Gabarito: D
➥ O art. 145, § 1º, da CF enuncia que “as taxas não poderão ter base de cálculo própria de impostos”. E, semelhantemente, o art. 77, parágrafo único, do Código Tributário prescreve que “a taxa não pode ter base de cálculo ou fato gerador idênticos aos que correspondam a imposto nem ser calculada em função do capital da empresa".
➥ Súmula Vinculante nº 29: É constitucional a adoção, no cálculo do valor de taxa, de um ou mais elementos da base de cálculo própria de determinado imposto, desde que não haja integral identidade entre uma base e outra.
Dica para acertar a questão sem nem precisar lembrar do conceito previsto na lei:
As alternativas A e B trazem uma primeira ideia de permissão/obrigação seguida de uma proibição que começa com a palavra "nem", o que dá a ideia de que a primeira ideia teria que ser de negação/proibição também. Então já dá pra eliminar a A e a B. Vejam:
"A taxa pode ter base de cálculo ou fato gerador idênticos aos que correspondam a imposto nem (incongruência na frase) ser calculada em função do capital das empresas."
"A taxa deve ter base de cálculo ou fato gerador idênticos aos que correspondam a imposto nem (incongruência na frase) ser calculada em função do capital das empresas."
Considerando que duas alternativas usam essa construção de texto, é muito provável que a alternativa certa seja a D, que usa a frase da forma correta:
"A taxa não pode ter base de cálculo ou fato gerador idênticos aos que correspondam a imposto nem ser calculada em função do capital das empresas."