SóProvas


ID
3487213
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Linhares - ES
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Segurança no trabalho


      A importância da segurança do trabalho é imensurável e, felizmente, a implantação de práticas seguras no trabalho vem crescendo bastante ultimamente.

      Hoje é difícil encontrar um funcionário que “nunca” tenha passado por pelo menos uma palestra sobre prevenção de acidentes de trabalho, uso do EPI, integração, etc. A segurança do trabalho possibilita a realização de um serviço mais organizado. Isso leva não somente a evitar acidentes mas também ao aumento da produção, pois, tornado o ambiente mais agradável, os funcionários produzirão mais e com melhor qualidade.

      A Segurança do Trabalho proporciona também melhoria nas relações entre patrões e funcionários. Quando o funcionário perceber melhorias no ambiente de trabalho, passará a ter mais carinho e respeito com a direção da empresa. O resultado pode aparecer em produtos de mais qualidade.

      O ponto alto da Segurança do Trabalho é evitar acidentes. Através das ações de prevenção desenvolvidas na empresa podemos evitar o aparecimento de acidentes de trabalho e as doenças ocupacionais.

      A Segurança do Trabalho se aplica a todos os segmentos. Evidentemente cada segmento tem suas características e riscos específicos e, exatamente por isso, cada ambiente precisa ser “cuidado” com um olhar particular.

      É importante que o profissional de Segurança do Trabalho tenha capacidade técnica necessária para avaliar desde os riscos grandes até os pequenos. O risco pequeno de hoje pode se tornar grande amanhã. Acidentes são acidentes, todos são desagradáveis.

(https://segurancadotrabalhonwn.com)

A alternativa em que a concordância nominal é INACEITÁVEL, segundo a norma culta da língua, é:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA A

    → A senhora adentrou a recepção meia estressada.

    → O correto é "meio" (=advérbio); trata-se de uma classe de palavra invariável. O termo equivale a "um pouco".

    ☛ FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • O enunciado expressou que devia se avaliar a concordância nominal. Sendo assim, é necessário atentar-se para os substantivos e os adjetivos.

    a) Incorreto. O elemento "meia" será grafado no feminino quando no sentido de "metade" e estará atrelada a um substantivo. Ex.: aquele bolo exige meia xícara de açúcar. No caso em apreço, todavia, observe que a palavra caracteriza o adjetivo "estressada". Dessa forma, deve-se grafar "meio", que é advérbio;

    b) Correto. Note que inexiste determinação do substantivo "entrada", de modo que não se flexibiliza o adjetivo "proibido" a fim de concordar com ele;

    c) Correto. O adjetivo "próprio", como pertencente a uma classe que varia em número e gênero, deve flexionar-se visando à concordância com o elemento a que se refere - no caso em questão, o pronome "eles";

    d) Correto. Como no caso acima, a palavra "anexo" é adjetivo e deve também flexionar-se para concordar com o elemento a que se refere - precisamente ao substantivo "formulários";

    e) Correto. Caso idêntico ao da alternativa C.

    Letra A

  • Ela estava estressada da cintura pra baixo e a outra parte não? não tem como.

    A senhora adentrou a recepção meio ( advérbio) estressada.

    Gab. A

  • Regras básicas de concordância nominal:

    A) meio..Meio = numeral fracionário. Virá vinculado a um substantivo e concorda normalmente: meia-noite, meiagarrafa, meia folha. 

    b) é proibido, necessário, é bom..

    São invariáveis se não tiverem determinante.

    se tiverem determinantes = variável.

    É Proibida a entrada.

    c) próprios estabelecem concordância..

    D) anexos com a preposição "em " = invariável.

    E) mesmos / meSmas = variável..

  • LETRA A - A senhora adentrou a recepção meia estressada. [Advérbio de intensidade - Invariável - "Meio"]

  • Letra A

  • OBSERVANDO ESSA QUESTÃO, LEMBREI LOGO DA AULA DO PROFESSOR NOSLEM ! RSRSRSRSRS ''MEIA ESTRESSADA'' DA BARRIGA PRA CIMA, E ALEGRE DA BARRIGA PRA BAIXO.

  • GAB: A

    MEIO

    METADE ----- PODE IR PARA O FEMININO

    EX: MEIA HORA.

    UM POUCO----- NÃO PODE IR PARA O FEMININO

    EX: ELA ESTÁ MEIO TRISTE.

  • Advérbio não varia✍️