SóProvas


ID
3486709
Banca
Quadrix
Órgão
CRP - PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

De acordo com a Constituição Federal de 1988, julgue o item.


A reserva de vagas em concurso público para pessoas com deficiência é uma exigência federal a ser observada, segundo a autonomia federativa, a juízo de cada estado.

Alternativas
Comentários
  • Resposta: errado

     

    A reserva de vagas em concurso público para pessoas com deficiência é uma exigência federal a ser observada, segundo a autonomia federativa, a juízo de cada estado.

     

    Todos os estados, municípios e DF devem observar a reserva de vagas em concurso público para pessoas com deficiência, como estabelece a CF:

    Art. 37, VIII - a lei reservará percentual dos cargos e empregos públicos para as pessoas portadoras de deficiência e definirá os critérios de sua admissão;

  • 1) Enunciado da questão

    Exige-se conhecimento acerca da reserva de vagas em concursos públicos para pessoas com deficiência.

    2) Base constitucional (Constituição Federal de 1988)

    Art. 37 [...].

    VIII) A lei reservará percentual dos cargos e empregos públicos para as pessoas portadoras de deficiência e definirá os critérios de sua admissão.

    3) Exame da questão posta

    De acordo com o inc. VII do art. 37 da Constituição Federal, caberá à lei reservar percentual de vagas em concursos públicos para provimento de cargos e empregos públicos para as pessoas portadoras de deficiência e definirá os critérios de sua admissão.

    Dessa forma, a reserva de vagas em concurso público para pessoas com deficiência é uma exigência constitucional (e não apenas federal) a ser observada. Portanto, tal regramento constitucional deverá ser implementado obrigatoriamente por todos os entes federativos (União, Estados, Distrito Federal e Municípios).

    Resposta: ERRADO.

  • GABARITO: ERRADO

    A reserva de vagas em concurso público para pessoas com deficiência é uma exigência constitucional (e não apenas federal) a ser observada. Portanto, tal regramento constitucional deverá ser implementado obrigatoriamente por todos os entes federativos (União, Estados, Distrito Federal e Municípios).