SóProvas


ID
348832
Banca
FGV
Órgão
CODESP-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

O processo de Gerenciamento Financeiro dos serviços de TI necessita prover pontos de controle que permitam avaliar sua eficiência, eficácia, efetividade e economicidade, que constituem pontos de controle conhecidos como Indicadores-Chave de Desempenho (Key Performance Indicator – KPI). Os indicadores índice de custos contabilizados e índice de consultas atendidas dentro do prazo estabelecido são pontos de controle visualizados, respectivamente, nas seguintes perspectivas:

Alternativas
Comentários
  • EFICIÊNCIA, EFICÁCIA, EFETIVIDADE
    O desempenho das organizações e seus processos podem ser avaliados de diversas  formas segundo o enfoque adotado. Se formos empregar o enfoque da EFICÁCIA, iremos verificar  qual o grau de realização de objetivos da organização. Exemplo: se o objetivo da Secretaria de  Educação do Município de Taylorandia é construir 10 escolas no ano de 2008, bastará verificar se,  no final deste ano, as 10 escolas estão construídas de acordo com o especificado. Caso afirmativo, a Secretaria terá sido EFICAZ. Não são levados em consideração os custos  envolvidos, os processos adotados na construção. Portanto:

    EFICÁCIA consiste no grau de alcance das METAS programadas em um determinado período de tempo, independentemente dos custos implicados. Quanto mais alto o grau de  realização dos objetivos e metas, mais a organização é eficaz.
     Ops, que estória é essa de METAS? Não estávamos falando de OBJETIVOS? Pois é,  se adicionarmos um prazo e uma quantificação associada a indicadores de desempenho ao  objetivo, ele se torna uma meta. No nosso caso, o objetivo mais amplo da Secretaria de Educação  seria reduzir o índice de analfabetismo para 10% ou menos até o final de 2010. Há um prazo e  uma quantificação. Logo, é uma meta. Para conseguir cumpri-la, estabeleceu um sub-objetivo de  aumentar o número de escolas. Escolheu construir 10 escolas no ano de 2008. Também há um prazo e há uma quantificação. Logo também é uma meta. 
    Vamos supor que os servidores públicos da Secretaria se esmeraram, especificaram  bem a realização da obra, promoveram a concorrência entre as diversas empresas e  conseguiram, com o mesmo orçamento inicial, construir 12 escolas em 2008. Conseguiram reduzir  os custos e melhorar o processo. Desta forma, foram EFICIENTES.

    EFICIÊNCIA: relação entre PRODUTOS (bens e serviços) gerados por uma atividade e  os CUSTOS dos insumos empregados, em um determinado período de tempo. Uma organização  é eficiente quando utiliza seus recursos da forma mais produtiva e econômica possível, também conhecida como forma racional de utilização (vide prova da CGU-2006). Este conceito envolve os  processos de trabalho e o custo dos insumos.
    Agora, será que a construção das escolas  efetivamente  conseguiu reduzir o analfabetismo para 10% ou menos? Caso afirmativo, a Secretaria de Educação foi EFETIVA.


    EFETIVIDADE: relação entre os resultados de uma ação ou programa, em termos de  efeitos sobre a POPULAÇÃO-ALVO (IMPACTOS OBSERVADOS) e OBJETIVOS
    PRETENDIDOS  (IMPACTOS ESPERADOS). 
    Alguns autores consideram EFETIVIDADE como a união da  EFICÁCIA com a EFICIÊNCIA.
     
    by Pedrosa (TIMasters)
  • Eficácia: atingir o objetivo. Ex.: O time brasileiro jogou muito mal, porém venceu o jogo.

    Eficiência: fazer da melhor forma. Ex.: O time brasileiro jogou muito bem, mas perdeu a partida. (fez da melhor forma, mas não atingiu o objetivo)

    Efetividade: fazer certo o que tem que ser feito. Ex.: O time brasileiro venceu o jogo sem dificuldade.

    Economicidade: economizar recursos para atingir os objetivos. Ex.: Os reservas do time brasileiro foram suficientes para vencer a partida.

    Excelência: Eficácia + Eficiência + Efetividade + Economicidade. Ex.: Os reservas da seleção brasileira jogaram bonito e venceram, sem dificuldade, a partida contra a ARGENTINA :)

    Esses são os 5 "E"s da Administração.

    A questão é muito mal feita e provavelmente, uma mente mais sã, aceitaria recursos contra ela.
  • Pessoal, estou louco o "O processo de Gerenciamento Financeiro dos serviços de TI..."  não existe no CobiT 4.1. Existe no ITIL. Acho que a questão foi muito mal formulada e está classificada erradamente, não?
  • Alguem poderia explicar por que o  índice de custos contabilizados está ligado à eficiência??? 
    E tb porque os administradores deste site, mesmo depois de muitos pedidos, nao conseguiram ainda colocar algo básico, como a porcaria de um aviso automático de resposta no nosso email?
  • Não consigo compreender o porquê da segunda parte da questão não ser efetividade.

    Força, foco e fé que dá certo!