SóProvas


ID
3493828
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Piracicaba - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

      Além de ser a autora do quadro Abaporu (1928), a pintora Tarsila do Amaral (1886-1973) foi uma mulher à frente do seu tempo também no amor, ao contrário das várias jovens que mantinham casamentos a contragosto. Ao longo da vida, Tarsila, que atraiu olhares por sua beleza e vestuário ousado, teve quatro grandes relacionamentos – reprovados por seus irmãos. Seus pais, no entanto, ficavam do seu lado. Ela foi destemida.

      Seu primeiro marido era primo de sua mãe. Desníveis culturais e traições fariam a pintora paulista pedir o fim do enlace. Foi uma tensão muito grande, porque envolvia alguém do seu núcleo mais próximo.

     

Seu segundo amor foi o escritor Oswald de Andrade (1890-1954), um dos líderes dos modernistas, que a acompanharia em uma das fases mais profícuas, compreendida entre a metade dos anos 20 e o começo dos 30. Apesar do “vanguardismo” de ambos, eles mantinham discrição sobre o relacionamento. Nas cartas que trocavam quando ela estava em Paris, usavam pseudônimos. Somente se sentiriam libertos quando Tarsila conseguiu a anulação de seu primeiro casamento.

      A parceria intelectual e o carinho que emanavam do casal ilustre, no entanto, acabaram mal. Oswald traiu Tarsila com Pagu, pseudônimo da jornalista e poeta Patrícia Galvão (1910-1962). “Ela ficou tão furiosa que não deixou o Oswald entrar em casa para buscar suas coisas”, conta a sobrinha- -neta da pintora, Tarsilinha, que soube dos bastidores por familiares.

      Com a queda da bolsa de Nova York em 1929, a crise da pintora ganhou mais um elemento: sua família perdera a fortuna. Sua reação, inesperada, foi entender o novo cenário que se apresentava. Assim, em 1931, viajou para o Leste Europeu com seu novo parceiro, o psiquiatra paraibano Osório César (1895-1979), retornando ao Brasil em 1932. Antes de se afastar dele, pinta o quadro Operários (1933).

      Seu último relacionamento foi com o carioca Luís Martins (1907-1981). Vinte anos mais jovem, o jornalista, cronista e crítico de arte vai ser seu companheiro por cerca de dezoito anos. A felicidade duradoura não vai conseguir eliminar a preocupação acerca da diferença de idade entre os dois. Tarsila se sentia culpada por não poder compartilhar com Martins o sonho de ter filhos.

      O enredo chega ao fim, mais uma vez, com uma traição. Martins deixa a pintora para se casar com a sua prima Anna Maria Martins. Esta, depois de algum tempo, vai pedir perdão e conta que desistiu de Luís. Tarsila, generosa que era, a perdoa e a aconselha a não desistir da sua felicidade. As duas choram e se abraçam.

(Tatiane de Assis, Os quatro grandes amores da pintora Tarsila do Amaral. Revista Veja, 15.04.2019. Acesso em 19.08.2019. Adaptado)

No trecho “Desníveis culturais e traições fariam a pintora paulista pedir o fim do enlace. Foi uma tensão muito grande…” (2° parágrafo), os vocábulos em destaque têm como sinônimos, no contexto em que ocorrem, respectivamente:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA A

     “Desníveis culturais e traições fariam a pintora paulista pedir o fim do enlace. Foi uma tensão muito grande…”

    → Queremos sinônimos (palavras com significado semelhante). Desníveis (diferenças, desigualdades, discrepâncias, desproporções, desequilíbrios, defasagens); enlace (união, ligação, enlaçamento, enlaçadura, casamento, matrimônio); tensão (angústia, sofrimento, conflito).

    ☛ FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • Assertiva A

    desigualdades, matrimônio, angústia.

  • Devemos nos atentar que a questão pede sinônimos DE ACORDO COM O CONTEXTO, ou seja, o examinador está te falando: leia o parágrafo para responder, quero as palavras que mantêm o sentido do texto.

    Enlace, no contexto acima, só pode ser casamento ou matrimônio, então ficamos entre A e D já de início. Agora, sabendo que extensão significa dimensão ou tamanho de algo, então não é sinônima de tensão(algo angustiante/situação tensa). Portanto alternativa A é a correta.

  • Desnível: diferença de nível em uma superfície. / diferença, desigualdade com relação a uma escala de valores.

    Desigualdade: caráter, estado de coisas ou pessoas que não são iguais entre si; dessemelhança, diferença.

    Enlace: ato ou efeito de enlaçar; enlaçadura, enlaçamento. / ato de apertar entre os braços; abraço, amplexo.

    Matrimônio: m.q. CASAMENTO ('ato', 'vínculo', 'ritual').

    Tensão: estado do que ameaça romper-se. / qualidade, condição ou estado do que é ou está tenso¹.

    Angústia: estreiteza, redução de espaço ou de tempo; carência, falta. / estado de ansiedade, inquietude; sofrimento, tormento.

    1: esticado com força; estirado, retesado. / acompanhado de tensão ('sobrecarga'); difícil, preocupante. em estado de tensão ('sobrecarga'). (exe.: espírito tenso).