Letra a) "Hahn e maclean (1955), representantes, como williamson, da corrente clássica de aconselhamento, dão ênfase ao processo de diagnóstico e tomam o aconselhamento no sentido de informações prestadas ao cliente sobre alternativas que se oferecem na solução de seus problemas. Há casos, dizem esses autores, sobre os quais o cliente precisa ser instruído! Há fatos que precisa conhecer; há aprendizagem a ser realizada." Essa alternativa aparenta estar correta de acordo com o texto de referência.
Letra b) "Do ponto de vista dos efeitos da relação ocorrida no processo de aconselhamento, pepinskye pepinsky (1954) os definem como resultantes da interação que ocorre entre dois indivíduos, conselheiro e cliente, sob forma profissional, sendo iniciada e mantida como meio de facilitar alterações no comportamento do cliente." Assim, a letra b está correta de acordo com o texto.
Letra c) Shoben (1966), analisando as implicações científicas e filosóficas envolvidas nos processos de assistência psicológica, afirma que do ponto de vista educacional e clínico, há dois alvos: o primeiro é ajudar o estudante ou o paciente a desenvolver suas capacidades para aperfeiçoar sua auto-avaliação "sem, necessariamente, se determinar o conteúdo de suas conclusões". Um segundo alvo, de certa forma, contraposto ao primeiro, é o de se recusar ajuda técnica sempre que esta possa ser solicitada num contexto que venha violar os princípios intrínsecos do valor pessoal. O texto de referência também coloca essa alternativa como correta.
Letra d) Patterson (1959) é de opinião que o aconselhamento pode ser focalizado em termos de áreas de problemas (educacionais, vocacionais, conjugais, etc.), assim como em termos de ajustamento pessoal ou mesmo terapêutico. Desse modo, essa alternativa está errada porque traz que o aconselhamento não pode ser focalizado em termos de ajustamento pessoal ou mesmo terapêutico, o que o texto traz como possível.
Letra e) Na corrente comportamental, encontramos bijou (1966) afirmando ser "aquele objetivo final do aconselhamento ajudar o cliente a lidar mais eficazmente com seu meio e a substituir o comportamento mal ajustado pelo ajustado". Esse é o gabarito oficial, e realmente está correto de acordo com o texto de base.
Gabarito da Banca: E
Gabarito para mim: D
O texto de referência é "Sobre aconselhamento psicológico" de Apolenário Portugal.