SóProvas


ID
349111
Banca
FGV
Órgão
BADESC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

A inércia do comprador e a saturação do mercado são características das indústrias nas seguintes fases:

Alternativas
Comentários
  • Letra C

    Interessante questão. Quando ela fala de inércia do comprador, por mais estranho que possa soar, está a falar da fase de introdução, pois o consumidor é desconfiado, não conhece o produto (ainda) e prefere comprar a marca conhecida, ao menos em um primeiro momento. O que poderia gerar dúvida era o item B, pois fala-se em declínio, mas nessa fase não há inércia do comprador e sim uma diminuição nas vendas de um modo geral.  

    No segundo caso, a saturação está ligada diretamente à maturidade, ao topo. Baseado no modelo tradicional do ciclo de vida do produto, após essa fase segue-se o declínio (hoje em dia esse ciclo não é tão perfeito, pois as organizações estão inovando a fim de manterem-se vivas no mercado).

  • I) Introdução --> é caracterizada por incertezas, custos altos, rápido declínio e fragilidade. Entretanto, sua estratégia é lidar com a alta concorrência e as oportunidades e ameaças.

    II) Crescimento --> é caracterizado por inovação tecnológica, de processos, de marketing, diminuição de custos e incerteza. Deve-se reinvestir, uma vez que nesse período as margens aumentam junto com o volume de vendas.

    III) Maturidade --> é caracterizada por pouca inovação, fuga de demanda, lucros decrescentes, portanto é recomendado reorganizar o mix de produtos, estabelecer preços corretamente e buscar novos mercados.

    IV)  Declínio -->  Os investimentos em P&D e publicidade são reduzidos, em conseqüência a margem também diminui, portanto a guerra fica acirrada, e para tentar melhorar deve-se buscar participação e liderança, concentrar-se em um nicho de mercado, retirar-se do mercado lentamente, e desativar ou liquidar os ativos



  • Klaus foi direto ao ponto: no declínio não existe inércia, existe um comportamento de diminuição de vendas

  • Acertei. Mas acho que esse conceito: inércia do comprador durante a introdução de um produto; tem suas ressalvas. Alguns produtos tem seu lançamento aguardado ansiosamente pelo público fiel a uma marca. Por exemplo, a cada Iphone novo que á lançado, muita gente (não eu) corre para as lojas para comprar o quanto antes.

     

    Mas em todo caso, temos que recorrer à literatura, e à cabeça do examinador, que não consideram esses casos.

  • GABARITO LETRA C