SóProvas


ID
3504316
Banca
SELECON
Órgão
Prefeitura de Boa Vista - RR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

A capacidade de direcionar o comportamento das pessoas por meio do processo de comunicação para a realização de um ou mais objetivos organizacionais é chamado de:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B

    Conceitos de liderança:

    ▪ “Processo de influenciar as atividades de um grupo organizado na direção de um objetivo”. - (ROUCH & BEHLING, 1984).

    ▪ “É a habilidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente visando a atingir aos objetivos identificados como sendo para bem comum” - (O monge e o executivo. James C. Hunter).

    ▪ “É o processo de exercer influência sobre um indivíduo ou um grupo, nos esforços para realização de um objetivo, em determinada situação”. - (HERSEY e BLANCHARD).

    ▪ “É um fenômeno tipicamente social que ocorre em grupos sociais e nas organizações. A liderança é exercida como uma influência interpessoal em uma dada situação e dirigida através do processo de comunicação humana para a consecução de um ou mais objetivos específicos.” - (CHIAVENATO, 2006).

    ▪ “É a capacidade de influenciar um grupo em direção ao alcance de objetivos” - (ROBBINS, 2005).

    ▪ “Liderança é a realização de metas por meio da direção de colaboradores”. - (MAXIMIANO, 2007).

    FONTE: COLEGAS DO QC

  • "Liderança, entender que para alcançar objetivos é preciso de pessoas motivadas, e isso é impossível sem fornecer as ferramentas necessárias para eles fazerem acontecer."

  • Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, precisamos ter conhecimentos sobre alguns conceitos relativos à gestão das pessoas nas organizações. Vejamos qual o termo recebe o conceito apresentado no enunciado.

    A - incorreta. Segundo Chiavenato (2014, p.126): "o poder significa o potencial de influência de uma pessoa sobre outras; é a capacidade de exercer influência, embora não signifique que ela seja realmente exercida. O poder é um potencial influencial que pode ou não ser realizado. A autoridade (o conceito mais restrito desses todos) é o poder legítimo, isto é, o poder que tem uma pessoa em virtude do seu papel ou posição em uma estrutura organizacional. É, portanto, o poder legal e socialmente aceito." 

    B - correta. A definição de liderança assume diferentes conceituações, segundo o autor. Algumas definições serão elencadas a seguir.

    • É um processo de dirigir o comportamento das pessoas em direção ao alcance de alguns objetivos. Dirigir, nesse contexto, assume o significado de levar as pessoas a agir de certa maneira ou seguir um curso particular de ação (CERTO, p348).

    • Uma tentativa, no âmbito da esfera interpessoal, dirigida por um processo de comunicação, para a consecução de alguma(s) meta(s) (FLEISHMAN, 1973, p.3).

    • Uma influência interpessoal exercida numa dada situação e dirigida por meio do processo de comunicação humana para a consecução de um ou mais objetivos específicos. Os elementos que caracterizam a liderança são, portanto, quatro: a influência, a situação, o processo de comunicação e os objetivos a alcançar (CHIAVENATO, 2020, p.235).

    • A habilidade de influenciar pessoas para o alcance de objetivos. Essa definição enfatiza que o líder está envolvido com outras pessoas para alcançar objetivos. A liderança é recíproca, ocorre entre pessoas e com foco em pessoas, não em atividades como folhear papeis ou resolver problemas. Liderança envolve o uso do poder (DAFT, p.478).

    C - incorreta. Disciplina: depende de obediência, aplicação, energia, comportamento e respeito aos acordos estabelecidos.

    D - incorreta. A hierarquia define a graduação das responsabilidades conforme os graus de autoridade. Em toda organização há uma escala hierárquica de autoridade, princípio escalar ou cadeia escalar (CHIAVENATO, 2014, p.90).

    Após verificarmos as alternativas, concluímos que a letra "B" é a correta.

    GABARITO: B

    Fontes:

    CERTO, S. C. Modern Manegement: diversity: quality. ethics, and the global evironment. Boston: Allyn & Bacon, 1994.

    CHIAVENATO, I. Administração nos novos tempos: os novos horizontes em administração. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2020.

    CHIAVENATO, I. Introdução à Teoria Geral da Administração. 9°ed. São Paulo: Manole, 2014

    DAFT, R. L. Management. Forth Worth: The Dryden Press, 1994.

    FLEISHMAN, E. A. Twenty years of communication and structure. In: FLEISMAN, E. A.; HUNT, J. G. (orgs). Current develompements in the study of leadership. Carbondable: Southern Illinois Universitu, 1973.