SóProvas


ID
3504346
Banca
SELECON
Órgão
Prefeitura de Boa Vista - RR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

A técnica que permite determinar as necessidades de compras de materiais que serão utilizadas na fabricação de um produto a partir de uma lista de materiais (bill of material), obtida a partir de sua estrutura analítica denominada explosão do produto, denomina-se:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA A

    O materials requirement planning (MRP) ou planejamento das necessidades de materiais é uma técnica que permite determinar as necessidades de compras dos materiais que serão utilizadas na fabricação de certo produto.

    PASSEI DIRETO.

  • O MRP, mais precisamente definido, é um sistema que estabelece uma série de procedimentos e regras de decisão, de modo a atender às necessidades de produção numa sequência de tempo logicamente determinada para cada item componente do produto final.

    Elementos do MRP: O processo inicia-se a partir da informação de "quanto" e "quando" o cliente deseja consumir. O MRP, então "explode" essas informações para cada item do produto final.

    Fonte: Administração de Materiais, Marco Aurélio P. Dias, 6ªedição, página 120.

    (Bila Bilu - QC)

  • Gab. A

    A fundamentação da questão é praticamente uma cópia do Petrônio:

    "O materials requirement planning (MRP) ou planejamento das necessidades de materiais é uma técnica que permite determinar as necessidades de compras dos materiais que serão utilizados na fabricação de certo produto. Com base na lista de materiais (bill of material), obtida por meio da estrutura analítica do produto, também conhecida por árvore do produto ou explosão do produto, e em função de uma demanda data, o computador calcula as necessidades de materiais que serão utilizados e verifica se há estoques disponíveis para atendimento."

    Fonte: PETRÔNIO, Administracao de Recuros Materiais e Recursos Patrimoniais (pág. 132).

  • MRP (Materials requirement planning): é um sistema computacional que parte das previsões da vendas para estabelecer o planejamento de produção, as demandas para cada material, o nível de estoque, compras, custos e controle de produção.

    Objetivo: manter baixos os estoques de cada um dos materiais utilizados, ao mesmo tempo em que mantém a produção funcionando sem interrupção.

    Gabarito: Letra A

  • Aprovisionamento (ocasionalmente também referido pelo termo em , procurement) é um processo que abrange vários aspectos na relação entre  e , constituindo um conjunto de atos de administração e negociação do . Tal abastecimento envolve , componentes de produção sobressalentes, módulos, produtos acabados e semiacabados, transporte, linhas de montagem e .

    FONTE: https://pt.wikipedia.org/wiki/Aprovisionamento

    :^]

  • Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, precisamos ter conhecimentos sobre algums técnicas relacionadas à administração de materiais. Neste caso, devemos marcar a alternativa que contém a técnica descrita no enunciado.

    A - correta. O sistema Material Requirement Planning (MRP) é um sistema que atua na definição das quantidades necessárias e no tempo exato para o uso dos materiais na fabricação dos produtos finais. Surge na década de 1960 (não na década de 90, como apontou a alternativa) após os estudos de Joseph Orlicky sobre o Sistema Toyota de Produção, ou como é conhecido Just In Time.

    Martins e Alt (2009, p.118,119), fala o seguinte sobre o MRP:

    • "O materials requirement planning (MRP) ou planejamento das necessidades de materiais é uma técnica que permite determinar as necessidades de compras dos materiais que serão utilizados na fabricação de certo produto. Com base na lista de materiais (bill of material), obtida por meio da estrutura analítica do produto, também conhecida por árvore do produto ou explosão do produto, e em função de uma demanda data, o computador calcula as necessidades de materiais que serão utilizados e verifica se há estoques disponíveis para atendimento. Se não há material em estoque na quantidade necessária, ele emite uma solicitação de compra - para os itens comprados - ou uma ordem de fabricação - para os itens fabricados internamente."

    B - incorreta. Segundo Dias (2018), a filosofia Just In Time (JIT) é uma filosofia de gestão de estoques que defende a minimização dos níveis de estoques, com o objetivo de reduzir os desperdícios gerados pela manutenção de altos níveis de estoque. Para reduzir tais níveis, buscando o estoque nulo do produto final, essa filosofia prima pela produção apenas o que for necessário, nas quantidades necessárias e quando necessárias.

    C - incorreta. Procurement pode ser compreendido como um conceito relacionado ao processo de aquisições/compras. Os setores de procurement geralmente são responsáveis por cuidar das ações estratégicas do processo de compras.

    D - incorreta. Kanban é uma ferramenta de controle de estoques. Ela consiste em indicar, por meio de um cartão, informações importantes em relação ao sistema de reposição de estoques, indicando: o que, quando, quantos, com qual qualidade.

    Após analisar as alternativas, concluímos que a alternativa "A" é a correta.

    GABARITO: A

    Fontes:

    DIAS, Marco Aurélio. P. Administração de Materiais: princípios, conceitos e gestão. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2018.

    MARTINS, Petrônio Garcia.; ALT, Paulo Renato Campos. Administração de Materiais e Recursos Patrimoniais. 3. ed. São Paulo: Saraiva, 2009.