SóProvas


ID
3504490
Banca
SELECON
Órgão
Prefeitura de Boa Vista - RR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A função administrativa do controle avalia o alcance dos objetivos organizacionais e fornece informações que servirão de base a novos processos de planejamento. Assim, o mecanismo de controle reativo que busca detectar e corrigir problemas no momento em que ocorrem é o controle:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B

    Momento do Controle:

    O foco do controle pode ser feito antes da atividade, durante e depois que ela ocorreu. Dessa forma, existem três tipos de controle (quanto ao tempo ou timing): preventivo, prévio ou exante, simultâneo e posterior ou ex post.

    Dessa maneira, o controle preventivo busca identificar e prevenir problemas antes de eles efetivamente ocorrerem. É, assim, um modo de controle proativo, pois busca evitar que os problemas aconteçam. O foco desse controle é avaliar se os recursos (humanos, materiais etc.) que são utilizados na organização estão em bom estado e prontos para serem utilizados pela empresa.

    O controle simultâneo é o monitoramento das atividades buscando garantir que estejam sendo executadas de acordo com o planejado. Diferentemente do controle preventivo, é uma forma de controle reativo. A supervisão do trabalho de uma pessoa é um exemplo desse tipo de controle. Com a evolução das tecnologias de informação, hoje é possível o controle em tempo real de diversas atividades.

    Já o controle posterior tem o objetivo de analisar o resultado de uma atividade após sua ocorrência. Portanto, o objetivo nesse momento é aprender com os desvios (sejam negativos ou positivos) para que a organização não tenha os mesmos problemas no futuro. Aqui, a preocupação não é mais corrigir o desempenho, pois o fato já ocorreu. Portanto, devemos, sim,identificar as causas dos problemas, ou, ainda, entender por que a empresa conseguiu um resultado excelente em alguma área.

    FONTE: Série Provas & Concursos - Administração Geral Para Concursos RENNÓ,RODRIGO.

  • Fugindo do tema da questão, mas a respeito de um assunto importante que é a reforma administrativa, uma breve análise técnica, sem levar para o lado político. Vejam alguns pontos importantes da PEC 32:

    1- Estabilidade somente para as carreiras de Estado, uma lei complementar definirá quais serão as carreiras de Estado.

    2- Carreiras com vínculo indeterminado: segundo a PEC 32 os servidores destas careiras não poderão perder o cargo por motivação político-partidária, mas poderá ser declarada a perda do cargo se este for considerado como desnecessário.

    3- Haverá um vínculo de experiência (treinee) por no lugar do estágio probatório, após o vínculo de experiência de no mínimo 1 ano ( p/ as carreiras de Estado o mínimo será de 2 anos). No final do vínculo de experiência, apenas os candidatos com os melhores desempenho serão empossados no cargo público, os demais serão dispensados.

    4- Está sendo proposta a inclusão do artigo 37-A no texto constitucional. Tal artigo abre margem às terceirizações de diversas atividades. As carreiras de Estado não poderão ser terceirizadas. Consequentemente haverá menos vagas de concursos.

    5- Extinção de órgãos por decerto. Segundo a PEC 32, instituições como IBAMA, FUNAI, ICM-BIO, FUNAI, IBGE, INPE e Agências Reguladoras poderão ser extintas por uma "canetada", conforme possíveis alterações no artigo 84 da CF.

    Leia a PEC-32 (proposta de reforma) e confirmem.

    Mandem mensagens aos parlamentares de seus Estados

    Participem da enquete no site da Câmara: forms.camara.leg.br/ex/enquetes/2262083/resultado

  • A função de controle é aquela que monitora e compara os resultados com aquilo que foi planejado e faz a correção dos possíveis desvios. A questão quer saber qual o tipo de controle em relação ao momento relacionando no enunciado: durante a execução do processo.

    Sobre o momento do controle, temos o seguinte:

    • Controle prévio: é o tipo de controle proativo que visa evitar que os problemas aconteçam. é realizado sobre as entradas e insumos. são exemplos de controle prévio: plano de ação e descrição de cargos. são outras denominações para esse mesmo tipo de controle são: preliminar, a priori, proativo, pré-ação, feedfoward ou preventivo.
    • Controle simultâneo: controle realizado na execução do evento, ou seja, é um controle sobre o processo. são exemplos de controles em tempo real ou concomitante: as inspeções e as observações.
    • Controle posterior: é o controle de feedback ou retroação que ocorre sobre os resultados após o evento. esse processo nesse momento visa a identificação e a correção de erros e falhas após o seu acontecimento. exemplos: avaliações e pesquisas.

    A- INCORRETO. Pois seria após a execução.

    B- CORRETO. Pois é o controle que ocorre no momento do processo.

    C- INCORRETO. Pois não se refere a um momento de controle.

    D- INCORRETO. Pois seria um controle realizado antes do processo, ou seja, sobre as entradas.

    Fonte: MOREIRA, E. A. L. Administração Geral e Pública para Concursos. 4. ed. Juspodivm. Salvador. 2019

    GABARITO: LETRA B

  • GABARITO: LETRA B

    CONTROLE SIMULTÂNEO - ocorre durante o procedimento. FOCO NO PROCESSO

    CONTROLE PREVENTIVO - ocorre antes da execução. FOCO NO INSUMO

    CONTROLE POSTERIOR - ocorre depois da realização da atividade. FOCO NO RESULTADO