SóProvas



Questões de Administração de Recursos Humanos em Administração Geral


ID
154723
Banca
FGV
Órgão
Senado Federal
Ano
2008
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A análise organizacional leva em conta o que a organização produz (produtos ou serviços), como ela produz (qualidade, custo, produtividade), para quem ela produz (mercado de clientes, concorrentes), com o que ela produz (tecnologia pessoal, recursos próprios ou de terceiros, fornecedores), para se ter uma idéia clara das suas vantagens competitivas e de como utilizá-las melhor. Na verdade, a análise organizacional busca localizar os fatores críticos de sucesso da organização.

Modernamente torna-se necessário, além dessa análise, verificar aspectos tangíveis e, principalmente, aspectos intangíveis. Dentre os aspectos intangíveis de uma organização, que devem ser alvo de uma análise organizacional, encontram-se:

Alternativas
Comentários
  • Resposta letra "E".

    ===============================================================================================================

    Os ativos intangíveis são todos os elementos não substanciais que estão diretamente vinculados ao potencial de geração de riqueza em uma organização. Em outras palavras, são todos os bens incorpóreos: não podem ser tocados, mas possuem valor econômico e, por esse motivo, necessitam de substância física.

    Fonte: https://blog.wedologos.com.br/empreendedorismo/expandir-negocio/o-que-sao-ativos-intangiveis/

  • A arquitetura organizacional molda a empresa e determina de que forma ela se relaciona com o mercado


ID
198238
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Com relação à administração de recursos humanos (ARH) e dos
novos desafios da gestão de pessoas, julgue os itens a seguir.

Em razão da importância da administração de recursos humanos no âmbito das organizações, o órgão de ARH deve estar posicionado no nível decisório da estrutura organizacional, o que corresponde ao nível hierárquico de diretoria.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO!

    Na atualidade o orgão de  ARH é STAFF, ou seja, orgão de acessoramento.

  •  cuidado com a ortografia

  • Por mais que o papel de assessoramento desempenhado pela gestão de pessoas seja essencial no nível estratégico de uma organização e deva possuir autonomia em suas funções, as decisões relacionadas a pessoal devem ficar a cargo da direção.
  • Amigos, tudo bem? PRESTEM ATENÇÃO que o comentário do T-C está errado, mesmo ele sendo bem pontuado.

  • Questão ERRADA!

    Segue comentário da professora Cristiana Duran [www.e-concursos.net]:

    "Lembre-se sempre da velha e clássica frase: “Recursos Humanos é uma responsabilidade de linha e uma função de staff”. O que ela significa? Significa que a responsabilidade de RH fica a cargo de um gerente (linha gerencial), mas sua função é de apoio a toda a organização, já que seu objeto de trabalho se encontra em todos os departamentos da organização (as pessoas!). STAFF = APOIO. Então, o RH é muito importante sim, mas deve ser posicionado como área de apoio de nível gerencial."
  • Pessoal, conforme Idalberto Chiavenato em Recursos Humanos Ed compacta:

                Em algumas organizações, o órgão de ARH está situado em nível INSTITUCIONAL: sua colocação na estrutura organizacional corresponde, no caso, ao NÍVEL HIERÁRQUICO DE DIRETORIA e, portanto, DECISORIAL. 




    Portanto a afirmação correta é NÍVEL INSTITUCIONAL E NÃO NÍVEL DECISÓRIO,
  • QUESTÃO "errada"
    Segundo Chiavenato:
    Em razão da importância da administração de recursos humanos no âmbito das organizações, o órgão de ARH deve estar posicionado no nível decisório da estrutura organizacional, o que corresponde ao nível hierárquico de diretoria
    COMENTÁRIO SEGUNDO CHIAVENATO
     Em algumas organizações, o órgão de ARH está situado em nível INSTITUCIONAL: sua colocação na estrutura organizacional corresponde, no caso, ao NÍVEL HIERÁRQUICO DE DIRETORIA e, portanto, DECISORIAL.
    OU SEJA, SE O ARH ESTIVER NO NÍVEL INSTITUCIONAL TERÁ CARÁTER DECISÓRIO; CASO ESTEJA 'AO LADO' NA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL SERÁ ÓRGÃO DE APOIO.


  • ERRADO!
    O órgão de administração de recursos humanos é de staff (apoio). Sendo de apoio, ele não fica na linha hierárquica, fica ao lado da estrutura.
  • O erro da alternativa foi vincular o órgão de ARH ao nível decisório (alta cúpula) da estrutura organizacional.

    A administração de recursos humanos é uma responsabilidade de linha e uma função de staff. Quem deve gerir as pessoas é o próprio gerente ou supervisor ou líder de equipe ao qual elas estão subordinadas. Ele tem a responsabilidade linear

    e direta pela condução de seus subordinados. Por essa razão, existe o princípio da unidade de comando: cada pessoa deve ter apenas um gerente. A contrapartida desse princípio é que cada gerente é o único e exclusivo chefe dos seus subordinados. Para que o gerente possa assumir com plena autonomia essa responsabilidade de gerir seu pessoal, ele precisa receber assessoria e consultoria de órgão de ARH, que lhe proporciona os meios e serviços de apoio. Assim, gerir pessoas é uma responsabilidade de cada gerente que deve receber orientação do staff a respeito das políticas e procedimentos adotados pela organização.


  • Recursos Humanos faz parte do nível intermediário (Tático) da organização.

  • A ARH exerce, atualmente, funções de linha e staff.

  • O RH NÃO ESTÁ NO NÍVEL DECISÓRIO (ALTA CÚPULA). A PRÓPRIA QUESTÃO JÁ AFIRMA CORRESPONDER AO NÍVEL GERENCIAL (TÁTICO).

     

    SE PARA ALGUNS ELE EXERCE AUTORIDADE FUNCIONAL (staff) E PARA OUTROS ESTÁ DENTRO DE UM DOS NÍVEIS HIERÁRQUICOS DA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL; ISSO, ENTÃO, NÃO IMPORTA PARA ESTA QUESTÃO.

    A REDAÇÃO DA QUESTÃO ESTÁ CONTRADITÓRIA.

     

     

     

     

    GABARITO ERRADO

     

    Sigo a linha de raciocínio a qual o RH é um departamento no nível tático da organização, e não um staff...

     

     

     

  • Acho que a questão está desatualizada

  • Certa. Setor tático.

    Apesar dos RHs atuais acharem ao contrário.


ID
198277
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Acerca dos processos de seleção e orientação das pessoas na
organização, julgue os itens que se seguem.

O ajustamento do novo empregado à cultura organizacional da empresa é um dos objetivos a ser perseguido na etapa de orientação das pessoas.

Alternativas
Comentários
  • CORRETO!

    Esse é exatamente o objetivo da socialização organizacional, que nada mais é do que um processo de adaptação que ocorre quando uma pessoa passa de fora para dentro da empresa.

