SóProvas


ID
3497254
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Vila Velha - ES
Ano
2020
Provas
Disciplina
História
Assuntos

“Os anos que antecederam o Estado Novo foram de efervescência e disputa política. Essa situação tinha a ver com a diversidade das forças que se haviam aglutinado em torno da Aliança Liberal, a coligação partidária oposicionista que em 1929 lançou a candidatura de Getúlio Vargas à Presidência da República. Enquanto alguns dos que aderiram à Aliança Liberal faziam oposição sistemática ao regime, outros ali ingressaram apenas por discordarem do encaminhamento dado pelo então presidente Washington Luís à sucessão presidencial”.

(PANDOLFI, D. Os anos 1930: as incertezas do regime. In FERREIRA, J, NEVE, L. O Brasil Republicano vol.2. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2004, p. 15).


A revolução de 1930 foi um divisor de águas na política brasileira no século XX. Sobre ele é INCORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Gab E

  • Não entendi, no contexto da rev. de 30 o Estado de São Paulo perdeu espaço, não?

    Pq a *E* é a incorreta?

  • Carlos Eduardo, a Revolução não Eliminou a força dos Estados do Centro-Sul

  • Mesmo São Paulo tendo perdido o poder da presidência, mas continuava sendo um estado forte, até porque era um dos Estados mais ricos do Brasil. Fato comprovado pela Revolução Constitucionalista de 1932, o que fez surgir em 1934, uma nova constituição.
  • GAB E

    Ao contrário, mesmo com a entrada de Vargas no poder durante do governo provisório (30), houve uma tentativa de reaver o poder por parte dos paulistas, já que durante a República Velha, o poder era intercalados entre as oligarquias mineiras e paulistas.

    A Revolução de 1930 depôs o presidente Washington Luís (1869-1947) e impediu a posse do paulista Júlio Prestes (1882-1946), levando Getúlio Vargas ao poder. Embora tivessem perdido sua hegemonia política, os paulistas apoiaram Vargas com a esperança de que ele convocasse eleições para a Constituinte e presidente, mas isso não aconteceu, então após a morte de 4 estudantes em SP, foi decretado a  Revolução de 1932 ou Guerra Paulista. Alguns estados apoiaram a movimentação dos paulistas como, Mato Grosso, Rio Grande do Sul e Minas Gerais, mas não aderiram ao combate.

  • Gabarito E

    Embora a política dos governadores tenha se encerrado em 1930 após o golpe de Vargas, os estados mais fortes do centro sul, vulgo SP e MG continuavam fortes e não foram de jeito algum eliminados.

    Uma vez que o Estado de SP era responsável pelo principal produto exportador da economia brasileira o Café.

  • Carlos Eduardo,

    A letra E diz que "eliminou as forças dos Estados mais poderosos", por isso está incorreta essa alternativa

  • Não houve eliminação dos estados mais fortes economicamente que eram os do centro sul, SP e MG.

    Na realidade, depois de tantos embates entre os paulistas e Vargas, no final, tanto as oligarquias quanto o presidente acabaram entrando num consenso pós 1932.

    Aliás, Vargas até promove políticas para valorizar o café em plena crise econômica decorrente da quebra de valores de 1929. O que representa que o governo estava interessado não em destruir as oligarquias, mas mantê-las em seu círculo de poder e influência.

    Gabarito E

  • A alternativa A nao tem nada a ver com nada mds.

  • centro sul, SP e MG.

    Café , leite= S M

  • Têm duas repostas incorretas letra A e E ( Os tenentes propunham a reforma agraria? difícil de acredita até porque Julio Prestes ainda era liberal, só se torna comunista no seu exílio.

  • Revolução de 1930

    Programa da AL – incentivo à produção industrial, voto secreto e criação de leis trabalhistas; apoio das classes médias urbanas e militares (tenentes);

    Vitória de Júlio Prestes (PRP) – AL se recusou a aceitar essa vitória;

    Assassinato de João Pessoa;

    Luta armada para evitar posse de Júlio Prestes / tropas do RJ depuseram o presidente Washington Luís;

    Revolução de 1930 – Getúlio Vargas tornou-se chefe politico;

  • A REVOLUÇÃO DE 30 NÃO SIGNIFICOU A CHEGADA DO POVO AO PODER NEM MUDANÇAS RADICAIS NAS ESTRUTURAS SOCIAIS NO PAIS.