SóProvas


ID
3504322
Banca
SELECON
Órgão
Prefeitura de Boa Vista - RR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A estratégia de administração de conflitos em que as pressões de tempo são mínimas e as partes envolvidas desejam uma solução ganha-ganha é a estratégia chamada de:

Alternativas
Comentários
  • Pessoal que utiliza o gerador de simulados do QC, me ajudem a solicitar a melhora nesse sistema de simulado, não permitem a 'impressão' (ou salvar como PDF) mais de 20 questões, algo totalmente sem sentido.. dentre outros problemas com os simulados.

  • GABARITO C

    Estilos de Gestão de Conflitos.

    Colaboração – Necessita tanto de cooperação quanto de assertividade para funcionar. O objetivo é que todas as partes saiam ganhando, e é baseado na negociação e no comprometimento das partes. Portanto, pode funcionar quando as duas partes são fortes, quando os objetivos de ambas as partes podem ser atingidos ao mesmo tempo ou quando todos percebem que algo está errado e é necessária a participação de todos na solução do problema.

    Evitação – É a fuga do conflito! A pessoa, portanto, nem é assertiva nem colaborativa. Esse estilo é muito comum quando o assunto é pouco importante, quando não há possibilidade de ganhar ou quando o custo da derrota é muito alto. Dessa forma, as pessoas fingem que o conflito nem existe e escondem seus sentimentos! (Quando evitamos discutir religião com pessoas de outro credo, por exemplo, estamos no estilo de evitação!).

    Acomodação – Reflete um alto grau de cooperação, sem assertividade. É a busca pela harmonia! Nesse estilo buscamos somente satisfazer o outro, sem buscar nossos interesses! É comum quando o tema a ser discutido é muito mais importante para a outra parte e queremos gerar um “crédito” de boa vontade para o futuro. Quando uma esposa deixa seu marido assistir ao jogo de futebol na televisão da sala, está buscando esse estilo de lidar com um possível conflito, por exemplo.

    Competição – Nesse estilo somos assertivos, ou seja, queremos a todo custo satisfazer nossos interesses, pouco importando os do outro. Ocorre quando queremos impor nossa posição! Portanto, pode ser recomendável quando uma decisão é urgente, ou quando o

    tema é impopular e é necessária uma decisão. É um conflito ganha-perde, ou seja, alguém sairá vencedor e o outro sairá derrotado!

    Compromisso – Nesse estilo, cada pessoa ou grupo cede um pouco para que uma solução intermediária ou “aceitável” aconteça. Dessa forma, cada parte cede e ganha algo de “valor”. Entretanto, como cada parte “perde” algo, pode-se semear outro conflito

    futuro (ou seja, o conflito seria somente “empurrado com a barriga”). O importante nesse caso é um “jogo de cintura” e uma busca por uma situação aceitável para as duas partes.

  • 3. Estilo de compromisso: reflete uma moderada porção de ambas as características de assertividade e de cooperação. É apropriado quando os objetivos de ambos os lados são igualmente importantes, quando os componentes têm igual poder e ambos os lados querem reduzir as diferenças ou quando as pessoas precisam chegar a alguma solução temporária sem pressão de tempo. O negócio é ter jogo de cintura.

    (Chiavenato - Administração geral e pública)

    Respondi com base nessa descrição e me lasquei... difícil!!

    Estilo compromisso é ou não do tipo ganha-ganha??? Pra mim q é...

  • A questão cobrou conhecimento sobre os estilos de gestão de conflitos de Kenneth Thomas.

    Para o autor, os conflitos podem ser encarados de 5 formas em relação a duas dimensões: colaboração e assertividade:

    Competição: Decisivo, impopular, quer ganhar. Evitação (elisão): Não assertivo, quer manter o status quo; (- assertivo e - colaborativo) Compromisso: Meio termo. Acomodação: Coopera com a harmonia entre as partes, mas ignora o conflito. Colaboração: Negocia, resolve e ganhar. (+ assertivo e + colaborativo)

    Em qual desses estilos as pressões de tempo são mínimas e as partes envolvidas desejam uma solução ganha-ganha?

    A) INCORRETA. A evitação ou fuga evita as emoções e finge que o conflito não existe.

    B) INCORRETA. A competição aceita o conflito mas impõe a vontade de apenas uma das partes em detrimento da outra.

    C) CORRETA. A colaboração, de acordo com Chiavenato (2014) é o estilo mais eficaz entre os 5. " É uma forma de ganhar/ganhar, em que os assuntos são discutidos e resolvidos para benefício mútuo. É alcançada pela confrontação dos assuntos e da vontade dos envolvidos em reconhecer o que está errado e que merece atenção."

    D) INCORRETA. A compromissiva faz o meio de campo e negocia as perdas e os ganhos de ambas as partes.

    Fonte: CHIAVENATO, Idalberto. "Gestão de Pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações ". 4ª ed. Manole. 2014. (PÁG 394 E 395)

    GABARITO: LETRA C.

  • Estilos de Gerir

    COMPETITIVO: ganha-perde

    EVITAÇÃO: ninguém perde nem ganha

    COMPROMISSO: meio- termo

    ACOMODAÇÃO: perde-ganha

    COLABORAÇÃO: ganha-ganha