SóProvas


ID
349120
Banca
FGV
Órgão
BADESC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A Teoria dos Jogos não é aplicável quando:

Alternativas
Comentários
  • letra C

    A teoria dos jogos é o estudo da tomada de decisões entre indivíduos quando o resultado de cada um depende das decisões dos outros, numa interdependência similar a um jogo.

  • Gabarito: C
    Teoria dos jogosé um ramo da matemática aplicadaque estuda situações estratégicas onde jogadores escolhem diferentes ações na tentativa de melhorar seu retorno. Inicialmente desenvolvida como ferramenta para compreender comportamentoeconômicoe depois usada pela Corporação RANDpara definir estratégias nucleares, a teoria dos jogos é hoje usada em diversos campos acadêmicos. A partir de 1970 a teoria dos jogos passou a ser aplicada ao estudo do comportamento animal, incluindo evolução das espécies por seleção natural. Devido a interesse em jogos como o dilema do prisioneiroiterado, no qual interesses próprios e racionais prejudicam a todos, a teoria dos jogos vem sendo aplicada na ciência política, ética, economia, filosofia, recentemente, no jornalismo, área que apresenta inúmeros e diversos jogos, tanto competitivos como cooperativos. Finalmente, a teoria dos jogos despertou a atenção da ciência da computaçãoque a vem utilizando em avanços na inteligência artificiale cibernética.
    -> Embora similar à teoria da decisão, a teoria dos jogos estuda decisões que são tomadas em um ambiente onde vários jogadores interagem. Em outras palavras, a teoria dos jogos estuda as escolhas de comportamentos ótimos quando o custo e beneficio de cada opção não é fixo, mas depende, sobretudo, da escolha dos outros indivíduos.
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Teoria_dos_jogos
  • A teoria dos jogos é aplicada na Economia em cenários com oligopólios. Em um mercado competitivo, onde o número de concorrentes tenderia ao infinito, nós não teríamos como conhecer o comportamento do outro. Ou seja, é necessário ter um pouco número de participantes, e que esses poucos conheçam como cada um irá atuar. Resposta letra C.
    Comentando sobre a letra e: a resposta não é suficiente, pois não basta saber os cursos de ação do adversário, mas saber qual ele irá adotar.
  • Nenhuma das respostas dos membros responde à pergunta acima.

    Vamos às respostas:

    a) O estudo das ações ao alcance do sujeito é uma das premissas da Teoria dos Jogos. Prever qual o caminho adequado, de acordo com suas ambiçoes, considerando-se uma eventual escolha do outro participante;

    b) Deve haver previsibilidade na Teoria dos Jogos;

    c) Um número infinito de participantes levaria à imprevisibilidade do cenário, inviabializando a aplicação da teoria dos jogos;

    d) O jogo é imprevisível quando não se sabe qual a escoha do outro participantes, mas previsível dentro do leque de quais possibilidades o outro pode escolher, destarte, ambos (Previsibilidade X Imprevisibilidade) se anulam. Se houvesse um resultado de certeza para qualquer lado, não haveria o que se falar em teoria dos jogos, não não haveria cenário de jogo, e sim cenário de certezas e resultados (decisão independente, e não interdependente);

    e) Respondido na assertiva D. Dentro da imprevisibilidade de qual ação o outro tomará, ao menos sabe-se quais caminhos o outro PODERÁ tomar.
  • Alternativa C. A teoria dos jogos é aplicável quando: O número de participantes é finito; Cada participante tem um número finito de cursos possíveis de ação; Cada participante conhece os cursos de ação ao seu alcance; Cada participante conhece os cursos de ação ao alcance do adversário, mas desconhece qual será o curso escolhido por ele; As duas partes intervêm e o jogo é "zero-soma", isto é, competitivo; os benefícios de um jogador são as perdas do outro e vice-versa. Fonte: Princípios de Administração de Idalberto Chiavenato, pg232.