SóProvas


ID
3486775
Banca
Quadrix
Órgão
CRP - PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Quanto às características das notícias em diferentes plataformas, julgue o item.


Na redação de notícias para o rádio e a TV, o jornalista  deve prezar por um texto claro e condensado, com uma  linguagem  próxima  à  falada,  considerando  uma  audiência rotativa e que não pode retornar ao texto.  

Alternativas
Comentários
  • Por isso falamos da redundância.

  • Ao elaborar e apresentar um jornal no rádio ou na TV, o jornalista precisa ter em mente que o receptor tem algumas limitações não presentes em outros meios de comunicação, como no jornal impresso: audiência rotativa e impossibilidade de retornar ao texto.

    De acordo com Milton Jung, a audiência rotativa é formada por pessoas que acompanham a notícia em momentos diferentes do processo de transmissão. Podemos exemplificar isso em três situações: espectador A ouve a mensagem por completo, o espectador B ouve somente a parte inicial e o espectador C ouve somente a parte final. São pessoas que ligam ou desligam o rádio/a TV, ou mudam de estação/canal.

    Por esse motivo, o jornalista precisa ser redundante, ou seja, situar o ouvinte e resumir o que está sendo tratado, sem repetir. Também deve divulgar a notícia de modo claro e condensado, ou seja, que foi resumido ao essencial, e com uma linguagem próxima à falada.

    Gabarito do professor: CERTO.

     Fonte:

    - Jung, Milton. Jornalismo de rádio. Editora Contexto. 2008.
  • Você quer saber mais sobre os conteúdos que são cobrados em concursos da área de Comunicação Social? Acesse o canal no YouTube Jornalista Concurseiro: https://www.youtube.com/channel/UCcsmvFXbLH3cY7JJ1Q-hffQ