-
GABARITO: LETRA B
Os rituais são as cerimônias especiais, de homenagem ou premiação, festas e reuniões anuais, assim como os rituais diários (hora do cafezinho, reuniões de departamentos).
FONTE: Administração Geral e Pública - Giovanna Carranzza (2018).
-
GABARITO: LETRA B
Rituais e Cerimônias: São sequências repetitivas de atividades que expressam e reforçam os valores principais da organização. Cerimônias e eventos são rituais, de caráter positivo ou negativo, que reforçam as normas e enfatizam o que é importante para a organização. As cerimônias de fim de ano e as comemorações do aniversário da organização são rituais que reúnem e aproximam a totalidade dos funcionários para motivar e reforçar aspectos da cultura da organização, bem como reduzir os conflitos.
PROFº PETRONIO CASTRO - LOJA DO CONCURSEIRO.
-
Rituais, Ritos e Cerimônias: são atividades repetidas (planejadas) que expressam e reforçam os valores-chaves da organização. Ex: reuniões, festas, treinamentos, confraternização de natal etc.
-
Gab.: Alternativa B
Artefatos Comportamentais
Ritos, Rituais e Cerimônias – Referem-se às atividades repetidas que expressam e reforçam os valores-chave da organização. Os programas de treinamento e integração de novos funcionários são exemplos de atividades que desempenham esse papel.
-
Ritos são expressões culturais que reforçam os valores das organizações. Os ritos são de: passagem (ex. admissão de funcionário), renovação/reprodução (ex.treinamentos), integração (ex. festas de aniversário), confirmação (reconhecimento ou reforço - ex. reconhecer/enaltecer funcionários que bateram meta), redução de conflitos (ex. negociação coletiva) e degradação (demissões).
-
existem seis tipos básicos de ritos:
Os Ritos de Passagem*** facilitam a transição de indivíduos para novos papéis e status; são utilizados em processos de admissão, mudança de funções, promoção na carreira profissional.
Os Ritos de Degradação*** dissolvem identidades sociais e seu poder; são utilizados em casos de demissões, para denunciar falhas, violação de normas, afastamento de altos dirigentes.
Os Ritos de Confirmação ou de Reforço fortalecem identidades sociais e seu poder; são utilizados para reconhecer publicamente "feitos heroicos", conquistas profissionais, superação de metas.
Os Ritos de Reprodução ou de Renovação renovam estruturas sociais e melhoram o seu funcionamento; cita-se a adoção de novas formas gerências, programas de treinamento organizacional.
Os Ritos para Redução de Conflitos reduzem conflitos e agressões e restabelecem o equilíbrio das relações.
Os Ritos de Integração*** encorajam e revivem sentimentos comuns que agregam os indivíduos e os mantêm em um sistema social. Esses ritos recebem denominações específicas e que variam de organização para organização; são exemplos as festas de aniversário da organização, datas festivas (Natal, Páscoa, Dia das Mães, entre outras), os encontros das "sextas-feiras", as reuniões para comemoração de aniversários.
-
Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, precisamos ter conhecimentos sobre os elementos que compõem a cultura organizacional. Sendo que no caso desta questão, deve ser marcada a alternativa que possui o elemento que se refere às atividades repetidas em programas de treinamentos, cerimônias comemorativas e festas de final de ano, que expressam e reforçam os valores-chave da organização.
A - incorreta. Os mitos são figuras imaginárias, normalmente, originadas da interpretação de fatos, sendo usados para o reforço de crenças organizacionais, com o objetivo de manter certos valores.
B - correta. Os rituais e as cerimônias são sequências repetidas de atividades responsáveis por expressar e reforçar os valores organizacionais. Sua prática tem o intuito de perpetuar os valores organizacionais, tornando a cultura mais coesa.
Entre os tipos de ritos, temos os seguintes (DURAN, 2016, p. 377):
- ritos de passagens;
- ritos de iniciação;
- ritos de degradação;
- ritos de reforço;
- ritos de renovação;
- ritos de redução de conflitos;
- ritos de integração;
- ritos de engrandecimento
C - incorreta. Os slogans representam, de forma resumida, o que determinada cultura organizacional, reproduzindo, normalmente, um valor dominante em uma organização.
D - incorreta. Símbolos podem ser materiais ou não. Os símbolos materiais, segundo Chiavenato (2014, p.162), incluem a arquitetura do edifício, salas e mesas, o tamanho e o arranjo físico dos escritórios constituem símbolos materiais que definem o grau de igualdade ou diferenciação entre as pessoas e o tipo de comportamento desejado pela organização.
Tendo visto as opções apresentadas, podemos concluir que a alternativa "B" é a correta.
GABARITO: B
Fontes:
CHIAVENATO, I. Gestão de Pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações. 4. ed. Barueri, SP: Manole, 2014.
DURAN, C. Gestão de Pessoas. Salvador: Juspodivm, 2016.