SóProvas


ID
3502885
Banca
PUC-PR
Órgão
Prefeitura de Campo Grande - MS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Sobre os conceitos DDL em banco de dados, é CORRETO afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Usada para a definição das estruturas de dados, fornecendo as instruções que permitem a criação, modificação e remoção das tabelas, assim como criação de índices e por ser um conjunto de comandos dentro do SQL.

  • Gabarito letra C. Tem que decorar:

    DDL - linguagem de definição de dados => create, alter e drop;

    DML - linguagem de manipulação de dados => select, delete, insert, update.

  • Assunto: Banco de Dados - Linguagem SQL

    • DDL – Data Definition Language – A linguagem de definição de dados contém comandos que criam, modificam e excluem objetos de banco de dados. São exemplos de comando: CREATE, ALTER, DROP e TRUNCATE.

    • DML – Data Manipulation Language – A linguagem de manipulação de dados fornece instruções para trabalhar como os dados armazenados como SELECT, INSERT, UPDATE e DELETE.

    • DQL – Data Query Language – A linguagem de consulta de dados é um subconjunto da DML que possui apenas a instrução de SELECT.

    • DTL – Data Trasaction Language – Linguagem de transação de dados inclui comandos de COMMIT, ROLLBACK e SAVEPOINT

    • DCL – Data Control Language – A linguagem de controle de dados contém os comandos relacionados com as permissões de controle de acesso. Garante os privilégios aos usuários para acessar os objetos do banco. Os mais conhecidos comandos são o GRANT e o REVOKE. 

    Fonte: Apostila Estratégia - Prof. Thiago Rodrigues Cavalcanti

    ____________________________________________________________________________________________________________

    A - definem a estrutura e organização dos dados armazenados e das relações que existem entre eles, são exemplos de DDL: SELECT, DROP e ALTER. select é DML!

    B -permitem ao usuário ou programa de aplicação operações de CRUD (CREATE, READ, UPDATE, DELETE). UPDATE E DELETE É DML!

    C -definem a estrutura e organização dos dados armazenados e das relações que existem entre eles, são exemplos de DDL: CREATE, DROP e ALTER. CERTA

    D-permitem ao usuário ou programa de aplicação a operações de SELECT para buscar informações da base de dados. select é DML!

    E- definem a estrutura e organização para proteção de dados e de manipulações não autorizadas. É o DCL.