  • Cultura organizacional é um padrão de assuntos básicos compartilhados, que um grupo aprendeu como forma de resolver seus problemas de adaptação extrna e de integração interna e que funciona bem a ponto de ser considerado válido e desejável para SER TRANSMITIDO AOS NOVOS MEMBROS da organização. ( Chiavenato).

     

    Portanto, a cultura deve ser transmitida, pelo menos a porção visível e superficial dela, aos novos membros e isso se faz no processo de orientação inicial.

  • Errei essa duas questões sobre integração e socialização.

    Há no livro de Chiavenato uma tendencia ao que reza a questão, principalmente nos processos de selação e orientação em adaptar a pessoa a Cultura, ao cargo e assim por diante.

    Porém no capitulo sobre cargos e salário fala-se em processo de Personalização, quando a cultura, os cargos devem se adaptar a pessoa. Isto tem respaldo na gestão por competência, que o foco é na pessoa e não no cargo.

    O padrão e tradicinal é selecionar as pessoas para o cargo, mas a gestão de pessoas deve estar atenta caso um candidato mostre competencias que possam inverter a situação, um super talento por exemplo pode ser necessário adaptar tudo a esse talento.

    Mas em regra a questão está correta. Só não pode ser sempre.

  • A socialização organizacional constitui o esquema de recepção e de boas-vindas aos novos participantes. Na realidade, a socialização representa uma etapa de iniciação particularmente importante para moldar um bom relacionamento  a longo prazo entre o indivíduo e a organização. Ela funciona como elemento de fixação e manutenção da cultura organizacional.

    CHIAVENATO, Idalberto, Gestão de pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações. 
  • As questões do CESPE são muito tendenciosas, quase marquei errado pensando que o trecho se tratava de socialização.

  • Orientação, integração e socialização são a mesma coisa? Alguém pode me ajudar? Grato, desde já. 

  • ORIENTAÇÃO DE PESSOAS NAS EMPRESAS

    Depois da fase de seleção de pessoas, processo no qual alguns candidatos foram escolhidos e passaram a fazer parte do corpo funcional da organização, inicia-se a etapa da orientação de pessoas. Para CHIAVENATO 2010, a orientação de pessoas é o primeiro passo para a sua adequada aplicação dentro das diversas atividades da organização, posicionando as pessoas em suas atividades, esclarecendo o papel delas e os objetivos.

    (...)

    CULTURA ORGANIZACIONAL

    É o conjunto de hábitos e crenças, estabelecidos por normas, valores, atitudes e expectativas, compartilhadas por todos os membros da organização. Cada empresa apresenta uma cultura organizacional própria, o que faz com que exista a distinção de uma empresa para outra. O funcionário tem que se adaptar a cultura organizacional da empresa na qual deseja exercer suas funções, uma vez que requer muito tempo para a implantação de uma cultura organizacional, que são os significados compartilhados e seguidos por todos os colaboradores em torno dos mesmos objetivos e do mesmo modo de agir.

    (...)

    PROGRAMA DE ORIENTAÇÃO

    Focado em orientar os funcionários de forma clara, transmitindo informações referentes à cultura da organização, o cargo a ser ocupado e as expectativas a respeito da função. Visa reduzir a ansiedade das pessoas provocada na maioria das vezes pelo medo de cometer erros ou falhas, quando colaboradores experientes prestam tutoria ao novato a ansiedade tende a reduzir.

    Minimizar a rotatividade que apresenta nível mais elevado durante a fase de início do trabalho, quando os colaboradores se sentem indesejados e ineficientes acreditando não serem capazes de desempenhar as funções para as quais foram designados. Uma boa orientação reduz essa rotatividade. (...)

    Leia mais em: http://www.webartigos.com/artigos/orientacao-de-pessoas-nas-empresas/85525/#ixzz3CSCapuFQ

  • Orientar os novos colaboradores à organização é fundamental para que os mesmos, se adaptem à cultura organizacional. Quando a orientação é feita de uma forma correta, o colaborador se adapta mais facilmente e se torna mais produtivo em pouco tempo.

    Depois da fase de seleção de pessoas, processo no qual alguns candidatos foram escolhidos e passaram a fazer parte do corpo funcional da organização, inicia-se a etapa da orientação de pessoas. Para CHIAVENATO 2010, a orientação de pessoas é o primeiro passo para a sua adequada aplicação dentro das diversas atividades da organização, posicionando as pessoas em suas atividades, esclarecendo o papel delas e os objetivos.


    A alternativa correta é: CERTO.

  • O ajustamento do novo empregado à cultura organizacional da empresa é um dos objetivos a ser perseguido na etapa de orientação das pessoas. Resposta: Certo.

     

    Comentário: ajustar (já está contratado) o novo empregado à cultura refere-se à etapa aplicar da política de gestão de pessoas no intuito de prestar orientação acerca dos valores compartilhados.

  • Orientação, integração e socialização basicamente são a mesma coisa. Pelo menos pra Cespe. kkkkkkk


ID
3486250
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de São Felipe D`Oeste - RO
Ano
2020
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Para Chiavenato (2003), delegação de poderes é o processo de transferir autoridade e responsabilidade para posições inferiores na hierarquia. As técnicas de delegação de autoridade são:


I - Delegar a tarefa inteira.

II - Delegar a pessoa certa.

III - Delegar responsabilidade e autoridade.

IV - Proporcionar informação adequada.

V - Manter retroação.


Assinale a alternativa que demonstra corretamente o significado de “Manter retroação”.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA E

    Manter retroação – Retroação significa linhas abertas de comunicação com o subordinado para responder questões e proporcionar orientaçãomas sem exercer controle. A retroação dá ao subordinado a pista certa, e as linhas abertas de comunicação aumentam a autoconfiança.

    FONTE: WWW.ADMINISTRADORES.COM.BR

    http://www.sobreadministracao.com/delegacao-de-autoridade-o-que-e-e-como-funciona/

  • Fiquei em dúvida quanto ao final "Significa linhas abertas de comunicação com o subordinado para responder a questões e proporcionar orientação, mas sem exercer controle.", porem é a menos errada.

  • Manter retroação – Retroação significa linhas abertas de comunicação com o subordinado para responder questões e proporcionar orientação, mas sem exercer controle.

  • Quando se pensa em retroação, pensa-se no feedback.


