SóProvas


ID
3488347
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Cristóvão - SE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

   Os professores de matemática, de história e de língua portuguesa de determinada escola concederam uma entrevista sobre suas práticas pedagógicas.

   O professor de matemática disse acreditar que “o papel da escola é preparar intelectual e moralmente o aluno para assumir uma posição social, por isso os conteúdos de ensino não precisam ter uma relação com a experiência vivida”.

   O professor de história afirmou ter a concepção de que “a sociedade é um todo orgânico e funcional, e a escola funciona como modeladora do comportamento humano”.

   O professor de língua portuguesa declarou acreditar que “a difusão dos conteúdos é tarefa primordial da escola, mas esses conteúdos não podem estar dissociados da realidade dos estudantes. O saber escolar pode transformar a sociedade”.

A partir dessa situação hipotética, julgue o item a seguir.


As declarações do professor de língua portuguesa coadunam-se com a tendência pedagógica libertária, segundo a qual a educação atua na transformação da personalidade dos estudantes.

Alternativas
Comentários
  • errado .

    o prof explicita a Tendência Progressista ---> ,crítico social dos conteúdos, que é nossa tendência pedagógica atual.

  • errado

    o saber escolar para a tendência libertária, na verdade, não é enfatizado. mas sim, na aprendizagem informal grupal

  • O erro da questão é afirmar que ele faz parte da tendência pedagógica libertária, quando na verdade ele faz parte da Tendência pedagógica Crítico Social dos Conteúdos a qual tem como palavras-chave “a difusão dos conteúdos" e "conteúdos não podem estar dissociados da realidade dos estudantes".

  • Na verdade o professor de língua portuguesa descreveu a tendencia crítico social dos conteudos e não a libertaria.

  • item errado, poi o professor de português em sua fala está mencionando a tendência Crítico social dos conteúdos.

  • A Tendência Crítico Social

    .Procura desenvolver o pensamento crítico

    . Difusão de conteúdos

    .A realidade social do indivíduo é a base para a construção do saber

    .Emerge da prática social do indivíduo

  • O problema que identifiquei foi no enunciado, pois identifica a atuação da pedagogia da libertação como "transformação da personalidade dos estudantes", quando deveria ser "transformação da sociedade"

  • Embora realmente a tendência pedagógica libertária atue na transformação da personalidade dos estudantes num sentido libertário e autogestionário, as declarações do professor de Português, no texto da questão (“a difusão dos conteúdos é tarefa primordial da escola, mas esses conteúdos não podem estar dissociados da realidade dos estudantes. O saber escolar pode transformar a sociedade”), estão relacionados à pedagogia crítico-social dos conteúdos e não à tendência libertária.

    GABARITO: questão “ERRADA”

  • -O professor de língua portuguesa argumenta a favor da tendência pedagógica progressista crítico social (difusão de conteúdos com ressonância das realidades sociais, da democratização e da transformação da sociedade)

    -O professor de história defende a tendência pedagógica liberal tecnicista (modeladora do comportamento humano através de técnicas específicas)

    -O professor de matemática assume uma tendência pedagógica liberal tradicional (ensino enciclopédico, focado na transmissão do conteúdo e não na experiência do aluno)