SóProvas


ID
3497896
Banca
FCC
Órgão
SABESP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

[Escrever bem]


      Antigamente os professores do ensino médio ensinavam a escrever mandando fazer redações que puxavam para a grandiloquência, o preciosismo ou a banalidade: descrever uma floresta, uma tempestade, o estouro da boiada; comentar os males causados pelo fumo, o jogo, a bebida; dizer o que pensa da pátria, da guerra, da bandeira. Bem ou mal, íamos aprendendo, sobretudo porque os professores ainda tinham tempo para corrigir nossos exercícios. Mas o efeito podia ser duvidoso: seriam textos interessantes?

      Por isso, talvez seja melhor adotar o ponto de vista do escritor norte-americano O. Henry. Não lembro onde li que um rapaz lhe perguntou o que devia fazer para se tornar escritor, esperando provavelmente de volta o conselho clássico do temporal, do mar bravio, da batalha. Mas O. Henry lhe disse apenas o seguinte: “Descreva uma galinha atravessando um pátio; se conseguir, será escritor”.

(Adaptado de: CANDIDO, Antonio. O albatroz e o chinês. Rio de Janeiro: Ouro sobre azul, 2010, p. 205-206) 

Está correto o emprego de ambos os elementos sublinhados na frase:

Alternativas
Comentários
  • ✅ Gabarito: B

    A) A razão porque o autor considera que hoje mau se corrigem as redações é o tempo de que os professores não mais dispõem → incorreto, o correto é "por que" (=pela qual) e "mal" (=nem).

    B) Os alunos não costumavam reagir mal à proposição daqueles temas, talvez porque imaginassem que a redação havia de ser um texto solene → correto; mal (=bem); porque (=pois= conjunção coordenativa explicativa).

    C) Mau se sabia, às vezes, do que se estava escrevendo numa redação, por que os temas eram bastante desligados da realidade cotidiana → o correto é "mal" (=nem) e "porque" (=pois= conjunção coordenativa explicativa).

    D) Por quê será que o que era considerado mau escrito vinha assinalado em vermelho nas correções? → o correto é "por que" (=o "que" vem longe de pontuação, logo, não é acentuado. Equivale a "por qual motivo"); o correto é "mal" (=bem).

    E) Não é de todo mal que alguém escreva valendo-se de preciosismos, ainda que o faça sem exatamente saber porquê → o correto é "por quê" (=por qual motivo e o "que" vem antes do ponto final, logo, deve ser acentuado).

    ☛ FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • [edit] porquê junto e com acento geralmente vem antecedido de artigo. "O porquê".

    Pode ser substituído por "motivo" o motivo, as razões....

  • BEM : MAL

    BOM : MAU

  • Letra A - ERRADA - Deve-se empregar a forma "por que" - separado e sem acento. Trata-se do encontro da preposição POR com o pronome relativo QUE. Isso pode ser evidenciado, substituindo-se "por que" por "pela qual". Além disso, deve-se empregar a forma "mal", conjunção temporal.

    Letra B - CERTA - A forma "mal" corresponde ao advérbio antônimo de "bem". Já a forma "porque" corresponde à conjunção explicativa e equivale a "pois".

    Letra C - ERRADA - Deve-se empregar a forma "mal", que corresponde ao advérbio de modo antônimo de "bem". Além disso, deve-se empregar a forma "porque", que corresponde à conjunção explicativa e equivale a "pois".

    Letra D - ERRADA - Deve-se empregar o pronome interrogativo "Por que", equivalente a "Por que motivo". Além disso, deve-se empregar a forma "mal", que corresponde ao advérbio de modo antônimo de "bem".

    Letra E - ERRADA - Deve-se empregar o adjetivo "mau", antônimo de "bom". Além disso, deve-se empregar a forma "por quê" - separado e com acento -, que corresponde ao pronome interrogativo em final de frase.

  • Assertiva B

    Os alunos não costumavam reagir mal à proposição daqueles temas, talvez porque imaginassem que a redação havia de ser um texto solene.