ID
3486289
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de São Felipe D`Oeste - RO
Ano
2020
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Ênfase nas tarefas, buscar a eliminação do desperdício, da melhoria nos processos de cada colaborador e a redução dos custos de produção. Taylor, por meio do Estudo de Tempos e Movimentos, buscava a:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA A

    Organização racional do trabalho:

    Taylor verificou que os operários aprendiam a maneira de executar as tarefas do trabalho por meio da observação dos companheiros vizinhos. Notou que isso levava a diferentes métodos para fazer a mesma tarefa e uma grande variedade de instrumentos e ferramentas diferentes em cada operação. Como há sempre um método mais rápido e um instrumento mais adequado que os demais, esses métodos e instrumentos melhores podem ser encontrados e aperfeiçoados por meio de uma análise científica e um acurado estudo de tempos e movimentos, em vez de ficar a critério pessoal de cada operário. Essa tentativa de substituir métodos empíricos e rudimentares pelos métodos científicos recebeu o nome de ORT.

    A ORT se fundamenta nos seguintes aspectos:

    1. Análise do trabalho e do estudo dos tempos e movimentos.

    2. Estudo da fadiga humana.

    3. Divisão do trabalho e especialização do operário.

    4. Desenho de cargos e de tarefas.

    5. Incentivos salariais e prêmios de produção.

    6. Conceito de homo economicus.

    7. Condições ambientais de trabalho, como iluminação, conforto etc.

    8. Padronização de métodos e máquinas.

    9. Supervisão funcional.

    FONTE:  Idalberto Chiavenato - Administração Geral e Pública - para provas e concursos - 3º Ed. - 2012.  

  • GABARITO: LETRA A

    ÊNFASE NAS TAREFAS é o foco das teorias que consideram a Administração uma ciência aplicada na racionalização e no planejamento das atividades operacionais, como no caso da Administração Científica.

    A Administração Científica preocupava-se em aumentar a eficiência da indústria por meio da racionalização do trabalho do operário.

    Taylor verificou que os operários aprendiam a maneira de executar as tarefas do trabalho por meio da observação dos companheiros vizinhos. Notou que isso levava a diferentes métodos para fazer a mesma tarefa e uma grande variedade de instrumentos e ferramentas diferentes em cada operação. Como há sempre um método mais rápido e um instrumento mais adequado que os demais, esses métodos e instrumentos melhores podem ser encontrados e aperfeiçoados por meio de uma análise científica e um acurado estudo de tempos e movimentos, em vez de ficar a critério pessoal de cada operário. Essa tentativa de substituir métodos empíricos e rudimentares pelos métodos científicos recebeu o nome de Organização Racional do Trabalho (ORT).

    A ORT se fundamenta nos seguintes aspectos:

    1. Análise do trabalho e do estudo dos tempos e movimentos.

    2. Estudo da fadiga humana.

    3. Divisão do trabalho e especialização do operário.

    4. Desenho de cargos e de tarefas.

    5. Incentivos salariais e prêmios de produção.

    6. Conceito de homo economicus.

    7. Condições ambientais de trabalho, como iluminação, conforto etc.

    8. Padronização de métodos e de máquinas.

    9. Supervisão funcional

    Introdução à Teoria Geral da Administração - 7Ed - Idalberto Chiavenato.

  • Questão versa sobre o Estudo dos Tempos e dos Movimentos, assunto relacionado à Administração Científica de Frederick Taylor.

    Qual seu objetivo? O estudo do tempo e dos movimentos busca decompor cada atividade a uma série de atividades simples, o que permite a definição do tempo que cada tarefa leva para ser realizada.

    A – CORRETA. O objetivo por trás do estudo dos tempos e movimentos é reduzir o tempo que uma tarefa leva para ser realizada de modo a obter o máximo de rendimento com um mínimo de tempo.

    B – INCORRETA. O princípio da ORT, Organização Racional do Trabalho, que é usado para a escolha de colaboradores é a ''seleção científica do trabalhador”, que busca escolher o colaborador segundo a sua aptidão.

    C INCORRETA. Em nenhum momento a ORT incentiva a radicalização do trabalho, isso poderia atrapalhar o desempenho organizacional. A ideia, por outro lado, era reduzir as causas que poderiam levar à fadiga, ao trabalho cansativo)

    D INCORRETA. O estudo dos tempos e movimentos não tem nada a ver com críticas. Essas podem até ocorrer, mas no que diz respeito à supervisão funcional, mas devem estar ligadas ao trabalho em si.

    E INCORRETA. Aqui o examinador só quis completar a 5° alternativa, não tem nada a ver nem com a administração segundo Taylor.

    Após analisar as alternativas, podemos notar que a alternativas "A" é a que está de acordo com o que solicitou o comando da questão.

    GABARITO: A

  • Taylor propõe a racionalização do trabalho por meio do estudo dos tempos e movimentos. Os operários deveriam ser escolhidos com base em suas aptidões para a realização de determinadas tarefas (divisão do trabalho) e então treinados para que executem da melhor forma possível em menos tempo.

  • IMAGINE TAYLOR NA F1 HOJE ??? O TEMPO DO PIT STOP !


ID
3548113
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2009
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Julgue o item seguinte, que trata de administração de material, administração de recursos humanos e administração financeira.

O gerente de pessoas pode utilizar-se do conteúdo inicial de uma tarefa como método de promoção da socialização organizacional.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: CERTO

  • Chiavenato (2014), a empresa pode utilizar cinco métodos para realizar a socialização organizacional, são eles:

     

    • Processo seletivo: momento onde os candidatos começam a ter acesso a informações sobre a empresa, a como funciona a organização e como as pessoas se comportam naquele ambiente. Além disso, é durante o  que os candidatos conhecem o futuro ambiente de trabalho, a cultura, as atividades realizadas, os desafios, as recompensas e o estilo de administração predominante naquela organização. Nesse momento, tanto a empresa avalia se o candidato tem as competências e o perfil para fazer parte desta, como o candidato avalia se a organização atende os seus anseios e está alinhada a seus valores pessoais;
    • Conteúdo do cargo: para se sentir motivado, o novo colaborador deve, no seu inicio na empresa, receber tarefas relativamente desafiadoras e, ao mesmo tempo, que estejam de acordo com sua capacidade. Isso faz com que tenham sucesso no seu inicio na empresa e ao longo do tempo, quando as tarefas forem se tornando mais complicadas e exigentes, estarão mais preparados, motivados e com expectativas positivas em relação às recompensas resultantes de seu bom desempenho;
    • Supervisor como tutor: para que o novo colaborador não se sinta perdido e pouco integrado, é importante que a empresa ofereça o acompanhamento de um supervisor ou tutor. Este será responsável por orientar e supervisionar o novo colaborador, transmitindo claramente qual tarefa e como esta deve ser realizada tecnicamente, além de negociar as metas e resultados a serem alcançados, fornecendo feedback e acompanhando o desempenho do novo colaborador.
    • Equipe de trabalho: os colegas de trabalho tem forte influência sobre as crenças e atitudes dos indivíduos a respeito da organização e podem impactar positiva ou negativamente o novo colaborador. Por isso, a empresa deve estar atenta para designar a integração do novo colaborador a uma equipe de trabalho que proporcione aceitação e provoque um impacto positivo no novo colaborador;
    • Programa de integração ou é o programa formal de treinamento que tem como função familiarizar o novo colaborador com a linguagem, os costumes internos, a estrutura, os produtos e serviços, os objetivos, a missão e a visão da organização. Normalmente, esses programas duram de 1 a 5 dias e devem, além de apresentar a empresa e a equipe de trabalho, mostrar os benefícios a que tem direito o novo contratado, assim como suas responsabilidades.


