SóProvas


ID
3503515
Banca
GUALIMP
Órgão
Prefeitura de Baixo Guandu - ES
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta o método de avaliação do estoque pelo qual se propõe valorizar os estoques ao custo mais recente de entrada.

Alternativas
Comentários
  • Primeiramente vamos fazer algumas distinções:

    Tipos (ou critérios) de classificação de materiais

    Por demanda;

    Por aplicação na organização;

    Por periculosidade;

    Por perecibilidade;

    Por importância operacional – a classificação XYZ;

    Por valor de demanda – a classificação ABC.

    Métodos de avaliação de estoques

    Custo médio;

    PEPS ou FIFO;

    UEPS ou LIFO.

    Obs.: Há quem insira a classificação ABC aqui também.

    Controle de estoque

    Duas gavetas;

    Máximo e Mínimo;

    Reposição permanente;

    MRP.

    Feitas as distinções acima, vamos ao gabarito:

    O Método de AVALIAÇÃO DE ESTOQUES PEPS (primeiro a entrar, primeiro a sair) - Nesse método, dá-se primeiro saída nas mercadorias mais antigas( primeiras que entraram), ficando nos estoques as mais recentes.

    Num regime inflacionário (tendência crescente de preços ao longo do tempo), os valores do Estoque Final e do CMV ( Custo das Mercadorias Vendidas) são, respectivamente, maiores e menores, pois, na venda, sairão primeiro as mercadorias mais ―baratas‖, ficando nos estoques as mais ―caras‖. Consequentemente, o LUCRO é o maior possível e o CMV, o menor possível. Caso haja deflação (preços decrescentes no decorrer do tempo), sairão primeiro as mais caras (maior CVM), ficando nos estoques as mais baratas (menor Estoque Final). Consequentemente, o LUCRO será o menor possível, tendo em vista que o CMV será o maior possível.

    No caso de estabilidade econômica de preços, os valores do Estoque Final, do CMV e do LUCRO serão os mesmos que aqueles encontrados em qualquer outro método.

    Portanto, o gabarito realmente é a alternativa "B".

  • Gab. B

    Primeiro a entrar, Primeiro a sair (First in, First out). A avaliação por este método é feita pela ordem cronológica das entradas. Sai o material que primeiro integrou o estoque, sendo substituído pela mesma ordem cronológica em que foi recebido, devendo seu custo real ser aplicado.

    -----------

    Fonte: DIAS, Administração de Materiais

  • Gabarito: Letra B

    PEPS ou FIFO

    No método PEPS (o primeiro a entrar é o primeiro a sair) ou FIFO (first in, firstout), adota-se como valor de saída de um item de material os preços dos itens que deram entrada em data mais remota (ou, em outras palavras, o preço dos exemplares mais “antigos”).

    UEPS ou LIFO

    No método UEPS (o último a entrar é o primeiro a sair) ou LIFO (last in, firstout), adota-se como valor de saída de um item de material os preços dos itens que deram entrada em data mais recente

  • PEPS / FIFO

    • Primeiro que entra é o primeiro que sai ou first in, first out
    • O custo a ser considerado na hora que o material sai do almoxarifado será o custo mais antigo no estoque, para o mesmo produto. 
    • Portanto, aumenta seu lucro líquido (valoriza os estoques) e o custo da mercadoria fica menor que no UEPS.

    UEPS / LIFO

    • Último que entra é o Primeiro que sai ou last in, first out
    • O material retirado será sempre avaliado pelo custo do mais recentemente adicionado ao estoque. 
    • Portanto, reduz seu lucro líquido (desvaloriza os estoques) e o custo da mercadoria será maior que no PEPS.

    Gabarito B

  • A questão em análise exige o conhecimentos sobre os métodos de avaliação de estoques. Neste caso, devemos assinalar a alternativa que contém o método de avaliação do estoque pelo qual se propõe valorizar os estoques ao custo mais recente de entrada.

    Dentre os métodos de avaliar os estoques, temos dois que são bastante conhecidos. São os seguintes, segundo Dias (2018):

    • Custo médio: é a avaliação que tem por base o preço de todas as retiradas, ao preço do suprimento total do item em estoque. Segundo Dias (2018), esse método age como um estabilizador, visto que equilibra as flutuações de preços, e, a longo prazo reflete os custos reais das compras de material.

    • Primeiro a Entrar, Primeiro a Sair (PEPS): neste método a avaliação segue a ordem cronológica das entradas no estoque. O primeiro material a entrar, deve, também, ser o primeiro a sair, sendo substituto pela mesma ordem cronológica em que foi recebido, tendo seu custo real aplicado.

    • Último a Entrar, Primeiro a Sair (UEPS): por outro lado, esse método considera que os primeiros itens a sair devem ser aqueles que deram entrada por último no estoque. Por isso, o saldo será avaliado de acordo com o preço das últimas entradas. Vale dizer que esse é o método mais indicado para períodos inflacionários, visto que uniformiza os preços dos produtos estocados.

    • Custo de reposição: a avaliação pelo custo de reposição tem por base a elevação dos custos a curto prazo em relação à inflação (DIAS, 2018, p.154).

    • Estudo comparativo: seja qual for o método utilizado (PEPS, UEPS ou qualquer outro), seu emprego está condicionado ao tipo da empresa, porque a avaliação do estoque final influi diretamente no custo dos bens vendidos ou das matérias-primas utilizadas na produção.

    Dito isso, concluímos que as disposições contidas no enunciado remete ao modelo PEPS.

    GABARITO: B

    Fonte:

    DIAS, M. A. P. Administração de Recursos Materiais: princípios, conceitos e gestão. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2018

  • Pelo método PEPS, assim como os colegas já mencionaram, o primeiro item a entrar (mais antigo) é o primeiro a sair. Ou seja, aquele que sai primeiro, sai ao custo do mais antigo (primeiro que entrou).

    Já pelo UEPS, o último a entrar (mais recente), é o primeiro a sair. Ou seja, aquele que sair primeiro, sai ao custo mais recente (do último item que entrou).

    Essa parte do enunciado propõe valorizar os estoques ao custo mais recente de entrada, me gerou certa confusão, interpretei como correto o método UEPS.

    Sou nova nessa área, se alguém puder me ajudar!