SóProvas


ID
3500368
Banca
CPCON
Órgão
Câmara de Santa Rita - PB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Sobre a linguagem da redação oficial recomendada pelo Manual de Redação da Presidência da República, analise as proposições abaixo, colocando V para as verdadeiras e F para as falsas.


( ) A impessoalidade é uma característica que deve ser dada aos assuntos nas comunicações oficiais, entretanto, devem ser estimuladas as impressões individuais de quem as comunica.

( ) A clareza, que diz respeito à compreensão imediata do texto pelo leitor, é prejudicada pela ambiguidade e é conferida ao texto mediante fatores como uso do padrão culto da língua, padronização e concisão.

( ) Por seguir parâmetros ditados pelo Manual de Redação, o texto oficial dispensa uma releitura do texto redigido.

( ) Impessoalidade discursiva, linguagem clara e objetiva são essenciais para que a administração pública aja sem prejudicar ou privilegiar ninguém.

( ) Para atingir a clareza, além de cumprir as demais características da Redação oficial, é necessário revisar o texto.


Marque a alternativa que contém a sequência CORRETA de preenchimento dos parênteses.

Alternativas
Comentários
  •  Resposta: B

  • Gabarito B

    Conforme o Manual da Presidência da República, 3° edição.

    (F) A impessoalidade é uma característica que deve ser dada aos assuntos nas comunicações oficiais, portanto a redação oficial deve ser isenta da interferência da individualidade de quem a elabora. Além disso, a redação oficial é elaborada sempre em nome do serviço público e sempre em atendimento ao interesse geral dos cidadãos. Sendo assim, os assuntos objetos dos expedientes oficiais não devem ser tratados de outra forma que não a estritamente impessoal.

    (V) A clareza, que diz respeito à compreensão imediata do texto pelo leitor, é prejudicada pela ambiguidade e é conferida ao texto mediante fatores como uso do padrão culto da língua, padronização e concisão.

    (F) É indispensável, também, a releitura de todo o texto redigido. A ocorrência, em textos oficiais, de trechos obscuros provém principalmente da falta da releitura, o que tornaria possível sua correção.

    (V) Impessoalidade discursiva, linguagem clara e objetiva são essenciais para que a administração pública aja sem prejudicar ou privilegiar ninguém.

    (V) Para atingir a clareza, além de cumprir as demais características da Redação oficial, é necessário revisar o texto.

    Tudo posso Naquele que me fortalece!

  • LETRA B

  • F, V, F, V e V.

    Gab.: B

  • Conforme o Manual (2018, p. 17, 20):

    É indispensável, também, a releitura de todo o texto redigido.

    Percebe-se, assim, que o tratamento impessoal que deve ser dado aos assuntos que constam das comunicações oficiais decorre:

    a) da ausência de impressões individuais de quem comunica: embora se trate, por exemplo, de um expediente assinado por Chefe de determinada Seção, a comunicação é sempre feita em nome do serviço público. Obtém-se, assim, uma desejável padronização, que permite que as comunicações elaboradas em diferentes setores da administração pública guardem entre si certa uniformidade;

    b) da impessoalidade de quem recebe a comunicação: ela pode ser dirigida a um cidadão, sempre concebido como público, ou a uma instituição privada, a outro órgão ou a outra entidade pública. Em todos os casos, temos um destinatário concebido de forma homogênea e impessoal; e

    c) do caráter impessoal do próprio assunto tratado: se o universo temático das comunicações oficiais se restringe a questões que dizem respeito ao interesse público, é natural não caber qualquer tom particular ou pessoal.

    Gab. B

    Brasil. Presidência da República. Casa Civil. Manual de redação da Presidência da República. 3. ed., rev., atual. e ampl. Brasília: Presidência da República, 2018. Disponível em: http://www4.planalto.gov.br/centrodeestudos/assuntos/manual-de-redacao-da-presidencia-da-republica/manual-de-redacao.pdf