ID
3572242
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MDS
Ano
2006
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

No que se refere a relações humanas, julgue o item abaixo.


Considere a seguinte situação hipotética. Mário há anos trabalha em uma repartição pública, não falta ou chega tarde e tem boa produtividade, porém não recebe palavras de reconhecimento e de incentivo. Nessa situação, não há indicações de boas relações humanas no local de trabalho.

Alternativas
Comentários
  • Vamos analisar a situação:

    De um lado, temos Mário que realiza importantes contribuições para a organização pública (não falta, nem atrasa, tem boa produtividade). De outro lado, temos a repartição pública que não o incentiva, nem o reconhece.

    Não existe, portanto, um equilíbrio entre contribuições e recompensas. Assim, de fato, não há indicações de boas relações no local de trabalho, por isso o enunciado está correto.

    Gabarito: Certo

  • Segundo explicação do professor do Direção está correto.

    Acho que se encaixaria nas Relações indivíduo-organização (Administração geral para Concursos Rodrigo Rennó), se entendi correto.

    Questão estranha que vai inclusive para o subjetivo. Mereceria uma tentativa de recurso.

    Agora, Administração CESPIANA na praça.

    Deus é mais!


ID
3593875
Banca
FUNIVERSA
Órgão
APEX Brasil
Ano
2006
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Observe as afirmativas abaixo para, em seguida, assinalar a alternativa correta.

I – O Mercado de Trabalho pode ser entendido como sendo o conjunto de oportunidades de posições de trabalho oferecidas pelas organizações, em uma determinada região geográfica e em um período também definido.
II – O Mercado de Recursos Humanos pode ser visto como o contingente de mão-de-obra (recursos humanos) presente em um período e espaço geográfico igualmente determinados.
III – Mercado de Trabalho e Mercado de Recursos Humanos, na realidade, são a mesma coisa.

Alternativas

ID
3641659
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Casa da Moeda
Ano
2009
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Uma empresa necessitou desenvolver um programa de socialização com novos funcionários. Para isso, o responsável pela gestão de pessoas utilizou o método de conteúdo do cargo, que consiste em

Alternativas
Comentários
  • Chiavenato (2014), a empresa pode utilizar cinco métodos para realizar a socialização organizacional, são eles:

     

    • Processo seletivo: momento onde os candidatos começam a ter acesso a informações sobre a empresa, a como funciona a organização e como as pessoas se comportam naquele ambiente. Além disso, é durante o  que os candidatos conhecem o futuro ambiente de trabalho, a cultura, as atividades realizadas, os desafios, as recompensas e o estilo de administração predominante naquela organização. Nesse momento, tanto a empresa avalia se o candidato tem as competências e o perfil para fazer parte desta, como o candidato avalia se a organização atende os seus anseios e está alinhada a seus valores pessoais;
    • Conteúdo do cargo: para se sentir motivado, o novo colaborador deve, no seu inicio na empresa, receber tarefas relativamente desafiadoras e, ao mesmo tempo, que estejam de acordo com sua capacidade. Isso faz com que tenham sucesso no seu inicio na empresa e ao longo do tempo, quando as tarefas forem se tornando mais complicadas e exigentes, estarão mais preparados, motivados e com expectativas positivas em relação às recompensas resultantes de seu bom desempenho;
    • Supervisor como tutor: para que o novo colaborador não se sinta perdido e pouco integrado, é importante que a empresa ofereça o acompanhamento de um supervisor ou tutor. Este será responsável por orientar e supervisionar o novo colaborador, transmitindo claramente qual tarefa e como esta deve ser realizada tecnicamente, além de negociar as metas e resultados a serem alcançados, fornecendo feedback e acompanhando o desempenho do novo colaborador.
    • Equipe de trabalho: os colegas de trabalho tem forte influência sobre as crenças e atitudes dos indivíduos a respeito da organização e podem impactar positiva ou negativamente o novo colaborador. Por isso, a empresa deve estar atenta para designar a integração do novo colaborador a uma equipe de trabalho que proporcione aceitação e provoque um impacto positivo no novo colaborador;
    • Programa de integração ou : é o programa formal de treinamento que tem como função familiarizar o novo colaborador com a linguagem, os costumes internos, a estrutura, os produtos e serviços, os objetivos, a missão e a visão da organização. Normalmente, esses programas duram de 1 a 5 dias e devem, além de apresentar a empresa e a equipe de trabalho, mostrar os benefícios a que tem direito o novo contratado, assim como suas responsabilidades.


ID
3687151
Banca
IADES
Órgão
CAU-BR
Ano
2013
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

De acordo com Freeman (1984) stakeholder em uma organização é, por definição, qualquer grupo ou indivíduo que pode afetar ou ser afetado pela realização dos objetivos dessa empresa. Diante desse conceito, o empregado da empresa pode ser um stakeholder

Alternativas
Comentários
  • A questão tratou do tema "Stakeholders" e quis saber se os funcionários de uma empresa podem ser assim considerados, e se sim, o porquê disto.

    De acordo com Chiavenato, Stakeholders, Partes Interessadas ou Público de Interesse são:

    "pessoas, grupos ou organizações capazes de influenciar ou ser influenciados pelos resultados estratégicos alcançados e participam direta ou indiretamente do sucesso do negócio, contribuindo de alguma forma para o negócio, esperando retornos dessa contribuição".

    Quem são considerados stakeholders de uma organização?

    ✔ usuários, consumidores, funcionários, acionistas, governos, opinião pública, dirigentes, proprietários.

    Com base nisso , partiremos para a análise das alternativas:

    A) INCORRETO.

    ➡ Os funcionários têm influência direta.

    B) INCORRETO.

    ➡ Os funcionários têm influência direta e são stakeholders.

    C) CORRETO.

    ➡ Os funcionários têm influência direta e são considerados "partes interessadas", por isso a alternativa está correta.

    D) INCORRETO.

    Não faz parte da função, isso ocorre por sua influência, no caso, influência direta nos resultados organizados.

    E) INCORRETO.

    ➡ Eles são stakeholders.

    Fonte: CHIAVENATO, I; SAPIRO, A. "Planejamento Estratégico: da intenção aos resultados". 4ª ed. São Paulo, Atlas. 2020. (pág. 52) e Glossário.

    GABARTIO: LETRA C.

  • LETRA C

    Stakeholder - parte interessada. logo, o funcionário é parte interessada, afinal ele trabalha e recebe da empresa.


