SóProvas


ID
3502954
Banca
PUC-PR
Órgão
Prefeitura de Campo Grande - MS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Faça a correlação a seguir para as principais correntes doutrinárias da contabilidade.


1) Patrimonialista

2) Reditualista

3) Aziendalista

4) Controlista

5) Personalista

6) Contistas


( ) Admite que o objetivo era estudar a matéria sob o ângulo do controle da riqueza e o que de forma correlata com este se relacionasse.

( ) Defende o estudo dos aspectos de direitos e das obrigações que envolve os donos da riqueza e tudo o que com esta se relacionasse.

( ) Admite que a instituição, a empresa, é o objeto de estudo e que a Contabilidade nada mais faz que inserir-se em um complexo de matérias que se aplicam ao campo celular social.

( ) Observa a predominância do lucro como objetivo.

( ) Imagina que a Contabilidade deve dedicar-se ao estudo das contas.

( ) Reconhece que o objeto de estudos da Contabilidade é o patrimônio, enquanto riqueza gerida para cumprir o fim aziendal.


Assinale a opção com a sequência CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • GAB. D

  • (Controlista- 4) Admite que o objetivo era estudar a matéria sob o ângulo do controle da riqueza e o que de forma correlata com este se relacionasse.

    ( Personalista- 5) Defende o estudo dos aspectos de direitos e das obrigações que envolve os donos da riqueza e tudo o que com esta se relacionasse.

    ( Aziendalista- 3) Admite que a instituição, a empresa, é o objeto de estudo e que a Contabilidade nada mais faz que inserir-se em um complexo de matérias que se aplicam ao campo celular social.

    ( Reditualista- 2) Observa a predominância do lucro como objetivo.

    (Contistas- 6) Imagina que a Contabilidade deve dedicar-se ao estudo das contas.

    (Patrimonialista- 1) Reconhece que o objeto de estudos da Contabilidade é o patrimônio, enquanto riqueza gerida para cumprir o fim aziendal.

    Gabarito D

  • GAB: LETRA D

    Complementando!

    Fonte: Júlio Cardozo - Estratégia

    Vamos analisar as alternativas: 

    ( ) Admite que o objetivo era estudar a matéria sob o ângulo do controle da riqueza e o que de forma correlata com este se relacionasse. 

    --> Controle da riqueza está relacionada com a Escola Controlista (4). 

    ( ) Defende o estudo dos aspectos de direitos e das obrigações que envolve os donos da riqueza e tudo o que com esta se relacionasse.  

    --> Esse é um aspecto da Escola Personalista (5). As contas seriam, na verdade, pessoas que possuem direitos ou obrigações com a entidade.  

     ( ) Admite que a instituição, a empresa, é o objeto de estudo e que a Contabilidade nada mais faz que inserir-se em um complexo de matérias que se aplicam ao campo celular social.  

    --> Aqui estamos falando do Aziendalismo (3), visto que não é apenas a Contabilidade que possui a azienda como campo de aplicação.  

    ( ) Observa a predominância do lucro como objetivo.  

    --> Se o “rédito” é o objetivo, estamos falando do Reditualismo (2). Essa escola se debruçava sobre a dinâmica da riqueza patrimonial, mas deixava de lado a estrutura dos elementos patrimoniais.  

     ( ) Imagina que a Contabilidade deve dedicar-se ao estudo das contas.  

    --> Opa, contas lembramos de Contismo, certo? A preocupação central dessa escola é com o processo de escrituração, com isso, o objeto da Contabilidade seria, na verdade, o mecanismo de contas.  

    ( ) Reconhece que o objeto de estudos da Contabilidade é o patrimônio, enquanto riqueza gerida para cumprir o fim aziendal.   

    --> A escola doutrinária que trata do Patrimônio como objeto de estudo da Contabilidade é o Patrimonialismo, que possui como principal nome, Vincenzo Masi. 

    =====

    INDO MAIS FUNDO!

    Ao longo do desenvolvimento da Contabilidade, diversas correntes doutrinárias foram surgindo e, de vez em quando, aparecem em provas. Trouxemos um pequeno resumo para vocês: 

     Contismo: a preocupação central dessa escola é com o processo de escrituração, com isso, o objeto da Contabilidade seria, na verdade, o mecanismo de contas. Perdeu força porque a escrituração não é causa, mas sim “efeito” dos fenômenos patrimoniais.  

     

     Controlismoo objetivo da Contabilidade seria o controle aziendal  que possui como modalidades o controle prévio, controle concomitante, controle subsequente; 

     

     Reditualismo: movimento surgido na Alemanha e apresenta como objeto da Contabilidade o rédito, isto é, o lucro ou prejuízo do exercício ; 

     

     Aziendalismo: conjunto de ciências que tratam da azienda como objeto da Contabilidade; para os aziendalistas, havia uma preocupação com o estudo de outras ciências, além da contábil, que tinham a azienda com campo de aplicação, como por exemplo, a Administração.  

  • pra ser bem sincero eu só acertei porque sabia sobre a Teoria Patrimonialista e Personalista

  • Dica para matar essa questão difícil sem precisar decorar. Lembre-se do sigificado de rédito. A única que tem a dois é a opção D.

  • Gabarito: D

    (4) Controlista: Admite que o objetivo era estudar a matéria sob o ângulo do controle da riqueza e o que de forma correlata com este se relacionasse.

    (5) Personalista: Defende o estudo dos aspectos de direitos e das obrigações que envolve os donos da riqueza e tudo o que com esta se relacionasse.

    (3) Aziendalista: Admite que a instituição, a empresa, é o objeto de estudo e que a Contabilidade nada mais faz que inserir-se em um complexo de matérias que se aplicam ao campo celular social.

    (2) Reditualista: Observa a predominância do lucro como objetivo.

    (6) Contistas: Imagina que a Contabilidade deve dedicar-se ao estudo das contas.

    (1) Patrimonialista: Reconhece que o objeto de estudos da Contabilidade é o patrimônio, enquanto riqueza gerida para cumprir o fim aziendal.

    Bons estudos!

    ==============

    Materiais Gratuitos: portalp7.com/materiais

    Mapas Mentais: portalp7.com/mapas

    Organize-se: portalp7.com/planilha

    Bizu: portalp7.com/bizu