavenato - Administração Geral e Pública - para provas e concursos - 3º Ed. - 2012.  

  • GABARITO: LETRA A

    ÊNFASE NAS TAREFAS é o foco das teorias que consideram a Administração uma ciência aplicada na racionalização e no planejamento das atividades operacionais, como no caso da Administração Científica.

    A Administração Científica preocupava-se em aumentar a eficiência da indústria por meio da racionalização do trabalho do operário.

    Taylor verificou que os operários aprendiam a maneira de executar as tarefas do trabalho por meio da observação dos companheiros vizinhos. Notou que isso levava a diferentes métodos para fazer a mesma tarefa e uma grande variedade de instrumentos e ferramentas diferentes em cada operação. Como há sempre um método mais rápido e um instrumento mais adequado que os demais, esses métodos e instrumentos melhores podem ser encontrados e aperfeiçoados por meio de uma análise científica e um acurado estudo de tempos e movimentos, em vez de ficar a critério pessoal de cada operário. Essa tentativa de substituir métodos empíricos e rudimentares pelos métodos científicos recebeu o nome de Organização Racional do Trabalho (ORT).

    A ORT se fundamenta nos seguintes aspectos:

    1. Análise do trabalho e do estudo dos tempos e movimentos.

    2. Estudo da fadiga humana.

    3. Divisão do trabalho e especialização do operário.

    4. Desenho de cargos e de tarefas.

    5. Incentivos salariais e prêmios de produção.

    6. Conceito de homo economicus.

    7. Condições ambientais de trabalho, como iluminação, conforto etc.

    8. Padronização de métodos e de máquinas.

    9. Supervisão funcional

    Introdução à Teoria Geral da Administração - 7Ed - Idalberto Chiavenato.

  • Questão versa sobre o Estudo dos Tempos e dos Movimentos, assunto relacionado à Administração Científica de Frederick Taylor.

    Qual seu objetivo? O estudo do tempo e dos movimentos busca decompor cada atividade a uma série de atividades simples, o que permite a definição do tempo que cada tarefa leva para ser realizada.

    A – CORRETA. O objetivo por trás do estudo dos tempos e movimentos é reduzir o tempo que uma tarefa leva para ser realizada de modo a obter o máximo de rendimento com um mínimo de tempo.

    B – INCORRETA. O princípio da ORT, Organização Racional do Trabalho, que é usado para a escolha de colaboradores é a ''seleção científica do trabalhador”, que busca escolher o colaborador segundo a sua aptidão.

    C INCORRETA. Em nenhum momento a ORT incentiva a radicalização do trabalho, isso poderia atrapalhar o desempenho organizacional. A ideia, por outro lado, era reduzir as causas que poderiam levar à fadiga, ao trabalho cansativo)

    D INCORRETA. O estudo dos tempos e movimentos não tem nada a ver com críticas. Essas podem até ocorrer, mas no que diz respeito à supervisão funcional, mas devem estar ligadas ao trabalho em si.

    E INCORRETA. Aqui o examinador só quis completar a 5° alternativa, não tem nada a ver nem com a administração segundo Taylor.

    Após analisar as alternativas, podemos notar que a alternativas "A" é a que está de acordo com o que solicitou o comando da questão.

    GABARITO: A

  • Taylor propõe a racionalização do trabalho por meio do estudo dos tempos e movimentos. Os operários deveriam ser escolhidos com base em suas aptidões para a realização de determinadas tarefas (divisão do trabalho) e então treinados para que executem da melhor forma possível em menos tempo.

  • IMAGINE TAYLOR NA F1 HOJE ??? O TEMPO DO PIT STOP !