ID
3687688
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 10ª REGIÃO (DF e TO)
Ano
2012
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Acerca de noções de administração, julgue o item a seguir.


A gestão de pessoas na atualidade tem adotado formas organizacionais com base na confiança, rompendo com a filosofia tradicional que privilegia apenas os aspectos econômicos da relação entre o indivíduo e o trabalho.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito : Correto

    No início do estudo da administração, as pessoas eram tidas como apêndice da máquina, e o grande foco repousava sobre a eficiência da produção. Naquela época, administrar pessoas estava muito relacionado a obter o máximo de eficiência produtiva.Hoje em dia a gestão de pessoas vai muito além disso. Ela busca maximizar o retorno que tanto a organização quanto suas pessoas recebem uns dos outros. Busca gerir competências para o sucesso da estratégia organizacional. Mantido um bom grau de eficiência (fazer mais com menos), o foco passa para a eficácia (foco no resultado).

    Fonte: Pdf do Estratégia


ID
3828985
Banca
VUNESP
Órgão
AVAREPREV-SP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Um Edital de Concurso Público bem elaborado prevê uma série de conteúdos mínimos que sempre devem ser observados. Entre estes conteúdos, estão

Alternativas
Comentários
  • a) identificação do cargo, suas atribuições, quantidade e vencimentos; fixação do prazo inicial de validade e da possibilidade de sua prorrogação; fixação de idade mínima e máxima.

    b) correta

    c) enunciação precisa das matérias das provas, dos eventuais agrupamentos de provas e das datas de suas realizações; fixação do prazo inicial de validade e da possibilidade de sua prorrogação; fixação de idade máxima.

    d) identificação da banca realizadora do certame e do órgão que o promove; enunciação precisa das matérias das provas, indicação do nível de escolaridade exigido para a inscrição no concurso; regulamentação do processo de elaboração, apresentação, julgamento, decisão e conhecimento de resultado de recursos.

    e) ter entre os requisitos de inscrição, naturalidade e residência em locais especificados; critérios de admissão de pessoal com deficiência, indicação do local e órgão de lotação dos aprovados.

  • Os editais militares têm fixação da idade mínima e máxima. Estranho.

  • Na minha humilde opinião, a questão foi mal formulada, pois para a inscrição não se apresenta documentação e sim na posse.

  • questão que nao especifica edital de que área (...) vaga

  • A presente questão trata do tema edital em concurso público e seus requisitos essenciais mínimos, regulamentado através do Decreto n. 9.739/2019.

     


    Antes de tratar especificamente sobre os requisitos trazidos pelo Decreto, podemos conceituar Edital como o instrumento básico e essencial a todo e qualquer concurso público, servindo como um verdadeiro “manual" aos pretensos candidatos, em que são definidas as “regras do jogo", contendo informações de como e quando serão as inscrições, os conteúdos cobrados nas provas, o critério de classificação, dentre outros elementos. Trata-se, em verdade, da lei do certame.  

     



    Pois bem. Em linhas gerais, o citado Decreto estabelece medidas de eficiência organizacional para o aprimoramento da administração pública federal direta, autárquica e fundacional, estabelecendo ainda normas sobre concursos públicos e o Sistema de Organização e Inovação Institucional do Governo Federal – SIORG.



    O capítulo IV do Decreto trata especificamente do tema Concurso Público, disciplinando no art. 42 os elementos essenciais do edital. Senão vejamos:

     


    Art. 42.  Deverão constar do edital de abertura de inscrições, no mínimo, as seguintes informações:



    I - a identificação da instituição realizadora do certame e do órgão ou da entidade que o promove;


    II - a menção ao ato ministerial que autorizou a realização do concurso público;


    III - o quantitativo de cargos a serem providos;


    IV - o quantitativo de cargos reservados às pessoas com deficiência e os critérios para sua admissão, em consonância com o disposto no art. 44 do Decreto n. 3.298, de 20 de dezembro de 1999, e no Decreto n. 9.508, de 24 de setembro de 2018;


    V - a denominação do cargo, a classe de ingresso e a remuneração inicial, com a discriminação das parcelas que a compõem;


    VI - as leis e os regulamentos que disponham sobre o cargo ou a carreira;


    VII - a descrição das atribuições do cargo público;


    VIII - a indicação do nível de escolaridade exigido para a posse no cargo público;


    IX - a indicação precisa dos locais, dos horários e dos procedimentos de inscrição e das formalidades para sua confirmação;


    X - o valor da taxa de inscrição e as hipóteses de isenção;


    XI - as orientações para a apresentação do requerimento de isenção da taxa de inscrição, conforme legislação aplicável;


    XII - a indicação da documentação a ser apresentada no ato de inscrição e na data de realização das provas e do material de uso não permitido durante as provas;


    XIII - a enunciação precisa das disciplinas das provas e dos eventuais agrupamentos de provas;


    XIV - a indicação das prováveis datas de realização das provas;


    XV - a quantidade de etapas do concurso público, com indicação das respectivas fases, seu caráter eliminatório ou eliminatório e classificatório e indicativo sobre a existência e as condições do curso de formação, se for o caso;


    XVI - o critério de reprovação automática de que trata o art. 31;


    XVII - a informação de que haverá gravação na hipótese de prova oral ou defesa de memorial;


    XVIII - a explicitação detalhada da metodologia para classificação no concurso público;


    XIX - a exigência, quando cabível, de exames médicos específicos para a carreira ou de exame psicotécnico ou sindicância da vida pregressa;


    XX - a regulamentação dos meios de aferição do desempenho do candidato nas provas, observado o disposto na Lei n. 10.741, de 1º de outubro de 2003;


    XXI - a fixação do prazo de validade do concurso e da possibilidade de sua prorrogação; e


    XXII - as disposições sobre o processo de elaboração, apresentação, julgamento, decisão e conhecimento do resultado de recursos.




    A partir da análise do artigo supra transcrito, passemos as assertivas:



    A – ERRADA – já que o Decreto não inclui como requisito mínimo a fixação de idade mínima e máxima.



    B – CERTA – todos os elementos elencados na assertiva encontram-se nos incisos do Decreto.



    C – ERRADA – pois não é requisito mínimo a fixação de idade máxima.



    D – ERRADA – já que o Decreto não exige a indicação do nível de escolaridade para a inscrição no concurso, mas sim para a posse no cargo público.



    E – ERRADA – o Decreto não elenca como requisito mínimo a naturalidade e a residência em locais especificados, nem a indicação do local e órgão de lotação dos aprovados.





    Gabarito da banca e do professor: letra B

  • Antigamente a inscrição tinha que levar documentação, hoje é feito pela net, foi nisso que a questão se baseou

  • Não vejo erro na alternativa d), já que um dos itens que aparecere em editais de concursos públicos é justamente "indicação do nível de escolaridade exigido para a inscrição no concurso público", caso contrário, para que existiria concurso de nível médio e nível superior?

