EFICIÊNCIA, EFICÁCIA, EFETIVIDADE
O desempenho das organizações e seus processos podem ser avaliados de diversas formas segundo o enfoque adotado. Se formos empregar o enfoque da EFICÁCIA, iremos verificar qual o grau de realização de objetivos da organização. Exemplo: se o objetivo da Secretaria de Educação do Município de Taylorandia é construir 10 escolas no ano de 2008, bastará verificar se, no final deste ano, as 10 escolas estão construídas de acordo com o especificado. Caso afirmativo, a Secretaria terá sido EFICAZ. Não são levados em consideração os custos envolvidos, os processos adotados na construção. Portanto:
EFICÁCIA consiste no grau de alcance das METAS programadas em um determinado período de tempo, independentemente dos custos implicados. Quanto mais alto o grau de realização dos objetivos e metas, mais a organização é eficaz.
Ops, que estória é essa de METAS? Não estávamos falando de OBJETIVOS? Pois é, se adicionarmos um prazo e uma quantificação associada a indicadores de desempenho ao objetivo, ele se torna uma meta. No nosso caso, o objetivo mais amplo da Secretaria de Educação seria reduzir o índice de analfabetismo para 10% ou menos até o final de 2010. Há um prazo e uma quantificação. Logo, é uma meta. Para conseguir cumpri-la, estabeleceu um sub-objetivo de aumentar o número de escolas. Escolheu construir 10 escolas no ano de 2008. Também há um prazo e há uma quantificação. Logo também é uma meta.
Vamos supor que os servidores públicos da Secretaria se esmeraram, especificaram bem a realização da obra, promoveram a concorrência entre as diversas empresas e conseguiram, com o mesmo orçamento inicial, construir 12 escolas em 2008. Conseguiram reduzir os custos e melhorar o processo. Desta forma, foram EFICIENTES.
EFICIÊNCIA: relação entre PRODUTOS (bens e serviços) gerados por uma atividade e os CUSTOS dos insumos empregados, em um determinado período de tempo. Uma organização é eficiente quando utiliza seus recursos da forma mais produtiva e econômica possível, também conhecida como forma racional de utilização (vide prova da CGU-2006). Este conceito envolve os processos de trabalho e o custo dos insumos.
Agora, será que a construção das escolas efetivamente conseguiu reduzir o analfabetismo para 10% ou menos? Caso afirmativo, a Secretaria de Educação foi EFETIVA.
EFETIVIDADE: relação entre os resultados de uma ação ou programa, em termos de efeitos sobre a POPULAÇÃO-ALVO (IMPACTOS OBSERVADOS) e OBJETIVOS
PRETENDIDOS (IMPACTOS ESPERADOS).
Alguns autores consideram EFETIVIDADE como a união da EFICÁCIA com a EFICIÊNCIA.
by Pedrosa (TIMasters)