SóProvas


ID
3488341
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Cristóvão - SE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

   Os professores de matemática, de história e de língua portuguesa de determinada escola concederam uma entrevista sobre suas práticas pedagógicas.

   O professor de matemática disse acreditar que “o papel da escola é preparar intelectual e moralmente o aluno para assumir uma posição social, por isso os conteúdos de ensino não precisam ter uma relação com a experiência vivida”.

   O professor de história afirmou ter a concepção de que “a sociedade é um todo orgânico e funcional, e a escola funciona como modeladora do comportamento humano”.

   O professor de língua portuguesa declarou acreditar que “a difusão dos conteúdos é tarefa primordial da escola, mas esses conteúdos não podem estar dissociados da realidade dos estudantes. O saber escolar pode transformar a sociedade”.

A partir dessa situação hipotética, julgue o item a seguir.


O professor de matemática é adepto da tendência pedagógica libertadora.

Alternativas
Comentários
  • Tradicional.

  • errado

    o trecho refere-se a pedagogia tradicional.

    Lembremo-nos que para a pedagogia de Paulo Freire o papel da escola é o questionamento da realidade, relação homem-natureza visando uma TRANSFORMAÇÃO social

  • TENDENCIA TRADICIONAL

  • educação libertadora é, sobretudo, uma educação conscientizadora, na medida em que além de conhecer a realidade, busca transformá-la, ou seja, tanto educador quanto educando aprofundam seus conhecimentos em torno do objeto para poder intervir sobre ele. PALAVRAS CHAVES: Educação. Libertação. Paulo Freire.

  • Ao contrário da pedagogia tradicional, na qual o processo de ensino centrava se no professor, na pedagogia renovada Progressivista este deixa de ser um agente privilegiado para se tornar colaborador ao livre desenvolvimento do aluno e sua intervenção se dá para organizar o entendimento do educando.

  • Alternativa incorreta. O professor de matemática assume uma tendência pedagógica liberal tradicional (ensino enciclopédico, focado na transmissão do conteúdo e não na experiência do aluno, a aprendizagem é receptiva e mecânica).

    - O professor de história defende a tendência pedagógica liberal tecnicista (modeladora do comportamento humano através de técnicas específicas).

    -O professor de língua portuguesa argumenta a favor da tendência pedagógica progressista crítico social (difusão de conteúdos com ressonância das realidades sociais, da democratização e da transformação da sociedade).