  • Questão baseada no decreto 9.739/2019

    Art. 42. Deverão constar do edital de abertura de inscrições, no mínimo, as seguintes informações:

    I - a identificação da instituição realizadora do certame e do órgão ou da entidade que o promove;

    II - a menção ao ato ministerial que autorizou a realização do concurso público;

    III - o quantitativo de cargos a serem providos;

    IV - o quantitativo de cargos reservados às pessoas com deficiência e os critérios para sua admissão, em consonância com o disposto no, e no;

    V - a denominação do cargo, a classe de ingresso e a remuneração inicial, com a discriminação das parcelas que a compõem;

    VI - as leis e os regulamentos que disponham sobre o cargo ou a carreira;

    VII - a descrição das atribuições do cargo público;

    VIII - a indicação do nível de escolaridade exigido para a posse no cargo público;

    IX - a indicação precisa dos locais, dos horários e dos procedimentos de inscrição e das formalidades para sua confirmação;

    X - o valor da taxa de inscrição e as hipóteses de isenção;

    XI - as orientações para a apresentação do requerimento de isenção da taxa de inscrição, conforme legislação aplicável;

    XII - a indicação da documentação a ser apresentada no ato de inscrição e na data de realização das provas e do material de uso não permitido durante as provas;

    XIII - a enunciação precisa das disciplinas das provas e dos eventuais agrupamentos de provas;

    XIV - a indicação das prováveis datas de realização das provas;

    XV - a quantidade de etapas do concurso público, com indicação das respectivas fases, seu caráter eliminatório ou eliminatório e classificatório e indicativo sobre a existência e as condições do curso de formação, se for o caso;

    XVI - o critério de reprovação automática de que trata o art. 31;

    XVII - a informação de que haverá gravação na hipótese de prova oral ou defesa de memorial;

    XVIII - a explicitação detalhada da metodologia para classificação no concurso público;

    XIX - a exigência, quando cabível, de exames médicos específicos para a carreira ou de exame psicotécnico ou sindicância da vida pregressa;

    XX - a regulamentação dos meios de aferição do desempenho do candidato nas provas, observado o disposto na;

    XXI - a fixação do prazo de validade do concurso e da possibilidade de sua prorrogação; e

    XXII - as disposições sobre o processo de elaboração, apresentação, julgamento, decisão e conhecimento do resultado de recursos.

  • essa ai eu respondi só de tanto ler edital kkkkk

  • Questão mal feita e com inúmeras possibilidades de recurso, não a consideraria nos estudos e seguiria adiante. Ao meu ver a alternativa A é válida, sobretudo em concursos militares em que a idade mínima e máxima é sim requisito constante do edital. Além do mais o prazo de prorrogação é pertinente ao edital, logo questão problemática.


ID
4074610
Banca
Quadrix
Órgão
CREMAM
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A Administração de Recursos Humanos é uma das áreas mais afetadas pelas mudanças que acontecem no mundo moderno. Ao longo dos séculos XIX e XX, por exemplo, podemos visualizar três eras organizacionais distintas: a Era Industrial Clássica, a Era Industrial Neoclássica e a Era da Informação. Sobre as características de cada uma, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • Para os não assinantes, gabarito do site: letra E

  • A Era Industrial Clássica teve forte funcionalismo entre os anos de 1900 e 1950.

    A Era Industrial Neoclássica teve seu apogeu iniciado após a segunda grande guerra, em meados de 1940/50 e se perdurando até à década de 90 (a segunda revolução industrial ocorreu antes da segunda guerra).

    Por fim, a Era da Informação iniciou na era da informatização, na era dos computadores pessoais e microcomputadores, ainda na década de 1990, e se retém até os dias de hoje.

    Fonte: Minhas anotações.

    Prof.: Heron Lemos.

    Administração de Gestão de Pessoas.

  • A Era da Informação tem início logo após a Segunda Grande Guerra. Sua maior característica é a adoção de estruturas matriciais que buscavam conjugar o velho modelo funcional com um esquema lateral de estrutura por produtos ou serviços. A Teoria Clássica foi substituída pela Teoria Neoclássica da Administração e o Modelo Burocrático, pela Teoria Estruturalista. - ERRADA


ID
4132108
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DETRAN-PA
Ano
2006
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Com relação ao planejamento de recursos humanos (RH) e às teorias organizacionais, assinale a opção correta.

Alternativas

ID
4833745
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2020
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O cérebro humano é propenso a finalizar aquelas formas que são vistas inacabadas ou abertas, em função de padrões sensoriais e da ordem espacial que estão compreendidas nele. Desse modo, ao ser norteado pela continuidade de uma determinada forma, é possível antever a estrutura completa, uma vez que a finalidade do conjunto define a natureza de suas partes.

Assinale a alternativa que apresenta a teoria que descreve essa capacidade e a abordagem da administração que ela induz, respectivamente.

Alternativas
Comentários
  • A questão em análise nos pergunta qual teoria de uma abordagem da administração possui as características descritas na introdução.

    Assim, podemos entender que a teoria deve fazer parte de sua abordagem, ou seja, por exemplo, a teoria burocrática deve fazer parte da Abordagem Estruturalista e a teoria clássica deve fazer parte da Abordagem Clássica.

    Vamos à análise das alternativas:

    A) CERTO. Gestalt e abordagem sistêmica – Gestalt é um termo em alemão que significa forma ou configuração. Esse termo foi bastante utilizado para demonstrar ideias de que o todo determina as partes, ou seja, de que o todo é a soma das partes ou maior. Esse termo representa a teoria da psicologia da forma da Abordagem Sistêmica. Assim, podemos afirmar que essa alternativa é o gabarito da questão em análise.

    B) ERRADO. Teoria geral dos sistemas e abordagem estratégica - A Teoria Geral dos Sistemas (TGS) ou Teoria dos Sistemas ou Abordagem Sistêmica é uma escola explicativa da Administração que descreve o homem enquanto “Homem Funcional". As organizações são autorreferentes, possuem um raciocínio expansionista, teleológico e um pensamento sintético. Para essa abordagem, os sistemas existem dentro de outros sistemas, os quais são abertos e as funções de um sistema dependem de sua estrutura. Portanto, não existe relação da TGS com a abordagem estratégica.

    C) ERRADO. Teoria da forma e abordagem contingencial – conforme apresentado acima, a teoria da forma relaciona-se coma psicologia da forma e essa abordagem faz parte de uma Abordagem Sistêmica de administração. Portanto, podemos afirmar que essa alternativa está errada.

    D) ERRADO. Teoria da cibernética e abordagem neoclássica – A Abordagem Neoclássica relaciona-se com uma teoria neoclássica em que possui uma concepção de homem enquanto “Homem Organizacional ou Administrativo"; ser racional e social voltado para o alcance de objetivos individuais e organizacionais; e análise intraorganizacional e ambiental. Essa Abordagem da Administração não possui uma Teoria da Cibernética. Portanto, podemos afirmar que essa alternativa está errada.

