SóProvas


ID
3501958
Banca
INAZ do Pará
Órgão
CRF-AC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Civil
Assuntos

Acerca da Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO A

     

    A) Art. 10.  A sucessão por morte ou por ausência obedece à lei do país em que domiciliado o defunto ou o desaparecido, qualquer que seja a natureza e a situação dos bens.

    B) Art. 13.  A prova dos fatos ocorridos em país estrangeiro rege-se pela lei que nele vigorar, quanto ao ônus e aos meios de produzir-se, não admitindo os tribunais brasileiros provas que a lei brasileira desconheça.

    C) Art. 11, §3o  Os Governos estrangeiros podem adquirir a propriedade dos prédios necessários à sede dos representantes diplomáticos ou dos agentes consulares.

    D) Art. 4o   Quando a lei for omissa, o juiz decidirá o caso de acordo com a analogia, os costumes e os princípios gerais de direito.

    E) Art. 7o  A lei do país em que domiciliada a pessoa determina as regras sobre o começo e o fim da personalidade, o nome, a capacidade e os direitos de família.

     

    Fonte: LINDB.

  • A questão exige conhecimento sobre as disposições da LINDB - Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro - que disciplina a aplicação das normas em geral.


    Deve-se, então, identificar a alternativa correta:


    A) Conforme dispõe o caput do art. 10 da LINDB, de fato aplicam-se as leis do país em que domiciliado o falecido ou desaparecido quando à sucessão:


    "Art.  10.  A sucessão por morte ou por ausência obedece à lei do país em que domiciliado o defunto ou o desaparecido, qualquer que seja a natureza e a situação dos bens".


    Portanto, a afirmativa está correta.


    B) A disposição do art. 13 da LINDB é no sentido de que em relação à prova dos fatos ocorridos em outros países aplicam-se as leis daquele país, quanto aos ônus e aos meios de prova. Por outro lado, os tribunais brasileiros não admitirão provas desconhecidas pela nossa legislação:


    "Art.  13.  A prova dos fatos ocorridos em país estrangeiro rege-se pela lei que nele vigorar, quanto ao ônus e aos meios de produzir-se, não admitindo os tribunais brasileiros provas que a lei brasileira desconheça".


    Assim sendo, verifica-se que a assertiva está incorreta quando afirma que em relação aos ônus da prova dos fatos ocorridos no estrangeiro aplicam-se as leis brasileiras.


    C) O §3º do art. 11 da LINDB prevê que "os Governos estrangeiros podem adquirir a propriedade dos prédios necessários à sede dos representantes diplomáticos ou dos agentes consulares".  Assim, a assertiva está incorreta.


    D) De acordo com o art. 4º da LINDB, "quando a lei for omissa, o juiz decidirá o caso de acordo com a analogia, os costumes e os princípios gerais de direito". Portanto, a assertiva está incorreta ao incluir a equidade como forma de suprimento das omissões legislativas.


    B) Tal como previsão do caput do art. 7º, no que concerne ao começo e fim da personalidade, nome, capacidade e direitos de família, aplicam-se as leis do país em que domiciliada a pessoa:


    "Art. 7º  A lei do país em que domiciliada a pessoa determina as regras sobre o começo e o fim da personalidade, o nome, a capacidade e os direitos de família.


    Conforme se vê a LINDB não fala em "lei da nacionalidade", até porque as questões relacionadas à nacionalidade são definidas de forma diversa em cada país e uma pessoa.


    Loro, a afirmativa está incorreta.


    Gabarito do professor: alternativa "A".
  • Gabarito A, em razão de reprodução literal do art. 10 da LINDB.