SóProvas


ID
349060
Banca
FGV
Órgão
CODESP-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Considerando as Teorias X e Y, analise as afirmativas a seguir:

I. De acordo com a Teoria X, as pessoas normais têm aversão ao trabalho.

II. Segundo a Teoria Y, a imaginação na solução de problemas não está distribuída entre as pessoas em uma organização.

III. Segundo a Teoria X, as pessoas médias preferem ser mandadas.

Assinale

Alternativas
Comentários
  • Diz a Teoria X: "o trabalho é em si mesmo desagradável para a maioria das pessoas".
    "as pessoas em sua maioria não são ambiciosas, evitam correr riscos, assumir responsabilidades e preferem ser dirigidas". Ora, se a maioria das pessoas é assim, compete à organização desenvolver ambientes, condições, cargos, atribuições, tarefas, atividades, processos de trabalho que reflitam esse conceito sobre a natureza humana no trabalho, que repercutam esta constatação, já que a tomam por verdade quase que de maneira absoluta.

    A Teoria Y: o trabalho é tão natural como o lazer, se as condições forem favoráveis"
    A Teoria Y Não afirma o contrario da Teoria X, não diz que a maioria das pessoas é ambiciosa, quer assumir responsabilidades. Apenas diz: "o autocontrole, freqüentemente solicitado no ambiente organizacional, se torna indispensável à consecução dos objetivos da empresa".

  • LETRA E

    Embora tenha acertado, o que a banca quis dizer com ''pessoas médias"?

  • O que a banca quis dizer com pessoas médias?????????????

  • Achei a questão estranha com essa de pessoas médias

  • creio que média tem a ver com mediocridade.. que não são excelentes.

  • Camila Costa com pessoas médias ela somente quis dizer pessoas.

    Todavia, tratando-se de FGV, todo o tipo de linguagem que puder ser usada para nos confundir, será usada sem dó, então, teremos que nos atentar aos termos sinônimos ou até mesmo deixar de lado/ignorar um termo.

  • GABARITO: LETRA E

    Em seus estudos, Douglas McGregor relatou que os seres humanos, nas suas relações no trabalho, podem ser divididos em dois tipos antagônicos:

    • HOMEM X: apático, indolente, trabalha forçado somente pela retribuição financeira, entende que o homem médio vê o trabalho como um grande esforço, necessitando de uma supervisão constante e autoritária para que possa realizar as suas atividades de forma satisfatória;

    • HOMEM Y: para ele o trabalho é tão natural e prazeroso quanto o descanso, é autodirigido, auto responsável, auto motivado e criativo, necessitando de um líder participativo, que forneça os meios para que atinja os objetivos organizacionais;

    DIREÇÃO CONCURSOS.

  • A teoria X e Y propõe que existem duas visões distintas do ser humano: uma visão basicamente negativa, chamada de Teoria X, e outra visão basicamente positiva, chamada de Teoria Y.

    Vamos analisar as afirmativas.

    I. Certo. De acordo com a Teoria X, as pessoas têm aversão ao trabalho e precisam ser coagidos, controlados e ameaçados para que possam se esforçar e produzir. Além disso, o ser humano prefere ser dirigido, não gosta de assumir responsabilidades, não tem ambição e privilegia a segurança.

    II. Errado. Segundo a teoria Teoria Y, administrar é um processo de criar oportunidades e liberar potenciais rumo ao autodesenvolvimento das pessoas. As pessoas gostam de se desenvolver, sendo dever da administração criar condições orgânicas e métodos para que as pessoas possam atingir objetivos pessoais e objetivos organizacionais

    III. Certo. De acordo com a teoria X, falta ambição nas pessoas, não gostam de assumir responsabilidades e preferem ser dirigidas e sentir-se seguras nessa dependência.

    GABARITO: E

  • Média não seria no sentido estatístico?
  • Errei a questão por conta desse " pessoas médias" . Qual necessidade desse termo ??