    E) ERRADO. Teoria da racionalidade limitada e abordagem das teorias ambientais - a Teoria da Racionalidade Limitada refere-se a um modelo matemático de decisão proposto por Herbert Simon caracterizado por uma racionalidade limitada a qual faz parte de uma Abordagem Comportamental e não de Teorias Ambientais.


    Gabarito do Professor: Letra A.
  • Gestalt: teoria que considera os fenômenos psicológicos como totalidades organizadas, indivisíveis, articuladas, isto é, como configurações. Ela sugere que o todo é maior que a soma de suas partes ( Teoria Sistêmica )


ID
4840135
Banca
FURB
Órgão
Prefeitura de Timbó - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Ter controle de todas as suas responsabilidades é um ótimo caminho, não só para ser pontual, como também mais produtivo, e, principalmente, cumprir as metas estabelecidas no ambiente de trabalho. Para tanto, e considerando as relações humanas no trabalho, o servidor deve:

Alternativas
Comentários
  • Para resolução da questão em análise, faz-se necessário o conhecimento das relações humanas no trabalho.


    Diante disso, vamos analisar os itens.


    A questão cobra uma atividade fundamental do servidor para ter controle de todas as suas responsabilidades, não só para ser pontual, bem como ser mais produtivo, e, principalmente, cumprir as metas estabelecidas no ambiente de trabalho.


    Neste sentido, o planejamento do tempo é fundamental para que o servidor tenha controle sobre suas atribuições e possa ser pontual, mais produtivo e com isso cumprir as metas estabelecidas no ambiente de trabalho.


    Por fim, é comum no ambiente organizacional que alguns servidores pareçam com a personagem da cigarra, da fábula da cigarra e da formiga, dado que alguns servidores não planejam bem o seu tempo, gastando-o com conversas ou em cafés em momentos não tão bem planejados, fazendo com que perca o controle sobre suas atividades, bem como reduzindo sua produtividade e consequentemente não cumprindo suas metas.



    Gabarito do Professor: Letra E.

  • perguntinha melequenta, todas poderiam estar certas, pqp viu

  • as alternativas não são excludentes

  • O examinador estava com preguiça de elaborar questões?

  • Gabarito E para não.assinantes.

  • Não concordo com o gabarito sendo a letra E, pois esta alternativa não contempla o aspecto das "relações humanas no trabalho", como pede o enunciado. Na minha opinião, a letra D é a que melhor atende o que pede a questão.

  • Pede pra levar em conta as relações humanas e a E nada tem a ver.

  • O foco central da questão é saber o que o servidor deve fazer para "ter controle de todas as suas responsabilidades".

    Gab E - Planejar seu tempo para a entrega pontual de trabalhos, atividades ou serviços.


ID
4871305
Banca
FURB
Órgão
Prefeitura de Timbó - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Leia e preencha as lacunas:


A área das ________________ é bastante importante no ambiente trabalho, tendo em conta que se não decorrerem com cordialidade, acabam por prejudicar a produtividade e a eficiência do trabalho. Nas ______________ no ambiente de trabalho, é preciso conquistar e conservar a confiança, para obter a cooperação de todos os envolvidos na ação.


Assinale a alternativa que preenche corretamente as duas lacunas:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: A


ID
4877176
Banca
FGV
Órgão
Senado Federal
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Dentre os elementos estruturais detalhados, qual aquele que, por sua potencialidade de autodirecionamento pode gerar o maior impacto (positivo ou negativo) nos resultados das organizações de saúde, demandando, portanto, especial atenção do gestor:

Alternativas
Comentários
  • Recursos Humanos!

    Cada vez mais se investe no RH (atendimento, colaboradores , satisfação etc)

    como diria kotllrt:" não se acende uma lampada na empresa se o RH nao funcionar"

  • autodirecionamento = humanos


ID
4921903
Banca
UDESC
Órgão
IMA-SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A área de Higiene e Segurança e Medicina do Trabalho (HSMT) é uma das mais importantes da Gestão de Recursos Humanos, pois atua tanto na prevenção quanto na correção em ações que envolvem acidentes do trabalho e saúde do trabalhador. Seu adequado funcionamento permite tanto preservar a vida humana quanto garantir a continuidade das operações.


Sobre as atividades relacionadas à Higiene e Segurança e Medicina do Trabalho (HSMT), analise as proposições.


I. Acidentes com afastamento são aqueles que, devido à natureza do ferimento, retiram o trabalhador de imediato de suas funções. Podem gerar incapacidade temporária, incapacidade permanente parcial ou total e até levar à morte.

II. A CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) é uma comissão que objetiva controlar ações relativas à HSMT e assessorar na prevenção ou solução de problemas.

III. A LER (Lesão por Esforço Repetitivo) é uma das patologias mais conhecidas dentre as DORT (Doenças Osteomusculares Esqueléticas Relativas ao Trabalho), e atinge principalmente usuários de computador.

IV. Não há regulamentação específica na área de Higiene e Segurança e Medicina do Trabalho (HSMT), cabendo ao empregador definir as formas de proteção ao trabalhador.

V. Cabe ao empregador fornecer Equipamento de Proteção Individual de Acidentes (EPI) ao trabalhador, necessário para garantir a proteção contra eventuais acidentes, de acordo com o trabalho que executa.


Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A questão versa sobre temas relacionados à disciplina Segurança e Saúde no Trabalho. A questão quer saber quais dos itens relacionados no enunciado estão, de fato, corretos.

    I. CERTA.

    O item refere-se a definição da NBR 14280 que versa sobre Cadastro de Acidente de Trabalho - Procedimento e Classificação.

    De acordo com essa norma a definição de lesão com afastamento é a seguinte:

    "2.9.1.6 lesão com afastamento (lesão incapacitante ou lesão com perda de tempo): Lesão pessoal que impede o acidentado de voltar ao trabalho no dia imediato ao do acidente ou de que resulte incapacidade permanente. NOTA - Esta lesão pode provocar incapacidade permanente total, incapacidade permanente parcial, incapacidade

    temporária total ou morte".

    II. CERTA.

    O item exigiu conhecimento sobre a NR-05, que regulamenta a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes. Como o próprio nome sugere, o objetivo maior da CIPA é a prevenção de acidentes.

    III. CERTA.

    A denominação LER/DORT corresponde a um termo muito abrangente que envolve diversas doenças e distúrbios musculares/ortopédicos geralmente desencadeadas por esforços e/ou movimentos repetitivos na execução do trabalho.

    IV. ERRADA.

    As Normas Regulamentadoras fazem a regulamentação de diversos temas relacionados à matéria de SST.

