-
✅ Gabarito: A
a) Os médicos me haviam sugerido repouso → CORRETO. Temos um caso de locução verbal formada por verbo principal no particípio, sujeito explícito sem palavra atrativa, pode ocorrer a próclise em relação ao auxiliar (=me haviam) ou a ênclise (haviam-me). Não pode ser colocado após o verbo no particípio (=depois de -ado, -ido, nada é metido).
b) Estes são os candidatos que candidataram-se ao cargo → INCORRETO. Temos o pronome relativo "que" sendo fator de próclise, fator de atração do pronome oblíquo átono (=que se candidataram).
c) Lembrarei-me dos favores que recebi → INCORRETO. Temos um verbo no futuro do presente do indicativo, o correto é a colocação pronominal no meio do verbo, mesóclise (=lembrar-me-ei).
d) Quando chegares, te receberemos em nossa casa → INCORRETO. Não devemos começar a frase com o pronome oblíquo átono, o verbo está no futuro do presente do indicativo, o correto é a colocação pronominal no meio do verbo, mesóclise (=receber-te-emos).
☛ FORÇA, GUERREIROS(AS)!!
-
Para quem se deu mal na resolução>
1) Diante de formas verbais empregadas no futuro, geralmente iniciando períodos, Usamos mesóclise.
C) Lembrarei-me dos favores que recebi.
Lembrar-me-ei (..)
2) Após vírgulas = Use ênclise: Quando chegares, te receberemos em nossa casa.
Bons estudos!
-
Complemento :Usa-se mesóclises nos verbos conjugados : Futuro do presente e futuro do pretérito do indicativo .
-
DIABO
-
Assertiva A
Os médicos me haviam sugerido repouso.
-
Questão trazendo conhecimentos dos fatores de próclise nao convencionais.... vale a pena estudar esses casos, pois pode ser um diferencial na hora da prova.
-
Recomendo fortemente as aulas da Professora Janaína Arruda sobre esse tema!
-
Questão do CAPETA.