SóProvas


ID
349165
Banca
FGV
Órgão
BADESC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Na gestão do conhecimento, o compartilhamento de experiências e a sistematização de conceitos são, respectivamente, exemplos de:

Alternativas
Comentários
  • Modos de Conversão do Conhecimento.
    Socialização: compartilhamento de experiências entre dois indivíduos (modelo tácito => tácito). Externalização: transformação do conhecimento tácito em explícito. Combinação: o conhecimento já estruturado é trocado e comportilhado pelos diversos membros e grupos da organização. Internalização: um indivíduo incorpora o conhecimento explícito ao seu conhecimento tácito.

    Gabarito - D
  • Direto da Fonte:
     
     
    O pressuposto de que o conhecimento é criado por meio da interação entre o conhecimento tácito e ou conhecimento explícito nos permite postular quatro modos diferentes de conversão do conhecimento.
     
    São eles: a) de conhecimento tácito em conhecimento tácito, que chamamos de socialização; b) de conhecimento tácito em conhecimento explícito, que denominamos externalização; c) de conhecimento explícito em conhecimento explícito, ou combinação; d) de conhecimento explícito para conhecimento tácito, ou internalização.
     
    A socialização liga-se às teorias dos processo de grupos e da cultura organizacional. A combinação tem suas raízes no processamento das informações. A internalização está relacionada com o aprendizado organizacional. A externalização foi negligenciada pelas teorias organizacionais.
     
    Socialização é um processo de compartilhamento de experiências e, a partir daí, da criação de conhecimento tácito, como modelos mentais ou habilidades técnicas compartilhadas (p.69)
     
    Combinação é um processo de sistematização de conceitos em um sistema de conhecimento. Os indivíduos trocam e combinam conhecimentos através de meios como documentos, reuniões, conversas ao telefone ou redes de comunicação computadorizadas (p.75)
     
    Fonte: NONAKA, Ikujiro. Criação de conhecimento na empresa. Rio de Janeiro: Campus, 1997. Capítulo 3 - Teoria da Criação do Conhecimento Organizacional - p. 61-104.
  • Segundo o Professor Marcelo Camacho, do ponto dos concursos, em sua apostila de NOÇÕES DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E GERAL PARA O TRT-10, temos os seguintes conceitos:
    • Socialização: transformação do conhecimento tácito para conhecimento tácito. É o processo de compartilhamento de experiências entre pessoas, e daí a criação de conhecimento tácito para o outro que ouve. Este ouvinte cria modelos mentais ou habilidades técnicas compartilhadas. A observação, imitação e prática são meios de produção de conhecimento tácito. A socialização pode ocorrer inclusive na interação e diálogo com clientes na organização. Um indivíduo pode adquirir conhecimento tácito diretamente de outros indivíduos, sem usar a linguagem.
    • Externalização: transformação do conhecimento tácito para conhecimento explícito. A escrita é uma forma de transformar conhecimento tácito em explícito. Quando articulamos o conhecimento em metáforas, analogias, etc., estamos transformando conhecimento tácito em conhecimento explícito. A externalização é provocada pelo diálogo e pela reflexão.
    • Combinação: transformação do conhecimento explícito para conhecimento explícito. É a sistematização do conhecimento em um sistema de conhecimento. A troca de conhecimentos através de reuniões, documentos, conversas. É o acréscimo de conhecimento ao já elaborado. A educação formal em escolas assume esta forma. Os indivíduos trocam e combinam conhecimentos através de meios como documentos, reuniões, conversas ao telefone ou redes de comunicação computadorizadas.
    • Internalização: tranformação do conhecimento explícito para conhecimento tácito. É o processo de incorporação do conhecimento explícito no conhecimento tácito. É quando o conhecimento explícito é internalizado na base de conhecimento das pessoas através de modelos mentais e know-how. É adquirido através dos documentos e relatórios.
    • "Compartilhamento de experiências" configura-se na relação de mestre e aprendiz (conhecimento tácito para tácito) = socialização.
    • "Sistematização de conceitos" é caracterizado por soma de conceitos explícitos já existentes (conhecimento explícito + explícito) = combinação.

    Bons estudos !
  • Socialização -- (tácito - tácito) -- conhecimento compartilhado.

    Combinação -- (explícito - explícito) -- conhecimento sistêmico.

    Internalização -- (explícito - tácito) -- conhecimento operacional.

    Externalização -- (tácito - explícito) -- conhecimento conceitual.