    Exemplo: NR-06 versa sobre EPI e a NR-14 regulamenta o trabalho com fornos.

    Além das NRs, podem citar também as normas de higiene ocupacional da Fundacentro (NHO).

    V. CERTA.

    O item exigiu conhecimento sobre a NR-06. Está entre as responsabilidades do empregador, a obrigação de adquirir e fornecer o EPI adequado aos empregados.

    Logo, estão corretas apenas os itens I, II, III e V.

    GABARITO: LETRA B


ID
4929295
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-AC
Ano
2006
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Em relação à administração de recursos humanos e à administração de materiais, julgue o próximo item.


A abordagem mecanicista no projeto de cargos procura identificar cada tarefa em um cargo, de modo que as tarefas possam ser dispostas para minimizarem tempo e esforço dos trabalhadores.

Alternativas
Comentários
  • A abordagem mecanicista no projeto de cargos procura identificar cada tarefa em um cargo, de modo que as tarefas possam ser dispostas para minimizarem tempo e esforço dos trabalhadores. Resposta: Certo.

    Modelo clássico ou mecanicista: as pessoas são apêndices da máquina. A ênfase era na eficiência e no conservadorismo dos cargos, sendo projetado para alcançar a redução de custos, a padronização das atividades e o apoio à tecnologia, de modo que as tarefas possam ser dispostas para minimizarem tempo e esforço dos trabalhadores.


ID
5199838
Banca
FURB
Órgão
FURB - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Os três tipos básicos de cargos de níveis hierárquicos são:

Alternativas
Comentários
  • Níveis Organizacionais

    ✔ Estratégico

    • Institucional
    • Genérico e sintético;
    • Longo prazo;
    • Macro orientado: aborda a organização como um todo.

    ✔ Tático

    • Intermediário;
    • Menos genérico e mais detalhado;
    • Médio prazo;
    • Aborda cada unidade organizacional em separado.

    ✔ Operacional

    • Operacional;
    • Detalhado e analítico;
    • Curto prazo;
    • Micro orientado: aborda cada operação em separado.

    Fonte: PDF Direção Concursos

    gab. A

  • A questão cobra conhecimento sobre os níveis organizacionais e seus cargos.

    • Nível estratégico ou institucional

    Esse nível tem visão sistêmica, global (pois olha para organização como um todo). Suas decisões e planejamentos são de longo prazo (voltado para o futuro) e também possuem maior risco.

    "corresponde ao nível mais elevado e é composto por diretores, proprietários ou acionistas e dos altos executivos. É o nível em que as decisões são tomadas e são definidos os objetivos da organização e as estratégias para alcançá-los." (Chiavenato, 2014)

    • Nível tático, departamental, gerencial, mediador ou intermediário

    Tem visão departamental/setorial e suas decisões e planejamentos são de médio prazo envolvendo médio risco. É composto pelos gerentes.

    "Trata-se da linha do meio de campo. Atua na escolha e captação dos recursos necessários, bem como na distribuição e colocação do que foi produzido pela empresa nos diversos segmentos do mercado." (Chiavenato, 2014)

    • Nível operacional

    É o nível ligado aos aspectos operacionais de natureza técnica e execução das tarefas da organização. Tem visão específica voltada para as operações e suas decisões e planejamentos são de curto prazo envolvendo baixo risco. O gestor do nível operacional é chamado de supervisor ou ainda de gestor de 1ª linha.

    "É o nível no qual as tarefas são executadas e as operações realizadas: envolve o trabalho básico relacionado com a produção dos produtos ou serviços da organização." (Chiavenato, 2014)

    Fonte: CHIAVENATO, Idalberto. "Introdução à Teoria Geral da Administração". 9ª ed. Manole. 2014.

    Analisando as alternativas:

    A-CORRETA. Única alternativa que trouxe corretamente os níveis organizacionais.

    B- INCORRETA. Não são níveis organizacionais.

    C- INCORRETA. Não são níveis organizacionais .

    D- INCORRETA. Não são níveis organizacionais.

    E- INCORRETA. Não são níveis organizacionais.

    GABARITO: LETRA A.


ID
5387479
Banca
Quadrix
Órgão
CORE-PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

No que se refere aos conceitos básicos de administração, aos tipos de organização, às estruturas organizacionais, à departamentalização, aos organogramas e aos fluxogramas, julgue o item.

Entre os princípios básicos da organização, a divisão do trabalho é considerada como uma consequência do princípio da especialização.

Alternativas
Comentários
  • Para Taylor, a Administração científica deveria analisar os movimentos efetuados pelos trabalhadores para

    conseguir desenhar um processo com um mínimo de esforço em cada tarefa. Outro aspecto importante foi a divisão do trabalho. De acordo com os teóricos da Administração científica , seria muito mais fácil treinar e capacitar um funcionário a executar uma tarefa específica(aparafusar um assento, por exemplo) do que fazer todo o trabalho sozinho (montar

    uma bicicleta inteira, por exemplo).

    Esse conceito foi a base da linha de montagem – processo produtivo em que a peça a ser feita vai

    passando de funcionário a funcionário, até que todos tenham montado “sua parte”.

    Chamamos isso de especialização. O empregado ficava restrito a uma pequena parte do processo

    produtivo, de modo que seu treinamento e adaptação à “melhor maneira” (o modo padronizado de se

    trabalhar) fossem facilitados.

    fonte: rodrigo rennó, adm geral para concursos

    gabarito errado, a divisão do trabalho originou o processo de linha de montagem, onde cada funcionário fazia sua parte (especialização)

  • A especialização é consequência da divisão do trabalho.
  • Feliz em ter acertado essa kk. Logo que vi já pensei que era o contrário.

    Gab: Errado.

  • Gab Errado A divisão do trabalho foi considerada a causa do princípio da especialização.

ID
5511064
Banca
Quadrix
Órgão
CRP - MG
Ano
2021
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Em uma perspectiva de evolução, a gestão de pessoas pode ser dividida em três estágios: administração de pessoal; administração de recursos humanos; e gestão de pessoas. Não está ligado(a) aos processos de gestão de pessoas o(a) 

Alternativas
Comentários
  • Mas o que é o gestão patrimonial? É o balanço feito para manter o controle de custos e o acompanhamento do patrimônio da empresa. Sabendo a quantidade e a qualidade do patrimônio da empresa é possível fazer investimentos com base em necessidades reais da empresa.

  • Gestão patrimonial é mais uma gestão institucional (empresa).

    Gestão de pessoas:

    Carreira;

    Remuneração (plano de cargos e salários);

    Desempenho (algo voltado corriqueiramente ao bem estar do funcionário);

    Gestão da formação (faculdade, cursos internos, externos que são fornecidos e ganho de "skills").

    Praticamente não vemos nenhuma ação empresarial para ajudar a gerir o patrimônio de algum colaborador.