SóProvas


ID
3501148
Banca
Fundação de Apoio à UNESPAR
Órgão
Câmara de Dois Vizinhos - PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Assinale a alternativa em que NÃO há erro de concordância verbal:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: B

     a) Haverão de haver bons resultados → INCORRETO. Temos o verbo "haver" com sentido de "existir", é um verbo impessoal e não deve ser flexionado, bem como o seu auxiliar (=haverá de haver).
     b) Tenho certeza de que ainda choverão aplausos → CORRETO. Temos o verbo "chover" sendo empregado em seu sentido figurado, dessa forma, não expressa fenômeno da natureza e é um verbo pessoal. O que choveu? Aplausos choverão.
     c) Já ocorreu mais de mil reclamações → INCORRETO. Colocando a frase na ordem direta: mais de mil reclamações já ocorreram.
     d) Enquanto durar as críticas, não voltará ao emprego → INCORRETO. Durar o quê? As críticas durarem (sujeito simples com núcleo no plural, verbo deve ser flexionado no plural).
     e) Já votou cerca de dez mil eleitores → INCORRETO. Colocando a frase na ordem direta: cerca de dez mil eleitores já votaram (=a concordância é feita com o termo especificado= dez mil eleitores. O verbo deve ser flexionado no plural= votaram).

    ☛ FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • Sem entrar em pormenores, a concordância verbal diz respeito à correta flexão do verbo a fim de concordar com o sujeito

    a Haverão de haver bons resultados.

    Incorreto. Verbo "haver" é invariável, visto que a invariabilidade do principal emana para ele. Correção: "haverá de haver (...)";

    b) Tenho certeza de que ainda choverão aplausos.

    Correto. A despeito de haver verbo que denota fenômeno da natureza, acha-se em sentido metafórico, conotativo. Nessa circunstância, varia normalmente;

    c) Já ocorreu mais de mil reclamações.

    Incorreto. Quando o sujeito for composto por expressão "mais de", "cerca de", concorda com o numeral o verbo. Correção: "já ocorreram (...) mil reclamações";

    d) Enquanto durar as críticas, não voltará ao emprego.

    Incorreto. Deve o verbo concordar com o sujeito (as críticas). Correção: "enquanto durarem as críticas (...)";

    e) Já votou cerca de dez mil eleitores.

    Incorreto. Quando o sujeito for composto por expressão "mais de", "cerca de", concorda com o numeral o verbo. Correção: "já votaram (...) dez mil eleitores".

    Letra B