SóProvas


ID
3487111
Banca
Itame
Órgão
Prefeitura de Senador Canedo - GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Sobre a Autoexecutoriedade, pode-se dizer que:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra B

    Autoexecutoriedade é a prerrogativa de que certos atos administrativos sejam executados imediatos e diretamente pela própria Administração, inclusive mediante o uso da força, independentemente de ordem ou autorização judicial prévia.

    * A autoexecutoriedade Segundo Maria Sylvia Di Pietro, ela só é possível tendo previsão expressa na lei ou medida de urgência.

    *A doutrina Desdobra a autoexecutoriedade em dois outros atributos: a exigibilidade e a executoriedade.

  • Gab (B)

    A autoexecutoriedade pode ser definida como a capacidade de pôr em execução o ato independente do poder judiciário.

    A imperatividade pode ser definida como a capacidade de impor obrigações ao particular independente de sua anuência.

    Bons estudos!

  • A questão indicada está relacionada com a autoexecutoriedade.

    Poder de Polícia:

    Com base no artigo 78 do Código Tributário Nacional, o Poder de Polícia refere-se a atividade da administração pública que, limita ou disciplina direito, interesse ou liberdade, regula a prática de ato ou a abstenção de fato, em virtude de interesse público referente à segurança, à higiene, aos costumes, à tranquilidade pública ou ao respeito à propriedade e aos direitos individuais e coletivos.
    • Atributos do Poder de Polícia:

    -       Discricionariedade:

    A discricionariedade pode ser entendida como a liberdade conferida por lei administrador para decidir diante do caso concreto.

    -       Autoexecutoriedade:

    De acordo com a autoexecutoriedade, a Administração Pública pode executar suas decisões sem a interferência do Poder Judiciário. O referido atributo somente existe quando há previsão na lei ou em razão de situações urgentes.
    -       Coercibilidade:

    A coercibilidade faz com que o ato se torne obrigatório e seja obedecido independente da vontade do administrado. 

    A)   INCORRETA. A alternativa A) está se referindo a discricionariedade. Deve-se lembrar que a discricionariedade acontece quando a lei confere margem de liberdade com relação a elementos como o motivo ou o objeto.

    B)   CORRETA. A autoexecutoriedade está relacionada com a possibilidade da Administração Pública executar suas decisões sem a interferência do Poder Judiciário.

    C)   INCORRETA. A possibilidade da Administração Pública impor medidas e utilizar força física é tida como coercibilidade.
    D)   INCORRETA. O Poder de Polícia pode estar relacionado com a prática de ato ou a abstenção de fato. A autoexecutoriedade refere-se a possibilidade da Administração Pública executar as suas decisões sem a interferência do Poder Judiciário.

    Gabarito do Professor: B)